Header Ads


Coronavírus: paciente no Piauí testa positivo semanas após recuperação

Paciente do PI realizou teste swab no último dia 28 (imagem ilustrativa) —  Foto/Reprodução/NICOLAS ASFOURI / AFP.  


Coronavírus: paciente no Piauí testa positivo semanas após recuperação
Fonte:  Rádio Hora , 92.3 FM —  Publicado no  CN em 23.jun.2020. 

Coronavírus | A Prefeitura de Parnaíba, segundo município mais populoso do Piauí, investiga o caso de uma paciente que testou positivo para o coronavírus semanas após a recuperação. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira no boletim da Secretaria de Saúde.

No mês de abril, a paciente, que é profissional de saúde, apresentou sintomas da Covid-19 e realizou no dia 27 um teste sorológico que deu resultado positivo. Após 10 dias de quarentena, a paciente fez dois novos exames, um do tipo swab e outro teste rápido, que deram resultado negativo. Depois disso, a mulher não apresentou mais sintomas e voltou a rotina habitual. No dia 28 de maio, porém, a paciente apresentou novamente sintomas da doença e o quarto teste, também do tipo swab, feito nesta semana, atestando resultado positivo para o novo coronavírus.

Imunização: Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 30 de junho.

Segundo a infectologista Renata Beltrão, da equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde de Parnaíba, como ainda não há comprovação sobre reinfecção por coronavírus, há possibilidade de ser um caso de recrudescência, quando ocorre o reaparecimento de sintomas, indicando que o paciente não foi completamente curado da doença.

"Esse novo swab veio positivo, representando uma discordância do primeiro. Não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma reinfecção, mas significa que tem sugestão que seja isso, na leitura simples dos exames", disse a infectologista.

VEJA TAMBÉM:
A situação dos agentes comunitários de saúde apresentada pela Frente Parlamentar
AL: Agentes de saúde não toleram “improvisos” da prefeitura e decidem voltar ao campo 
Apenas 62% da população capixaba é atendida por agentes comunitários de saúde
Dois dias acompanhando o trabalho dos Agentes de saúde na linha de frente  
Agentes de saúde de SP enfrentam de desinformação a baile funk no combate ao vírus
TCU pede a Saúde oitiva de responsáveis por contrato suspeito da gestão Mandetta
O Drama sul-coreano  envolvendo um Agente de Saúde, foi lançado no Netflix 
Heróis da linha de frente: Agentes de Saúde são fundamentais no combate à Covid-19
PE: SINDACS atendimento jurídico aos ACS/ACE do Agreste será retomado em julho

Depoimento: Pioneira no atendimento da Covid-19 no Brasil, médica revela como se tratou da doença

Segundo Beltrão, o governo municipal está elaborando uma documentação sobre o caso, que será encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde.

"Já conversamos com o pessoal do estado e pedimos uma avaliação nas instâncias superiores, pois temos uma dificuldade técnica de fazer esse tipo de avaliação dentro das instituições locais. A gente vai estudar cientificamente o paciente, primeiro para o benefício do próprio paciente, segundo pra que a gente possa compreender melhor a doença", explicou.

 



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 







Tecnologia do Blogger.