Header Ads


Zema esclarece vídeo sobre calamidade que voltou a viralizar na internet

Gravação feita em março anunciava medidas mais restritivas do que as atuais em Minas Gerais. —  Foto/Reprodução/TV Globo.  

Zema esclarece vídeo sobre calamidade que voltou a viralizar na internet
Fonte: Estado de Minas Nacional, Déborah Lima —  Publicado no  CN em 28.jun.2020. 

Coronavírus | Um vídeo em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) anuncia estado de calamidade pública viralizou nas redes sociais nessa semana. No entanto, o chefe do Executivo estadual esclareceu em suas redes sociais que o material foi gravado em março, quando foi publicado o decreto.

Ao compartilhar a gravação como se fosse atual, as pessoas têm feito alusão às medidas mais restritivas adotadas pelo governo mineiro no início da pandemia do novo coronavírus. No momento atual, várias regiões já flexibilizaram regras do comércio com apoio do programa Minas Consciente.

“A recomendação atual, do Comitê da COVID-19, é que as macrorregiões de Saúde: Leste do Sul, Norte e Sul sigam os protocolos da onda branca do Plano Minas Consciente. As outras 11 macrorregiões do Estado devem abrir somente serviços essenciais, de acordo com os protocolos da onda verde”, atualizou o governador.

Nas últimas 24 horas, foram confirmadas 17 mortes e registrados 1.775 novos casos de COVID-19. Com esses números, Minas chega a 899 mortos, de acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, neste domingo (28). O balanço aponta que são 42.741 diagnósticos positivos para a doença.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

VEJA TAMBÉM:
COVID-19: Brasil passa EUA e assume liderança em número de recuperados
Hérnia desaparece antes de repórter passar por cirurgia
Minas Gerais: Agentes de saúde e endemias passam a trabalhar com tablets 
O trabalho dos ACS em tempos de pandemia
BRASÍLIA: Divulgado cadastro reserva para seleção de agentes de saúde
O Retrato da Negligência: Agentes de saúde estão tombando diante da Covid-19
BAHIA: Liminar obriga prefeito a fornecer EPIs para agentes de saúde
ALAGOAS: Agentes de Saúde participam de capacitação com novos tablets 
Santa Catarina: Agentes Comunitários de Saúde recebem Kits de trabalho 

Como a COVID-19 é transmitida? 
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Tecnologia do Blogger.