Header Ads


Entendendo a Divindade de Jesus Cristo

      Jesus Cristo, o Verbo que estava com Deus e é o próprio Deus.  —  Foto: Reprodução.

Entendendo a Divindade de Jesus Cristo
Publicado no Conexão Notícia em 20.novembro.2021.   

Mundo Cristão Nos primeiros anos do cristianismo, os discípulos do Senhor tinham uma fé genuína na pessoa de Jesus e sempre o adoraram como Deus. Mas, a partir do segundo século os opositores da fé, passaram a questionar a divindade de Jesus, causando muitos problemas nos arraiais cristãos. Talvez o grupo mais conhecido por tomar essa posição são os Arianos.
-
-
Ário foi um presbítero de Alexandria, que por volta do ano 280 de nossa era, passou a ensinar que Jesus não era divino, mas a primeira criatura criada por Deus. Após diversos debates com os discípulos de Ário, os chamados Pais da Igreja venceram as heresias e blasfêmias contra o Cristo de Deus, provando pelas escrituras a divindade eterna de Cristo. Abaixo veremos a eternidade de Cristo, e sua participação na criação de todas as coisas.


A Preexistência Eterna de Cristo
A Bíblia afirma categoricamente em diversas passagens a preexistência eterna de Jesus, provando assim, que ele é Deus. 

Ao Apresentar o filho de Deus, o Apóstolo João assim o descreve em seu evangelho. ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (João 1.1,2). Vemos aqui, que Jesus ”no princípio” já era o Verbo, já estava com Deus e já era Deus. Paulo prova a mesma coisa aos colossenses quando diz: ” E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” ( Colossenses 1.17). 
-
-
No livro de Apocalipse Jesus é apresentado como: “…O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13.8b). O Próprio Cristo tinha plena consciência, de sua divindade e quase foi apedrejado por dizer: “…Antes que Abraão existisse eu Sou (João 8.58), fazendo referência ao nome de Deus revelado à Moisés (Êxodo 3.14). Assim como Deus é desde a eternidade (SaImos 90.2), assim também Jesus o é!

Cristo participante da Criação
A Bíblia afirma “…Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1.16b). Lemos em João 1.3: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Mostrando claramente que Jesus foi o Agente ativo da criação, e tudo foi feito por ele e para ele, ele é o herdeiro de tudo e sem ele não haveria nada.

Testemunhos da Divindade de Cristo
As Escrituras nos mostram diversos testemunhos que provam a deidade de Cristo, o próprio Pai chama Jesus de Deus, Do Filho diz: …Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos…” (Hebreus 1.8). O Pai o declara Filho Amado (Mateus 3.17; Mateus 17.05; Marcos 9.7). O Anjo Gabriel ao se encontrar com Maria disse: “Chamá-lo-ão, Emanuel, que traduzido é Deus conosco” (Mateus 1.23). Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram louvores a Cristo Senhor (Lucas 2.11). O Próprio Cristo diz no Apocalipse: Eu sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro (Apocalipse 22.13).
-
-
Os Atributos de Deus em Cristo
Os Atributos Incomunicáveis de Deus, são qualidades que somente a divindade pode tê-los, pois são qualidades própria da natureza divina. Nosso Senhor Jesus Cristo expressam essas qualidades, provando claramente que ele é Deus.


Jesus disse aos seus discípulos :”.. .É-me dado todo poder no céu e na terra” (Mateus 28.18). Ele tem poder sobre a natureza (Lucas 4.38- 40) sobre os demônios (Mateus 8.16; 9.35) e até sobre a morte (João 11.43,44). E tudo está sujeito debaixo de seus pés (Hebreus 2.8) e Ele sustenta todas as coisas com a palavra do seu poder (Hebreus 1.3). Isso Mostra a Onipotência de Cristo.

A Onisciência de Cristo se revela nos textos bíblicos. Pedro disse para Jesus: “…Tu sabes tudo…” (João 21.17). Jesus sabia os segredos dos homens (João 6.6; 4.16-19; 2.24; Marcos 2.8; Marcos 14:13-15; Romanos 2.16).
-
-
Cristo é Onipresente, assim como o Pai e o Espírito. “…Estou convosco todos os dias…” (Mateus 28.20) e Ele prometeu que quando dois ou três estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria presente (Mateus 18.20). (Como poderia estar em todos os lugares se não fosse onipresente?) Ele é Imutável (Malaquias 3.6; Hebreus 13.8; 1.12), possui a imensidade de Glória (João 1.14; 2.14; Mateus 16.27; Colossenses 2.9), é Eterno (Isaías 6.9; Daniel 7.14; Malaquias 5.2; Colossenses 1.17; João 1.3,27) e todo o céu o Adora (Apocalipse 5.13,14).

Por Jorge A. Ferreira
CN - Conexão Notícia

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!


      Pastor e evangelista Franklin Graham.  —  Foto: Reprodução.

O pastor e evangelista Franklin Graham foi submetido a uma cirurgia cardíaca na segunda-feira, 08 de novembro, para corrigir um problema diagnosticado pelos médicos. Leia a matéria completa, aqui!
 


Criticada por fotos sensuais, fiel processa Assembleia de Deus e cobra R$ 50 mil

      A justiça condenou a Igreja ao pagamento de indenização, em valor diferente ao solicitado pela autora do processo.  —  Foto: Reprodução.

Uma mulher que frequentava a Assembleia de Deus virou notícia ao conseguir na Justiça uma indenização por danos morais após ser criticada, durante um culto, por publicar fotos sensuais nas redes sociais e tumultuar a congregação. Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Tecnologia do Blogger.