União Europeia recebe pedido para combater crimes de ódio contra cristãos.
União Europeia recebe pedido para combater crimes de ódio contra cristãos.
Canal no WhatsApp | Grupo de direitos religiosos solicita criação de cargo oficial para combater a cristofobia no continente, que atinge números elevados.
--
--ad5
O Observatório para a Liberdade Religiosa na Espanha (OLRC) pediu que a União Europeia crie um cargo oficial para combater crimes de ódio contra cristãos.
A proposta é que seja nomeado um Coordenador Especial com a mesma função dos cargos já existentes para enfrentar o antissemitismo e a islamofobia. O pedido foi enviado diretamente à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Casos de violência aumentam na Europa
Segundo o OLRC, os ataques contra cristãos têm se tornado cada vez mais frequentes no continente europeu. O grupo citou dados do relatório de 2024 do Observatório sobre Intolerância e Discriminação Contra Cristãos na Europa (OIDAC Europa), que registrou 2.444 casos de crimes de ódio em 35 países. Destes, 232 envolveram agressões pessoais, como ameaças, assédio e violência física.
Leia também:
--
-ad3
Ataques recentes na França e na Alemanha
A entidade destacou ocorrências recentes que refletem a gravidade da situação. Entre elas, a invasão de um homem gritando “Allahu Akbar” em uma basílica em Paris, o incêndio criminoso em uma igreja na Baviera e o ataque a um sacristão na cidade de Rodgau, na Alemanha, onde uma cruz foi usada como arma. Esses episódios são citados como exemplos de uma escalada preocupante da hostilidade anticristã.
Assassinatos marcantes geram alerta
O OLRC também relembrou dois casos brutais ocorridos na Espanha. Em janeiro de 2023, o sacristão Diego Valencia Contreras foi morto com golpes de facão por um terrorista islâmico em Algeciras.
Em novembro do mesmo ano, um frade de 76 anos foi assassinado em Valência por um homem que invadiu um mosteiro alegando ser Jesus Cristo. Esses crimes ilustram, segundo o grupo, a urgência de medidas efetivas.
--
-ad52
Liberdade religiosa em risco
De acordo com María García, presidente do OLRC, a liberdade religiosa na Europa está em risco. Ela afirma que o número de ataques contra locais de culto e símbolos cristãos aumenta a cada ano.
Em 2023, por exemplo, foram registrados 36 episódios somente na Espanha. García reforça que a União Europeia precisa reconhecer a gravidade do problema e agir com o mesmo empenho demonstrado em outras frentes.
Petição pública para pressionar autoridades
O Observatório lançou uma petição em seu site, convocando cidadãos de toda a Europa a apoiarem a criação do novo cargo.
A intenção é pressionar as instituições europeias a protegerem, de forma mais eficaz, os direitos fundamentais dos cristãos, especialmente o direito à liberdade religiosa. Para o grupo, medidas concretas são necessárias para conter a crescente cristofobia no continente.
--
-ad4
Conexão Notícia, com informações do Christianity Daily.
Edição Geral: CN.
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!