Header Ads


VÍDEO: Abgail, Influenciando pela Sabedora | 22° Congresso de Mulheres - IEADPE

      Pr. João Marcos Fernandes prega a palavra do Senhor no Congresso de Mulheres.  —  Foto/Reprodução.
 
Abgail, Influenciando pela Sabedora | 22° Congresso de Mulheres - IEADPE
Publicado no Conexão Notícia  em 3.junho.2023. Atualizado em 15.setembro.2023.             

Grupo no WhatsApp "Ainda Tem Abgail aqui na terra!" Assista a mensagem na íntegra da Abertura do 22° Congresso de Mulheres da IEADPE - Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, ministrada pelo Pr. João Marcos Fernandes.
-
-
Quem foi Abigail na Bíblia?

Abigail foi uma personagem bíblica citada no Antigo Testamento. Ela era esposa de Nabal, um homem rico de Maom, no território da tribo de Judá, nas proximidades do Carmelo. Antes de falarmos sobre quem foi Abigail e conhecermos a sua história, precisamos considerar outra mulher que aparece com esse mesmo nome na narrativa bíblica.

Trata-se da filha de Naás ou de Jesé e mãe de Amasa (2 Samuel 17:25; 1 Crônicas 2:13-16). A sugestão de que ela era filha de Jesé é a mais aceita entre os estudiosos. Portanto, ela seria irmã de Davi. O nome Abigail significa provavelmente “meu pai é alegria”, do original ‘avigayil.

A história de Abigail

A Bíblia descreve a história de Abigail destacando-a como uma mulher formosa, digna e de bom senso. Seu marido, Nabal, era um homem duro e ignorante. Ele acabou tratando Davi de forma grosseira. Ele se recusou a dar presentes aos homens de Davi no tempo da tosquia das ovelhas.

Abigail percebeu que a atitude do marido era um insulto velado a Davi. Ela sabia que tal atitude colocava em risco toda sua casa, pois Davi ficou irritado e planejava se vingar. Então Abigail preparou uma generosa dádiva de suprimentos com pães, vinho, ovelhas, trigo, passas e figos, e entregou a Davi e seus homens.
-
-
De forma muito prudente, e com palavras de reconciliação, Abigail reverteu aquela situação. Ela controlou a ira de Davi e salvou a vida de Nabal. Na ocasião, Davi agradeceu a Deus por ter enviado Abigail ao seu encontro, pois com toda sua sabedoria ele acabou evitando que ele derramasse sangue desnecessariamente cometendo injustiça (1 Samuel 25:32-35).

Mais tarde, Abigail contou a Nabal o que havia ocorrido. Então aterrorizado, ele sofreu um ataque quando compreendeu que escapou da morte por pouco. Esse ataque o deixou paralisado como “uma pedra” (1 Samuel 25:37). Entretanto, passando-se quase dez dias, “o Senhor feriu a Nabal“, e ele veio a morrer.

Quando soube da morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus por tê-lo impedido de praticar o mal, e também por ter feito com que a maldade de Nabal caísse sobre sua própria cabeça (1 Samuel 25:39).

Abigail e Davi

Após saber da viúves de Abigail, Davi rapidamente enviou uma mensagem a Abigail pedindo que ela se tornasse sua mulher (1 Samuel 25:39). Abigail aceitou o pedido de Davi, e, acompanhada por suas cinco servas, ela foi ao encontro dele, tornando-se sua esposa.
-
-
Quando Davi foi forçado a fugir para Gate, a Bíblia registra que ele levou Abigail consigo (1 Samuel 27:3). Em Hebrom, Abigail teve um filho de Davi, Quileabe, seu segundo filho. Quileabe também é chamado de Daniel em 1 Crônicas 3:11.

Sem dúvida Abigail foi um exemplo de mulher pacificadora, prudente e sábia. Ela soube reconhecer os propósitos de Deus para a vida de Davi, e com sua atitude acertada foi usada pelo Senhor para evitar que a maldade fosse cometida.

Acompanhe a pregação da palavra de Deus pelo Pr. João Marcos Fernandes:


Texo de Daniel Conegero


Abgail, Influenciando pela Sabedora | 22° Congresso de Mulheres - IEADPE

      O chamado de Deus para nós tem relação direta com a salvação e a santificação.  —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no Conexão Notícia  em 3.junho.2023.             

Antes de apresentarmos o vídeo sob o tema "A Mulher Cristã Influenciando a Sua Geração," apresentamos uma maravilhosa reflexão da irmã Lídia Dantas Costa, esposa do Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil.
-
-
Chamadas para um propósito - “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28.

O Espírito Santo intercede por nós, amada irmã, e por mais sofrimentos, angústias e tribulações que passemos, tudo contribuirá para nosso bem, pois amamos a Deus.

O chamado de Deus para nós é a salvação e a santificação, não sendo por merecimento, mas por amor de Deus. Um amor tão grande que nos enviou Jesus Cristo para morrer por nossos pecados e nos oferecer salvação. Desse modo, o amor de Deus nos envolve de tal forma que gera em meu e no seu coração um amor recíproco que enche não só os nossos corações, mas enche as nossas almas, podemos então, perceber que será possível cumprir o primeiro de todos os mandamentos: 

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.” Marcos 12:30. 

De modo natural, sem sofrimento ou esforço. É esse amor que faz com que o chamado dEle em nossas vidas seja aceito e aceitemos todo o propósito dEle para nós. O chamado de Deus para nós tem como primazia a salvação e a santificação. Para cumprir o chamado, cada uma de nós temos em nossas vidas propósitos pessoais que se agregam aos do Senhor e que Ele com amor nos aperfeiçoa para cumprirmos a sua vontade.  
-
-
“Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.” Esse é um privilégio daqueles que são do Senhor: os salvos, os santos. Amada irmã, tudo o que diz respeito a você terá as providências divinas. E todas as providências de Deus são para o bem, mesmo que até alcançá-la passemos por tribulações; ao final conseguiremos o bem do Senhor, seja este terreno ou um bem espiritual e eterno; não porque somos merecedores, mas pela graça de nosso Deus. 

A providência do Senhor prioriza o bem espiritual do crente; por isso podemos descansar na certeza e confiança de que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”, pois tudo advém dEle, do poder e da graça de Deus. Sobre todos os fatos e acontecimentos estão o olhar e a autoridade de nosso Deus, Todo Poderoso.

Que avaliação resta a nós, seres humanos, que valorizamos riqueza, poder, influência, fama e autoridade, quando nos deparamos com algo microscópico? Sim, diante de nós um vírus que torna tudo isso em nada ante tantas perdas, dor e sofrimento. Em um momento como este as pessoas são igualadas. 

Não existem grandes ou pequenos; e tudo pode se acabar em um instante. Porém, minha querida, amamos a Deus e somos chamadas segundo o propósito dEle. Assim podemos crer que todas as coisas contribuem juntamente para o nosso bem, crendo que mesmo em meio a tristezas e aflições, o Senhor tem propósitos. 
-
-
Qual o seu chamado dentro do convite maior de Deus, que é a salvação e a santificação? O que move seu coração para ações em prol do Reino e Glória de Deus?  Falar de Jesus para pessoas não salvas? Pois, fale que “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” Jo 11:25.

É partilhar amor? Partilhemos: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 João 4:7,8.

Ou o seu coração queima ao pensar em criar e educar seus filhos para a glória de Deus? É isto que arde em seu coração? Então, “Venham, meus filhos, ouçam-me; eu ensinarei a vocês o temor do Senhor.” Salmos 34:11.

Quem sabe possa ser a ajudadora que o Senhor diz em Gênesis capítulo 2, versículo 18: “Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” Gênesis 2:18

É possível que seja cuidar dos que são do Senhor? Como Lídia que, “Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: “Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham em minha casa”. At 16:15.
-
-
É compartilhar a fé com os que estão ao seu alcance? “Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 1:3

Admito que o nosso chamado possa ser múltiplo. A mim não restam dúvidas que podemos ter ardendo em nossos corações chamas que nos fazem caminhar nas trilhas da vontade de Senhor. 

Em tudo isso eu terei e você também terá em si mesma, realização pessoal e espiritual. Porém, acima de tudo, amada irmã, você terá as bençãos de nosso Deus, pois está cumprindo o propósito para o qual Ele a tem chamado.

Assista ao vídeo:


Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪
-
-
Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

LEIA TAMBÉM:

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.