Header Ads


Covid-19: nova variante apelidada de 'Frankenstein', circula por toda a França.

     Variante da Covid-19 tem circulado por toda a França há algumas semanas.  —  Foto: Reprodução/ilustrativa.

Covid-19: nova variante apelidada de 'Frankenstein', circula por toda a França.
Publicado no Conexão Notícia em 30.setembro.2025. Atualizado em 03.outubro.2025..

Canal no WhatsApp | Cepa híbrida, chamada cientificamente de XFG, apresenta sintomas semelhantes aos da gripe.
--
--ad5
Uma nova variante da Covid-19, identificada cientificamente como “XFG”, tem se espalhado pela França nas últimas semanas. 

O vírus é resultado da combinação de diferentes cepas do coronavírus e já mobilizou autoridades de saúde, que programaram o início da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 para 14 de outubro.

Origem do apelido

Devido às suas características híbridas, a variante ganhou apelidos curiosos. Alguns a chamam de Stratus, enquanto outros a apelidaram de “Frankenstein”, em referência ao personagem fictício criado a partir de partes diferentes. 
-
-G
Segundo o professor Antoine Flahault, da Universidade de Genebra, a nomenclatura busca apenas ilustrar sua formação, sem motivo para alarmismo.

Risco de gravidade

Especialistas ressaltam que a XFG continua sendo Covid-19 e não representa um risco maior do que outras ondas já registradas. 

Flahault lembra que, assim como a gripe, o vírus pode gerar impacto social, sobretudo entre os idosos, mas reforça que não há motivo para pânico. 

A principal diferença em relação à gripe é que as ondas da Covid podem surgir fora do inverno, como ocorre agora no início do outono europeu.
--
-ad3
Leia também:

Evolução da circulação

A variante já circula em diversos países e tem mostrado comportamento semelhante em diferentes regiões. Nos Estados Unidos, a onda atual parece estar no auge, mas com intensidade menor que as anteriores. 

Na Europa, a expectativa é de que o pico ocorra em meados de outubro, seguido por um declínio gradual no número de casos.
--
-ad4
Sintomas semelhantes aos da gripe

De acordo com Flahault, os sintomas associados à variante XFG são muito parecidos com os de uma gripe comum, o que pode dificultar a distinção inicial entre as doenças. 

Apesar disso, especialistas recomendam atenção aos sinais e a manutenção das medidas de prevenção, destacando que a vacinação continua sendo a principal ferramenta para reduzir complicações e hospitalizações.


Fonte: Conexão Notícia com informações de Terra.i
--
-ad52
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.