Header Ads


Entendendo a Divindade de Jesus Cristo

      Jesus Cristo, o Verbo que estava com Deus e é o próprio Deus.  —  Foto: Reprodução.

Entendendo a Divindade de Jesus Cristo
Publicado no Conexão Notícia  

Mundo Cristão Nos primeiros anos do cristianismo, os discípulos do Senhor tinham uma fé genuína na pessoa de Jesus e sempre o adoraram como Deus. Mas, a partir do segundo século os opositores da fé, passaram a questionar a divindade de Jesus, causando muitos problemas nos arraiais cristãos. Talvez o grupo mais conhecido por tomar essa posição são os Arianos.
-
-
Ário foi um presbítero de Alexandria, que por volta do ano 280 de nossa era, passou a ensinar que Jesus não era divino, mas a primeira criatura criada por Deus. Após diversos debates com os discípulos de Ário, os chamados Pais da Igreja venceram as heresias e blasfêmias contra o Cristo de Deus, provando pelas escrituras a divindade eterna de Cristo. Abaixo veremos a eternidade de Cristo, e sua participação na criação de todas as coisas.

A Preexistência Eterna de Cristo
A Bíblia afirma categoricamente em diversas passagens a preexistência eterna de Jesus, provando assim, que ele é Deus. 

Ao Apresentar o filho de Deus, o Apóstolo João assim o descreve em seu evangelho. ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (João 1.1,2). Vemos aqui, que Jesus ”no princípio” já era o Verbo, já estava com Deus e já era Deus. Paulo prova a mesma coisa aos colossenses quando diz: ” E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” ( Colossenses 1.17). 

No livro de Apocalipse Jesus é apresentado como: “…O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13.8b). O Próprio Cristo tinha plena consciência, de sua divindade e quase foi apedrejado por dizer: “…Antes que Abraão existisse eu Sou (João 8.58), fazendo referência ao nome de Deus revelado à Moisés (Êxodo 3.14). Assim como Deus é desde a eternidade (SaImos 90.2), assim também Jesus o é!

Cristo participante da Criação
A Bíblia afirma “…Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1.16b). Lemos em João 1.3: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Mostrando claramente que Jesus foi o Agente ativo da criação, e tudo foi feito por ele e para ele, ele é o herdeiro de tudo e sem ele não haveria nada.
-
-
Testemunhos da Divindade de Cristo
As Escrituras nos mostram diversos testemunhos que provam a deidade de Cristo, o próprio Pai chama Jesus de Deus, Do Filho diz: …Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos…” (Hebreus 1.8). O Pai o declara Filho Amado (Mateus 3.17; Mateus 17.05; Marcos 9.7). O Anjo Gabriel ao se encontrar com Maria disse: “Chamá-lo-ão, Emanuel, que traduzido é Deus conosco” (Mateus 1.23). Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram louvores a Cristo Senhor (Lucas 2.11). O Próprio Cristo diz no Apocalipse: Eu sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro (Apocalipse 22.13).

Os Atributos de Deus em Cristo
Os Atributos Incomunicáveis de Deus, são qualidades que somente a divindade pode tê-los, pois são qualidades própria da natureza divina. Nosso Senhor Jesus Cristo expressam essas qualidades, provando claramente que ele é Deus.

Jesus disse aos seus discípulos :”.. .É-me dado todo poder no céu e na terra” (Mateus 28.18). Ele tem poder sobre a natureza (Lucas 4.38- 40) sobre os demônios (Mateus 8.16; 9.35) e até sobre a morte (João 11.43,44). E tudo está sujeito debaixo de seus pés (Hebreus 2.8) e Ele sustenta todas as coisas com a palavra do seu poder (Hebreus 1.3). Isso Mostra a Onipotência de Cristo.

A Onisciência de Cristo se revela nos textos bíblicos. Pedro disse para Jesus: “…Tu sabes tudo…” (João 21.17). Jesus sabia os segredos dos homens (João 6.6; 4.16-19; 2.24; Marcos 2.8; Marcos 14:13-15; Romanos 2.16).
-
-
Cristo é Onipresente, assim como o Pai e o Espírito. “…Estou convosco todos os dias…” (Mateus 28.20) e Ele prometeu que quando dois ou três estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria presente (Mateus 18.20). (Como poderia estar em todos os lugares se não fosse onipresente?) Ele é Imutável (Malaquias 3.6; Hebreus 13.8; 1.12), possui a imensidade de Glória (João 1.14; 2.14; Mateus 16.27; Colossenses 2.9), é Eterno (Isaías 6.9; Daniel 7.14; Malaquias 5.2; Colossenses 1.17; João 1.3,27) e todo o céu o Adora (Apocalipse 5.13,14).

Por Jorge A. Ferreira

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Criticada por fotos sensuais, fiel processa Assembleia de Deus e cobra R$ 50 mil

      A justiça condenou a Igreja ao pagamento de indenização, em valor diferente ao solicitado pela autora do processo.  —  Foto: Reprodução.

Uma mulher que frequentava a Assembleia de Deus virou notícia ao conseguir na Justiça uma indenização por danos morais após ser criticada, durante um culto, por publicar fotos sensuais nas redes sociais e tumultuar a congregação. Leia a matéria completa, aqui! 

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook 
Tecnologia do Blogger.