Header Ads


7 grandes nomes do cristianismo que tiveram depressão.

      Pintura de Charles Spurgeon.  —  Imagem: Wikimedia Commons/National Portrait Gallery.
 
7 grandes nomes do cristianismo que tiveram depressão
Publicado no Conexão Notícia  em 25.julho.2023. Atualizado em 11.fevereiro.2023. 

Canal no WhatsApp |  Ao revisitar a trajetória de Martinho Lutero, Madre Teresa, Martin Luther King Jr. e outras personalidades, Diana Gruver rompe o estigma em torno da doença.

No caminho em busca de superar a própria depressão, Diana Gruver deparou-se com uma descoberta surpreendente. Ela mergulhou na vida de sete cristãos notáveis que, apesar de enfrentarem os abismos da doença, conseguiram deixar um legado marcante na história da humanidade. 

Martinho Lutero, Hannah Allen, David Brainerd, William Cowper, Charles Spurgeon, Madre Teresa e Martin Luther King Jr tiveram suas trajetórias revisitadas pela autora no lançamento da Editora Mundo Cristão: Juntos na escuridão.

Ao mostrar que até heróis da fé enfrentaram profundos estados de prostração, Diana convida o leitor a encontrar neles companhia na luta contra a doença. 

Os relatos contribuem para romper a culpa e o estigma que cerca a depressão sobretudo na igreja, colocando por terra o estereótipo negativo de que o depressivo é um “mau cristão” e de que, se tivesse mais fé, não sofreria.
-
-
Você consegue imaginar a audácia de dizer a Charles Spurgeon que ele deveria ler mais a Bíblia? Ou que David Brainerd deveria orar mais? Ou que Madre Teresa deveria simplesmente escolher a alegria? (Juntos na escuridão, p. 127)

Além de promover uma visão mais compassiva e inclusiva da depressão, Juntos na escuridão destaca que a fé não exclui a ajuda especializada em casos de adoecimento mental. 

As histórias, informações e reflexões da autora são úteis para profissionais de assistência psicológica e aconselhamento, pastores e líderes e todo leitor interessado em literatura que trabalhe temas da espiritualidade cristã.

O livro pode ser adquirido na Amazon.


Sobre a autora

Diana Gruver é mestre em Formação Espiritual pelo Seminário Teológico Gordon-Conwell e diretora de comunicação do Instituto Vere, organização dedicada ao discipulado e à capacitação de líderes. Atualmente, vive na Pensilvânia, com o marido e a filha.

GUIAME
-
-
************************************************************
Mulher que não cria na Bíblia aceita Jesus após entrar em igreja: ‘Ele estava comigo’

      Brenda encontrou a salvação em Jesus.  —  Imagem/Reprodução/Eternity News.
 
Publicado no Conexão Notícia  em 12.julho.2023. Atualizado em 18.julho.2023.               

Depois de sentir o Espírito Santo, Brenda se batizou e enfrentou um câncer de mama consciente da presença do Senhor.

Brenda decidiu entregar sua vida a Jesus depois de acreditar na Bíblia. Ela contou como foi sua jornada até sua transformação de vida.

Ela cresceu em uma família com valores cristãos, mas na adolescência não quis mais se envolver em uma religião.

“Eu só queria sair, me divertir e praticar esportes”, disse ela à Eternity News.

Porém, há um ano, sua perspectiva mudou. Seus vizinhos James e Emma, são cristãos e vão à uma igreja batista local onde James faz parte do ministério de louvor. 

Acabei de completar 60 anos. Até um ano atrás, não dava muita atenção à minha vida espiritual. Eu estava ocupada, trabalhando em tempo integral como professora de escola primária e cuidando de minha mãe, que estava em uma casa de repouso com doença de Parkinson”, explicou ela.
-
-
Brenda contou que ouvia James ensaiar e foi atraída pelas músicas. Então, um dia, ela perguntou se poderia ir ao culto para ouvi-lo tocar.

Esse foi o começo de tudo. Entrei na igreja deles e me senti animada. Imediatamente o senso de comunidade, companheirismo e amor me atingiu. A música era tão poderosa. Eu nunca tinha ouvido nada parecido”, afirmou Brenda.

Segundo a Eternity News, ao observar a congregação cantar com paixão e os braços erguidos em oração, a mulher sabia que havia algo especial acontecendo e sentiu o desejo de conhecer o que era isso.

“Peguei a Bíblia e não consegui largá-la. Comecei a ir semana após semana. Eu tomava chá com Emma e James, e tirava todas as minhas dúvidas. Eles me falaram sobre um curso evangelístico ‘Alpha’, e eu participei dele”, contou ela.

Brenda precisava testificar a Bíblia 

No primeiro dia de estudo bíblico, Brenda sentiu que precisava ter evidências de que a Bíblia e seu conteúdo não eram uma história inventada, mas factuais. 

Depois de cinco semanas, ela declarou: “Jesus foi humano e histórico. A Bíblia foi confirmada dentro de si, ao longo do tempo e por diferentes autores. Eu absorvi tudo isso”.

E continuou: “Eu mesma peguei a Palavra de Deus e comecei a ler os Evangelhos. Eu não poderia desconsiderá-lo. Fiquei lendo até 2 horas da manhã. Tudo estava começando a fazer sentido para mim”.

Brenda afirmou que a verdade foi esclarecida, em julho de 2022, quando discutiram sobre o Espírito Santo. 

O líder encorajou todos nós a fechar os olhos e dizer: ‘Espírito Santo, vem’. Na hora não aconteceu nada”, disse ela.

“Mas fui para casa e não consegui dormir, então sentei na minha cama e continuei repetindo: ‘Espírito Santo, vem’. De repente, senti uma onda incrível se mover pelo meu corpo, do topo da minha cabeça até a ponta dos pés. Eu sabia que o Espírito Santo havia me encontrado”, acrescentou ela.
-
-
Brenda foi batizada em janeiro deste ano e tem aprendido muito sobre Jesus. Em março, ela fez uma viagem a Israel.

“Foi incrível estar na terra que Jesus viveu. Agora leio a Bíblia, e o texto ganha vida. Eu posso visualizar todos os lugares”, disse ela.

A presença de Deus

Duas semanas depois que voltou de Israel, enquanto fazia seus exames de rotina, descobriu um câncer em ambos os seios.

Ela precisou passar por uma mastectomia dupla (retirada de toda a mama) e uma cirurgia de reconstrução. Mas o fato de ter o poder da oração a seu favor como uma cristã a impressionou.

Eu tinha tantas pessoas orando por mim e me apoiando durante a jornada. Tive a sensação de que Deus estava ao meu lado. Ele não me deixaria. Ele me deu uma sensação de calma”, testemunhou ela.

Cinco semanas após a cirurgia, Brenda compartilhou que estava bem e já voltou para a igreja. Ela citou a passagem bíblica em Mateus 7:7-8:

Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate”.


“Agora reservo um tempo todos os dias para orar e aprender mais sobre a sabedoria de Deus. Sinto-me muito grata por ter encontrado Jesus”, concluiu ela.

GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO ETERNITY NEWS
-
-
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.