Campanha Mundial de Amamentação reforça papel essencial para a preservação da vida.
Campanha Mundial de Amamentação reforça papel essencial para a preservação da vida.
--
--ad5
A campanha da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) deste ano traz como foco principal o apoio contínuo ao aleitamento materno como estratégia para promover a sustentabilidade ambiental e a saúde pública.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca que o leite materno é um alimento natural, renovável e ecologicamente seguro.
Ao contrário das fórmulas infantis, ele não exige produção industrial, transporte ou embalagens, o que reduz significativamente a emissão de poluentes e a geração de resíduos.
Investimento na saúde e no planeta
Segundo João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH), apoiar e proteger a amamentação é uma forma concreta de cuidar da vida e do planeta.
-
-G
Leia também:
Ele defende a criação de redes de apoio duradouras para garantir que todas as mães tenham suporte adequado. A promoção do aleitamento é, portanto, uma ação que integra cuidados com o meio ambiente, compromisso com a saúde coletiva e respeito à dignidade humana.
Rede de leite humano
A RBLH, coordenada pela Fiocruz, é uma das maiores iniciativas de cooperação internacional em saúde pública. A rede tem papel fundamental na redução da mortalidade neonatal, especialmente entre bebês prematuros e de baixo peso.
A atuação da RBLH se destaca por sua abordagem solidária e por reforçar o modelo de saúde pública universal do SUS. O Brasil, inclusive, se tornou referência mundial nessa área, exportando conhecimento técnico para diversos países.
--
-ad3
Números que mostram impacto nacional
A campanha da SMAM começou no dia 1º de agosto, e os dados do ano passado revelam a dimensão da rede brasileira de apoio ao aleitamento. Em 2024, os 234 bancos de leite humano e os 249 postos de coleta realizaram mais de 2,3 milhões de atendimentos.
Foram ainda registrados 460,5 mil atendimentos em grupo e 281,3 mil visitas domiciliares. Além de orientar e acolher as mães, a rede coleta e distribui leite humano doado: foram mais de 245 mil litros em 2024, todos destinados gratuitamente a UTIs Neonatais em todo o Brasil.
Amamentar é garantir saúde e prevenção de doenças
A amamentação traz inúmeros benefícios comprovados para o bebê, como a proteção contra infecções respiratórias, doenças gastrointestinais, obesidade e problemas cardiovasculares no futuro.
--
-ad52
Para a mãe, o aleitamento acelera a recuperação pós-parto e reduz o risco de doenças como o câncer de mama. Promover o aleitamento, portanto, é uma ação de saúde integral, que melhora a qualidade de vida da população desde os primeiros dias de vida.
Amamentar é um direito que precisa de apoio
Mais do que um ato natural, a amamentação deve ser entendida como um direito que precisa de proteção social, políticas públicas consistentes e engajamento coletivo.
A campanha da SMAM reforça que, ao apoiar mães e bebês, estamos também promovendo justiça social, equidade em saúde e um futuro mais saudável e sustentável para todos.
A continuidade dessas ações é essencial para enfrentar o desmame precoce e fortalecer os vínculos familiares e comunitários desde os primeiros dias de vida.
--
--ad5
Conexão Notícia, com informações do Agência Brasil.i
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!