Header Ads


Pão Diário: Bem-vindo a mensagem do dia.

        Nós existimos para te aproximar de Deus diariamente.  —  Foto/Reprodução/Freepik.
 
Pão Diário: Bem-vindo a mensagem do dia. 
Publicado no Conexão Notícia           

Por meio do devocional Pão Diário e outros recursos bíblicos, buscamos capacitar as pessoas em nosso país a ter um encontro pessoal e diário com Deus e a aprender mais com a Sua Palavra.
-
-
Visão da Equipe do Pão Diário - Que pessoas de todas as nações possam experimentar um relacionamento pessoal com Cristo, crescer à Sua semelhança e servi-lo numa igreja local.  

Faça parte de nosso grupo no WhatsApp e receba diariamente mensagens de esperança e fé.

Estamos organizando este espaço para proporcionar o acesso as mensagens diárias.


Acompanhe o devocional diário:

— Pão Diário - Aceito e aprovado. O valor que Deus concede àqueles que ama não vem de nada que fazemos, mas da verdade simples e poderosa de que Ele nos escolheu para sermos Seus. (17.novembro.2023).

— Pão Diário - Nossa verdadeira identidade. Jesus respondeu a Simão: “Não tenha medo! De agora em diante, você será pescador de gente”. v.10. Escritura de hoje: Lucas 5:1-11. (16.novembro.2023).

— Pão Diário - A maravilhosa criação de Deus. Imagine a surpresa de Jó quando Deus o lembrou de Seu grande projeto do mundo. Ele obteve uma explicação sobre o mundo em primeira mão: “…quem lançou sua pedra angular, enquanto as estrelas da manhã cantavam juntas, e os anjos davam gritos de alegria?” (vv.6-7). (12.novembro.2023).

— Pão Diário - Cante louvores a Deus. Deem graças ao Senhor e proclamem seu nome, anunciem entre os povos o que ele tem feito. v.8. 1 Crônicas 15:29–16:11.
(08.novembro.2023).

— Pão Diário - Uma palavra para expressar tristezaAborto espontâneo. Morte infantil repentina. Suicídio. Enfermidade. Acidente. A morte tira um filho deste mundo e, em seguida, rouba dos pais sobreviventes sua identidade. (06.novembro.2023).

— Pão Diário - Encorajando os outros. Às vezes, Deus permite passarmos por provações, como uma doença, perda ou crise. Com isso, Ele nos ensina, pelo nosso sofrimento, a valorizarmos o que Cristo passou por nós na cruz. (03.novembro.2023).

— Pão Diário - Alcançando outros para Jesus. Quando Jesus voltou para Seu Pai, Ele instruiu Seus discípulos com esta ordem: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações…” (Mateus 28:19). Essa ordem ainda está em vigor. (02.novembro.2023).

— Pão Diário - Redimindo a estação. Como atrair a atenção das pessoas para a esperança que há em Jesus? Pai, graças pelas inúmeras coisas boas que há no mundo. Que sejamos uma oferta de gratidão a ti.  (31.outubro.2023).

— Pão Diário - Uma nova vocação. O apóstolo Paulo fala sobre o poder de Cristo para transformar vidas: Deus nos chama de uma vida de transgressões para seguir e servir a Jesus (1 Timóteo 1:9). Quando o recebemos pela fé, desejamos ser testemunhas vivas do amor de Cristo... (30.outubro.2023).

— Pão Diário - Propósito no sofrimento. O sofrimento faz parte da vida num mundo caído. Como o foi para Jó, pode acontecer por motivos que talvez nunca saibamos. Mas Deus tem um propósito que vai além da nossa dor. Não desanime por causa de fórmulas simplistas.  (27.outubro.2023).

—  Pão Diário - Chamado por Deus. A carta aos Romanos começa com Paulo se declarando “chamado para […] anunciar as boas-novas de Deus” (v.1). A palavra grega para “evangelho” é evangelion, que significa “boas-novas”. Paulo estava dizendo que seu objetivo principal era contar as boas-novas de Deus.  (26.outubro.2023).

— Pão Diário - O teste. Em nossa confusão, escuridão e provações, aprendemos verdades sobre nós mesmos e sobre Deus. Descobrimos que as provações nos levam a confiar mais nele.  (25.outubro.2023).

— Pão Diário - Fale, confie, sinta. Existem “regras” implícitas e não ditas para sermos aceitos e amados? A sua vida seria diferente por não precisar seguir tais regras para ser amado? (24.outubro.2023).

— Pão Diário - Cristãos sábios. Mesmo sem dinheiro, temos tempo, habilidades ou ouvidos atentos. Sirvamos criativamente aos outros por Jesus. (23.outubro.2023)

— Pão Diário - Viver para servir. A compaixão e o desejo de Chelsea em compartilhar refletem o sentimento de um mordomo fiel. O apóstolo Pedro incentiva os cristãos a serem mordomos fiéis, a amar “uns aos outros sinceramente” e a repartir os recursos e talentos que Deus lhes deu (1 Pedro 4:8-11). (22.outubro.2023)

— Pão Diário - Estudando as Escrituras. “Um leitor da Bíblia cheio do Espírito Santo, que ouve sermões, obterá um conhecimento mais profundo com seu Deus e seu Salvador do que um estudioso mais erudito que se contenta em ser teologicamente correto”. (21.outubro.2023)

— Pão Diário - Esfacelado por dentro. A depravação pecaminosa e a destruição temerária que vemos hoje, ao nosso redor, podem ser preocupantes. É natural tentarmos explicar culpando as pessoas e nações que rejeitaram a Deus. (20.outubro.2023)

— Pão Diário - Quando fazer sacrifício. O escritor Richard Foster descreveu a santidade como a habilidade de fazer o necessário quando necessário. E essa habilidade é necessária sempre...  (19.outubro.2023)

— Pão Diário - Tempo de falar. O silêncio pode ser uma virtude em certas situações. Como o rei Salomão escreveu: “Há um momento certo para tudo […] para cada atividade debaixo do céu […] tempo de calar, e tempo de falar” (Eclesiastes 3:1,7). (18.outubro.2023)

— Pão Diário - Percepção vinda do Espírito. Embora não nos seja prometido um entendimento total de tudo o que a Bíblia nos ensina, podemos confiar que, pelo Espírito, compreendemos tudo o que é necessário para seguirmos a Jesus. Ele nos guiará nessas verdades fundamentais. (17.outubro.2023)

— Pão Diário - Vivendo bemCom a ajuda de Deus, podemos aprender a viver com sabedoria. (16.outubro.2023)

— Pão Diário - Os planos de Deus para você. Deus tem um conjunto de “ordens seladas” para cada um de nós, não apenas para sabermos que somos Seus filhos, mas para entendermos os modos singulares de servi-lo por meio de nossos dons e paixões. (15.outubro.2023)

—  Pão Diário - Manual da vida para iniciantes.  Paulo escreveu um “manual para iniciantes” que explica como obter a vida eterna. Em Romanos 6:16-18, ele contrasta o fato de que nascemos rebeldes a Deus (pecadores) com a verdade de que Jesus pode nos livrar do pecado (v.18). (14.outubro.2023)
-
-
—  Pão Diário - Palavras que permanecem.  No início do século 19, Thomas Carlyle deu ao filósofo John Stuart Mill um manuscrito para ser revisado... (13.outubro.2023)


Pão Diário - O maior dos mestres (12.outubro.2023)

       Temos inteligência porque Deus nos criou à Sua imagem.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

Alguém lhe ensinou o que é certo ou lhe mostrou o caminho da sabedoria? v.14

Escritura de hoje: Isaías 40:12-14.

“Não entendo!” Minha filha largou o lápis na mesa. Ela estava fazendo um trabalho de matemática e eu tinha acabado de iniciar minha “função” como mãe/educadora domiciliar. Estávamos em apuros. Não conseguia me lembrar como fazer para transformar decimais em frações. Não podia lhe ensinar algo que eu mesma não sabia. Daí assistimos a uma aula online.

Como seres humanos, às vezes, lutaremos com coisas que não conhecemos. Mas não Deus. Ele sabe tudo. Ele é onisciente. Isaías escreveu: “Acaso o Senhor já precisou do conselho de alguém? Necessita que o instruam a respeito do que é bom? Alguém lhe ensinou o que é certo ou lhe mostrou o caminho da sabedoria? (Isaías 40:13-14). A resposta é não!
-
-
Temos inteligência porque Deus nos criou à Sua imagem. Porém, nossa inteligência é apenas uma amostra diante da dele. Nosso conhecimento é limitado, mas o de Deus é imensurável (Salmo 147:5). Nosso conhecimento está aumentando com a ajuda da tecnologia, mas ainda erramos. Jesus, contudo, sabe todas as coisas “de forma imediata, simultânea, exaustiva e verdadeira”, como disse um teólogo.

Não importa o quanto os seres humanos avancem em conhecimento, nunca superaremos a onisciência de Cristo. Sempre precisaremos que Ele abençoe nosso entendimento e nos ensine o que é bom e verdadeiro.

Por:  Jennifer Benson Schuldt

Bíblia em um ano: Isaías 39–40; Colossenses 4;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Você é grato pela onisciência de Deus? Saber que Jesus sabe todas as coisas o encoraja?
Jesus, louvo-te por seres onisciente. Ensina-me o que aprender e ajuda-me a te amar com entendimento.


Pão Diário - À mesa do Rei (11.outubro.2023)


Mefibosete passou a comer à mesa de Davi, como se fosse um de seus filhos. v.11.

Escritura de hoje: 2 Samuel 9:6-13.

“Ele viverá”, disse o veterinário, “mas sua perna terá que ser amputada”. O vira-latas perdido que minha amiga levara havia sido atropelado. “Você é a dona?” Haveria uma pesada conta pela cirurgia, e o filhote precisaria de cuidados enquanto se recuperasse. “Agora sou”, respondeu ela. Sua bondade deu àquele cão um futuro em um lar amoroso.

Mefibosete se via como um “cão morto”, indigno de ajuda (2 Samuel 9:8). Sendo aleijado de ambos os pés, devido a um acidente, ele dependia dos outros para protegê-lo e sustentá-lo (4:4). Além disso, após a morte de seu avô, o rei Saul, ele provavelmente temia que Davi, o novo rei, ordenasse a morte de todos os inimigos e rivais ao trono, como era a prática da época.
-
-
No entanto, por amor a seu amigo Jônatas, Davi garantiu que o filho dele, Mefibosete, estaria sempre seguro e cuidado como seu próprio filho (9:7). Igualmente, nós, que éramos inimigos de Deus, marcados para a morte, fomos salvos por Jesus e recebemos um lugar com Ele no Céu para sempre. Isso é o que significa participar do banquete no reino de Deus que Lucas descreve em seu evangelho (Lucas 14:15). Aqui estamos nós, os filhos e filhas de um rei! Que bondade generosa e imerecida recebemos! Aproximemo-nos de Deus em gratidão e alegria.

Por:  Karen Kwek

Bíblia em um ano: Isaías 37–38; Colossenses 3.

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Você tende a esquecer que Deus o protege e cuida de você? Como 2 Samuel 9:6-13 pode encorajá-lo nesses momentos de dúvida?
Jesus, graças pela salvação e um lugar à Tua mesa. Faz-me lembrar que sou Teu e a louvar-te sempre.


Pão Diário - Por causa dos outros (10.outubro.2023)

       A graça de Deus nos liberta e nos ajuda a expressar Seu amor aos irmãos.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

…Embora todos os alimentos sejam aceitáveis, é errado comer algo que leve alguém a tropeçar. v.20.

Escritura de hoje: Romanos 14:13-21.

Durante a pandemia da COVID-19, muitos cidadãos de Singapura ficaram em casa, para evitar a infecção. Eu continuei nadando feliz, crendo que era seguro. Minha esposa temia que eu fosse infectado na piscina pública e passasse para sua mãe que, como outros idosos, era mais vulnerável ao vírus. “Você deixaria de nadar por algum tempo, por minha causa?”, ela perguntou. No início, eu queria argumentar que havia pouco risco. Então percebi que os sentimentos dela importavam mais. Por que insistir em nadar, se isso não era tão essencial, e a deixava preocupada?
-
-
Em Romanos 14, Paulo abordou questões sobre se os cristãos deveriam comer certos alimentos ou celebrar certos festivais. Sua preocupação era que algumas pessoas estivessem impondo seus pontos de vista aos outros. Paulo lembrou aos romanos que os cristãos podem ver as situações de outro modo. Temos experiências diferentes que influenciam nossas atitudes e práticas. Ele escreveu: “…deixemos de julgar uns aos outros […] resolvam viver de modo a nunca fazer um irmão tropeçar e cair” (v.13).

A graça de Deus nos liberta e nos ajuda a expressar Seu amor aos irmãos. Podemos usar essa liberdade para colocar as necessidades espirituais dos outros acima de nossas convicções sobre regras e práticas que não contradigam as verdades do evangelho (v.20).

Por:  Leslie Koh

Bíblia em um ano: Isaías 34–36; Colossenses 2.

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

As suas regras e práticas impactam outros cristãos que pensam diferentemente de você?
Pai, dá-me a graça de ceder ao evangelho e de considerar os sentimentos dos outros acima dos meus.


Pão Diário - Necessidade de sabedoria (09.outubro.2023)

       Deus está pronto a dá sabedoria a todos que a desejarem.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

Moisés aceitou o conselho do sogro e seguiu todas as suas recomendações. v.24.

Escritura de hoje: Êxodo 18:17-24.

Beto cresceu sem pai e sentiu que perdeu muito da sabedoria que os pais transmitem aos filhos. Sem querer que outros carecessem de habilidades importantes para a vida, ele fez vários vídeos demonstrando desde como montar uma prateleira até como trocar um pneu. Com sua compaixão e estilo bondoso, Beto se tornou uma sensação no YouTube, com milhões de seguidores.

Muitos de nós anseiam por ter uma figura paterna para nos ensinar habilidades valiosas, bem como nos ajudar a enfrentar as dificuldades. Moisés precisou de sabedoria depois que ele e os israelitas fugiram do Egito e se estabeleceram como nação. Seu sogro Jetro viu a pressão que existia sobre Moisés ao ter que resolver disputas entre o povo. Por isso, deu a Moisés um excelente conselho sobre como delegar responsabilidades na liderança (vv.17-23). Moisés “aceitou o conselho do sogro e seguiu as suas recomendações” (v.24).
-
-
Deus sabe que todos precisam de sabedoria. Alguns são abençoados com pais piedosos que dão conselhos sábios, mas outros não. Porém a sabedoria do Senhor está disponível a todos os que pedem (Tiago 1:5). Deus também proveu sabedoria nas páginas da Bíblia, o que nos lembra que, quando ouvimos humilde e sinceramente os sábios, seremos sábios como eles (Provérbios 19:20) e teremos sabedoria para compartilhar com os outros.

Por:  Lisa M. Samra

Bíblia em um ano: Isaías 32–33; Colossenses 1;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Você tem se beneficiado de conselhos sábios? De quem você poderia se aproximar?
Pai, ajuda-me a buscar e escutar os conselhos sábios das pessoas que Tu colocas em minha vida.


Pão Diário - Lutas do momento (07.outubro.2023)

       Precisamos de sabedoria ao enfrentar questões críticas.  —  Foto/Reprodução/Pixabay.

…Se discordam em algum ponto, confio que Deus o esclarecerá para vocês. v.15

Escritura de hoje: Filipenses 3:12-16; 4:1-2

Quando ligamos a torradeira, obtemos o benefício dos resultados de uma rixa do final do século 19. À época, os inventores Thomas Edison e Nikola Tesla disputavam sobre qual era o melhor tipo de eletricidade para o desenvolvimento: corrente contínua, como a corrente que vai de uma bateria a uma lanterna; ou corrente alternada, que obtemos de uma tomada elétrica.

Mais tarde, as ideias de Tesla foram vencedoras e são usadas hoje para fornecer eletricidade para casas, empresas e comunidades no mundo todo. A corrente alternada é muito mais eficiente no envio de eletricidade a grandes distâncias e provou ser melhor.
-
-
Precisamos de sabedoria ao enfrentar questões críticas entre cristãos (Romanos 14:1-12). O apóstolo Paulo diz para buscarmos a ajuda de Deus para obter clareza. Ele disse: “Se discordam em algum ponto […] Deus o esclarecerá para vocês” (v.15). Alguns versículos depois, vemos os resultados de duas pessoas que discordaram entre si, um conflito que entristeceu Paulo: “…suplico a Evódia e a Síntique […] que resolvam seu desentendimento (Filipenses 4:2).

Quando uma discórdia começa a nos separar, devemos buscar a graça e a sabedoria de Deus, o conselho de cristãos maduros e o poder da oração. Que pensemos “concordemente, no Senhor” (v.2 ARA).

Por:  Dave Branon

Bíblia em um ano: Isaías 28–29; Filipenses 3;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Como aplicar a graça e a sabedoria de Deus às suas lutas cotidianas? Por que a oração é essencial para enfrentar conflitos?
Pai, a vida é complicada. Como agir neste momento? Espírito Santo, ajuda-me a ter discernimento.


Pão Diário - Ajudando uns aos outros (06.outubro.2023)

       …procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos. v.15.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

Escritura de hoje: 1 Tessalonicenses 5:11-25.

Jogando basquete com suas amigas, Amanda percebeu que sua comunidade se beneficiaria de uma liga feminina. Então, iniciou uma organização sem fins lucrativos para promover o trabalho em equipe e impactar a próxima geração. As líderes do Moças que Encestam se esforçam para construir confiança e caráter nas mulheres e incentivá-las a se tornarem contribuintes significativas para suas comunidades locais. Uma das jogadoras do time original que agora orienta outras meninas disse: “Há tanto companheirismo entre nós. Isso é algo de que eu sentia falta. Apoiamos umas às outras de maneiras diferentes. Amo ver as meninas tendo sucesso e crescendo”.
-
-
Deus quer que Seu povo também ajude uns aos outros. O apóstolo Paulo exortou os tessalonicenses dizendo: “animem e edifiquem uns aos outros” (v.11). Deus nos colocou em Sua família para obtermos apoio. Precisamos uns dos outros para continuar no caminho de Cristo. Às vezes, isso significa ouvir alguém em dificuldades, suprir uma necessidade específica ou dizer palavras de encorajamento. Podemos celebrar sucessos, orar por força na dificuldade ou desafiar uns aos outros a crescer na fé. E em tudo, podemos “sempre fazer o bem uns aos outros” (v.15).

Podemos desfrutar de companheirismo ao nos unirmos a outros cristãos para confiar em Deus juntos!

Por:  Anne Cetas

Bíblia em um ano: Isaías 26–27; Filipenses 2;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Como você tem sido encorajado pelos outros? Você está preparado para receber e dar apoio?


Pão Diário - Conosco no vale (05.outubro.2023)

       …não terei medo, pois tu estás ao meu lado… v.4.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

Escritura de hoje: Salmo 23.

Quando Hannah Wilberforce (tia do abolicionista britânico William Wilberforce) estava prestes a morrer, ela escreveu uma carta na qual mencionou ter ouvido sobre a morte de outro cristão: “Feliz é o homem que foi para a glória, agora na presença de Jesus, a quem ele amava sem ver. Meu coração parecia pular de alegria”. Em seguida, ela descreveu sua própria situação: “Eu, melhor e pior; Jesus, bom Pastor como sempre foi”.

Suas palavras me fazem pensar no Salmo 23, onde Davi escreve: “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado” (v.4). Essas palavras saltam da página porque é lá, no meio do vale da sombra da morte, onde a descrição de Davi sobre Deus se torna profundamente pessoal. Ele passa de falar sobre Deus no início do salmo — “o Senhor é o meu pastor” (v.1) — para falar com Ele: “pois tu estás comigo” (v.4, grifo do autor).
-
-
Como é reconfortante saber que o Deus Todo-poderoso que formou o mundo inteiro (Salmo 90:2) é tão compassivo que caminha conosco até mesmo nos lugares mais difíceis. Quer nossa situação melhore ou piore, podemos nos voltar ao nosso Pastor, Salvador e Amigo e encontrá-lo “bom Pastor como sempre foi”. Tão bom que a própria morte foi vencida, e “viverei na casa do Senhor para sempre” (23:6).

Por:  James Banks

Bíblia em um ano: Isaías 23–25; Filipenses 1;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

É consolador saber que Jesus, nosso Pastor, está sempre com você? Como compartilhar essa esperança com alguém hoje?
Meu Pastor, graças por Tua perfeita fidelidade e bondade. Ajuda-me a permanecer próximo a ti hoje.


Pão Diário - Onde quer que adoremos (04.outubro.2023)

        “Sejas tu minha visão, ó Senhor da minha vida. Tu és tudo para mim (...)"  —  Foto/Reprodução/Freepik.

…os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo. v.23.

Escritura de hoje: João 4:7-24.

Uma enxaqueca me impediu de ir aos cultos em minha igreja… de novo. Lamentando a falta da adoração comunitária, assisti a um sermão online. No início, minhas queixas me prejudicaram. A má qualidade do som e do vídeo tirou minha atenção. Mas daí ouvi um hino conhecido. Chorei enquanto cantava estas palavras: “Sejas tu minha visão, ó Senhor da minha vida. Tu és tudo para mim. Tu és meu melhor pensamento, de dia ou de noite. Acordando ou dormindo, Tua presença é minha luz” (Be Thou my vision). Atentando para a dádiva da presença de Deus, eu o adorei ali, na minha sala de estar.
-
-
Embora a Bíblia diga que a adoração coletiva seja essencial (Hebreus 10:25), Deus não está preso a um edifício. Na conversa com a mulher samaritana, Jesus contrariou todas as expectativas sobre o Messias (João 4:9). Em vez de condenação, Ele falou a verdade e demonstrou amor àquela mulher ao lado do poço (v.10). Jesus revelou Seu conhecimento sobre Seus filhos (vv.17-18). Proclamando Sua divindade, Jesus declarou que o Espírito Santo despertou a verdadeira adoração do coração do Seu povo, não de um local físico (vv.23-24).

Quando atentamos para quem Deus é, o que Ele fez e Suas promessas, alegramo-nos em Sua presença constante e o adoramos com outros cristãos, em nossas salas de estar e em qualquer lugar!

Por:  Xochitl E. Dixon

Bíblia em um ano: Isaías 20–22; Efésios 6;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Onde você gosta de adorar a Deus? Você desfruta de Sua presença e alegria quando o adora?
Deus maravilhoso, ajuda-me a adorar-te por quem Tu és, no que fazes e em tudo o que prometeste fazer.
-
-
Pão Diário - As reduções (03.outubro.2023)

        O tempo passa e o nosso corpo muda com os anos.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

…nunca desistimos ainda que […] nosso exterior esteja morrendo, nosso interior está sendo renovado… v.16

Escritura de hoje: 2 Coríntios 4:7-18.

Começou com uma coceira na garganta. Eita, pensei. Era gripe. E foi apenas o começo do problema. A gripe se transformou em tosse comprida, sim, aquela tosse comprida se transformou em pneumonia.

Oito semanas de tosse dilacerante — não é chamada de tosse comprida à toa — deixou-me abatido. Não me considero velho. Mas tenho idade para começar a pensar assim. Um membro do meu pequeno grupo na igreja tem um nome engraçado para os problemas de saúde que nos afligem enquanto envelhecemos: “as reduções”. Mas não há nada engraçado na redução de trabalho ativo.
-
-
Em 2 Coríntios 4, Paulo escreveu sobre “as reduções”. Esse capítulo narra a perseguição que ele e sua equipe sofreram. Cumprir sua missão custou caro: “Ainda que nosso exterior esteja morrendo”, admitiu. Mas mesmo quando seu corpo fraquejou, devido à idade, perseguição e adversidades, Paulo se apegou à sua firme esperança: “nosso interior, está sendo renovado a cada dia” (v.16). “Estas aflições pequenas e momentâneas”, insistiu ele, não podem ser comparadas ao que nos espera: “uma glória que pesa mais que todas as angústias…” (v.17).

Mesmo enquanto escrevo, as reduções arranham insistentemente meu peito. Mas sei que na minha vida e na de qualquer outro que se apega a Cristo, elas não terão a palavra final.

Por:  Adam Holz

Bíblia em um ano: Isaías 17–19; Efésios 5:17,33;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Que “reduções” estão afetando você ou alguém próximo? Como você se mantém fiel e esperançoso quando está enfermo?
Pai, ao definharmos, ajuda-nos a ver as lutas físicas por meio da esperança a da glória em Jesus.


Pão Diário - Fé juvenil (02.outubro.2023)

        A época da adolescência pode ser uma maravilhosa bênção, em Deus.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

…se o coração deles fosse […] dispostos a me temer e a obedecer […] meus mandamentos… v.29

Escritura de hoje: Deuteronômio 5:28-33.

A época da adolescência é uma das mais angustiantes da vida, para pais e filhos. Em minha busca para me individualizar de minha mãe, recusei seus valores e me rebelei contra suas regras, imaginando que seus objetivos eram para me tornar infeliz. Embora já tenhamos concordado sobre essas questões, nosso relacionamento foi muito tenso. Mamãe, sem dúvida, lamentou por eu ter rejeitado suas instruções, sabendo que elas me livrariam de dores físicas e emocionais.

Deus tinha o mesmo coração para Israel. Ele comunicou Sua sabedoria por meio dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:7-21). Embora possam ser vistos como uma lista de regras, a intenção de Deus é clara em Suas palavras a Moisés: “…Tudo iria bem com eles e seus descendentes para sempre!” (v.29). Moisés reconheceu o desejo de Deus, dizendo que a obediência aos decretos de Deus resultaria no prazer de Sua presença com eles na Terra Prometida (v.33).
-
-
Passamos por uma época de “adolescência” com Deus, sem crer que Suas diretrizes para a vida sejam para o nosso bem. Que cresçamos na compreensão de que Ele quer o melhor para nós e aprendamos ouvir a sabedoria que Ele concede. Sua orientação visa à nossa maturidade espiritual à medida que nos assemelhamos a Jesus (Salmo 119:97-104; Efésios 4:15; 2 Pedro 3:18).

Por:  Kirsten Holmberg

Bíblia em um ano: Isaías 14–16; Efésios 5:1-16;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

A sabedoria de Deus o ajudou no seu relacionamento com Ele? Em que área da vida você precisa buscar Sua sabedoria?
Deus amoroso, ajuda-me a confiar que Tu sabes o que é melhor para mim.
-
-
Pão Diário - Tudo o que você precisa (30.setembro.2023)

        Deus preparou toda a terra para nos receber.  —  Foto/Reprodução/Freepik.

…Deus continua sendo a força de meu coração; ele é minha possessão para sempre. v.26

Escritura de hoje: Salmos 73:23-28

Sentada à mesa da sala de jantar, olhei para o alegre caos ao meu redor. Tias, tios, primos, sobrinhas e sobrinhos saboreavam a refeição juntos em nossa reunião de família. Eu também estava gostando de tudo. Mas um pensamento me veio ao coração: você é a única mulher aqui sem filhos, sem família para chamar de sua.

Muitas mulheres solteiras como eu têm experiências iguais. Na minha cultura, uma cultura asiática na qual o casamento e filhos são muito valorizados, não ter uma família própria pode trazer a sensação de incompletude. Pode parecer que está faltando algo que defina quem você é e a torne completa.

É por isso que Deus é a minha “possessão” e tão consolador para mim (Salmo 73:26). Quando as tribos de Israel receberam suas porções de terra, a tribo de Levi não recebeu nenhuma. Em vez disso, Deus prometeu que Ele mesmo seria a porção e herança deles (Deuteronômio 10:9). Eles poderiam encontrar satisfação completa em Deus e confiar que Ele supriria todas as suas necessidades.

Para alguns de nós, a sensação de carência pode não estar ligada à família. Talvez ansiemos por um emprego melhor ou maior desempenho acadêmico. Apesar das circunstâncias, podemos receber a Deus como nossa porção. Ele nos torna completos. Nele, não temos falta de nada.

Por:  Karen Huang

Bíblia em um ano: Isaías 9–10; Efésios 3;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

O que está faltando em sua vida que o tornaria completo? Você poderia encontrar satisfação em Deus como sua porção?
Pai, em Cristo sou completo. Ajuda-me a dizer: “…como é bom estar perto de Deus…” (Salmo 73:28)


Pão Diário - Aprendizado alegre (29.setembro.2023)


Escritura de hoje: Romanos 12:1-3.

…deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar… v.2

Na Índia, há uma escola feita de dois vagões reformados e conectados. Os educadores locais se uniram à empresa ferroviária para comprar e reformá-los. Eram grandes caixas de metal, inúteis até que os operários colocassem escadas, ventiladores, luzes e mesas. Eles também pintaram as paredes e adicionaram murais coloridos. Hoje, 60 alunos vão às aulas por causa dessa incrível transformação.

Algo mais surpreendente ocorre ao seguirmos a ordem do apóstolo Paulo de sermos transformados pela mudança de nosso pensamento (Romanos 12:2). À medida que deixamos que o Espírito Santo nos desconecte do mundo e de seus caminhos, nossos pensamentos e atitudes começam a mudar. Tornamo-nos mais amorosos, mais esperançosos e cheios de paz interior (8:6).

Outra coisa acontece também. Embora o processo de transformação seja contínuo e tenha mais paradas e recomeços do que uma viagem de trem, ele nos ajuda a entender o que Deus deseja para nós. Isso nos leva a conhecer a vontade de Deus (12:2). Aprender sobre Sua vontade pode ou não envolver detalhes, mas sempre envolve alinhamento ao Seu caráter e Sua obra no mundo.

Nali Kali, nome da escola na Índia, significa “aprendizado alegre”. Como o poder transformador de Deus pode levá-lo ao aprendizado alegre de Sua vontade?

Por:  Jennifer Benson Schuldt

Bíblia em um ano: Isaías 7–8; Efésios 2;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Quais áreas de sua mente precisam mais do poder transformador de Deus? Você se dispõe a agir quando entende Sua vontade?
Pai, desejo que me transformes, renovando minha mente. Graças por tudo o que fazes por mim. Rendo-me a ti.


Pão Diário - A fuga de Icabode (28.setembro.2023)


…Foi-se embora a glória de Israel, pois a arca de Deus foi tomada! v.22

Escritura de hoje: 1 Samuel 4:12-22.

Em A lenda do cavaleiro sem cabeça (Leya, 2011), Washington Irving relata sobre Icabode Crane, um professor que deseja se casar com a jovem Katrina. Crucial para a história é um cavaleiro sem cabeça que assombra o local. Numa noite, Icabode encontra um fantasma a cavalo e foge aterrorizado. Está claro para o leitor que esse “cavaleiro” é, de fato, um pretendente de Katrina, que então se casa com ela.

Icabode é um nome visto pela primeira vez na Bíblia e também tem uma sombria história de fundo. Enquanto estava em guerra com os filisteus, Israel levou a arca da aliança para a batalha. Decisão errada. O exército de Israel foi derrotado, e a arca capturada. Hofni e Fineias, os filhos do sumo sacerdote Eli, foram mortos (1 Samuel 4:17). Eli também morreu (v.18). Quando a esposa grávida de Fineias ouviu a notícia, “…teve contrações violentas e deu à luz” (v.19). Com suas últimas palavras, chamou seu filho de Icabode (literalmente “sem glória”). “Foi-se embora a glória de Israel”, suspirou (v.22).
-
-
Felizmente, Deus revelou uma história muito maior. Sua glória foi finalmente revelada em Jesus, que disse sobre Seus discípulos: “…Eu dei a eles a glória que tu me deste…” (João 17:22).

Ninguém sabe onde a arca está, mas não importa. Icabode se foi. Por meio de Jesus, Deus nos deu Sua própria glória!

Por:  Tim Gustafson

Bíblia em um ano: Isaías 5–6; Efésios 1;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar
O que significa para Deus ter nos dado a Sua glória? Como você a tem experimentado?
Pai, graças por revelares a Tua glória através de Jesus. Faz-me atento à Tua presença neste dia.
-
-
Pão Diário - Ilimitado (27.setembro.2023)


…O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele nunca perde as forças nem se cansa… v.28

Escritura de hoje: Isaías 40:21-28.

Lá estou eu, sentado na praça de alimentação do shopping; meu corpo tenso e meu estômago embrulhado com os prazos finais de trabalho. Enquanto desembrulho meu hambúrguer e dou uma mordida, as pessoas correm ao meu redor, preocupadas com suas tarefas. Como somos todos limitados, penso comigo mesmo, limitados em tempo, energia e capacidade.

Penso em escrever uma nova lista de tarefas e priorizar as urgentes, mas quando pego uma caneta, outro pensamento vem à mente: um sobre Aquele que é infinito e ilimitado, que realiza tudo que Ele deseja sem esforço.

Esse Deus, diz o profeta, pode segurar “os oceanos nas mãos” e juntar o pó da terra em uma cesta (Isaías 40:12). Dá nome às estrelas e as direciona (v.26), conhece os governantes do mundo e supervisiona suas funções (v.23), considera as ilhas meras partículas de poeira e as nações como gotas num balde (v.15). “A quem vocês me compararão?” Ele pergunta (v.25). “…O Senhor é o Deus eterno”, Isaías responde. “…Ele nunca perde as forças nem se cansa” (v.28).

Estresse e tensão nunca são bons para nós, mas hoje em dia eles nos dão uma poderosa lição. O Deus ilimitado não é como eu. Ele realiza tudo o que deseja. Termino meu hambúrguer e faço uma nova pausa. Silenciosamente o adoro.

Por:  Sheridan Voysey

Bíblia em um ano: Isaías 3–4; Gálatas 6;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Como depender da força ilimitada de Deus? (vv.29-31). Em meio aos seus afazeres e limitações, você conseguirá pausar para adorar o Deus infinito?
Deus amado, Tu és o Único ilimitado que realizarás tudo o que prometeste.


Pão Diário - Descanse bem (26.setembro.2023)


Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. v.28.

Escritura de hoje: Mateus 11:25-30.

Era 1h55 da manhã. Preocupada por causa de uma mensagem de texto, o sono não vinha. Saí do aconchego da minha cama e fui silenciosamente para o sofá. Pesquisei na internet o que fazer para dormir, apenas para descobrir o que não fazer: não tirar uma soneca, não beber cafeína ou fazer exercício no final do dia. Concordei. Lendo mais, fui aconselhada a também não usar “telas” à noite. Opa! Enviar mensagens de texto não tinha sido uma boa ideia. Quando se trata de descansar bem, existem listas do que não fazer.
-
-
No Antigo Testamento, Deus deu regras sobre o que não fazer no Shabat para priorizar o descanso. No Novo Testamento, Jesus ofereceu um novo modo. Em vez de regras pesadas, Jesus chamou os discípulos para ter um relacionamento com eles. “Venham a mim todos vocês […] cansados e sobrecarregados […] e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28). No versículo anterior, Jesus destacou o Seu relacionamento de unidade com o Pai, Aquele que Ele nos revelou. O contínuo auxílio que Jesus recebeu do Pai também pode ser nosso.

Mesmo sendo sábios para evitar passatempos que possam interromper nosso sono, descansar em Cristo tem mais a ver com relacionamento do que com regras. Desliguei minha tela e coloquei meu coração aflito no travesseiro do convite de Jesus: “Venham a mim…”.

Por:  Elisa Morgan.

Bíblia em um ano: Isaías 1–2; Gálatas 5;

Clique para ouvir a mensagem do dia:

-
-
Refletir & Orar

Ver o descanso como um relacionamento, não como regra muda sua visão sobre ele? Em que área da vida você precisa descansar em Jesus?
Querido Jesus, graças pelo descanso a que me chamas em um relacionamento contínuo contigo.


Pão Diário - Deus sabe o que sentimos (25.setembro.2023)

        Espere em Deus com louvores.  —  Foto/Reprodução/Freepik.


Durante o dia […] o Senhor me derrama seu amor, e à noite entoo seus cânticos e faço orações… v.8

Escritura de hoje: Salmo 42

Sentindo-se sobrecarregada, Silvia sofria com o vício de seu filho e disse: “Eu me sinto mal. Será que Deus pensa que não tenho fé porque não paro de chorar enquanto oro?”. Eu lhe respondi: “Não sei o que Deus pensa, mas sei que o Senhor pode lidar com emoções reais. Não é como se Ele não soubesse o que sentimos”. Orei e choramos juntas ao clamar pela libertação de seu filho.

A Bíblia contém muitos exemplos de pessoas lutando com Deus enquanto sofriam. O escritor do Salmo 42 expressa profundo desejo de obter a paz da presença de Deus. O salmista reconhece sua tristeza pela dor que tem sentido. Seu caos interior diminui e cresce com louvores, enquanto ele se lembra de que Deus é fiel. Encorajando sua “alma”, ele escreve: “Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!” (v.11). O salmista fica confuso entre o que sabe ser verdadeiro sobre Deus e a inegável realidade de suas intensas emoções.
-
-
Deus nos fez à Sua imagem e com emoções. Nosso pranto pelos outros revela profundo amor e compaixão, não necessariamente falta de fé. Podemos nos aproximar de Deus com feridas abertas ou cicatrizes antigas, pois Ele sabe o que sentimos. Cada oração, seja silenciosa, soluçada ou cheia de clamor, demonstra nossa confiança em Sua promessa de ouvir e cuidar de nós.

Por:  Xochitl E. Dixon

Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos 6–8; Gálatas 4;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Quais emoções você tentou ocultar de Deus? Por que geralmente é difícil ser honesto a respeito de nossas emoções?
Pai imutável, graças por me garantires que sabes o que sinto e que preciso tratar das minhas emoções.


Pão Diário - Tudo que é…  (24.setembro.2023).


…irmãos […] tudo que é […]. Pensem no que é excelente e digno de louvor. v.8

Escritura de hoje: Filipenses 4:1-9

Às sextas à noite, minha família assiste a um noticiário que encerra a transmissão com uma história edificante. Comparado às outras notícias, é sempre um refrigério. Uma história recente foi sobre uma repórter que tinha tido COVID-19. Recuperou-se totalmente e decidiu doar plasma para ajudar os outros na luta contra o vírus. Na época, ainda se desconhecia a eficácia dos anticorpos. Mas enquanto nos sentíamos sem ação, até mesmo diante do desconforto de doar plasma (via agulha), ela sentiu que isso “era um pequeno preço a pagar pela provável recompensa”.
-
-
Após a transmissão daquela sexta-feira, estávamos encorajados, ouso dizer: cheios de esperança. Esse é o poder do “tudo que é” que Paulo descreveu em Filipenses 4: “tudo que é verdadeiro […] nobre […] correto […] puro […] amável e […] admirável” (v.8). Paulo pensou em doação de plasma? Claro que não! Mas pensou em ações sacrificiais em favor de pessoas em necessidade. Em outras palavras, um comportamento cristão? Não tenho dúvidas que sim.

Mas essa notícia de esperança não teria tido efeito se não tivesse sido transmitida. É nosso privilégio, como testemunhas da bondade de Deus, buscar o “tudo que é” ao nosso redor e compartilhar essas boas-novas, para que outras pessoas possam ser encorajadas.

Por:  John Blase

Bíblia em um ano: Cântico dos Cânticos 4–5; Gálatas 3;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

Que história sobre “tudo que é” o encorajou recentemente? Quem deseja ou precisar ouvir sua história?
Pai, sei que Tu estás por trás de tudo que é excelente e digno de louvor. Eu te amo.
-
-
Pão Diário - Nenhum mal-entendido  (22.setembro.2023).


E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam… v.28

Escritura de hoje: Romanos 8:26-30

Alexa, Siri e outros assistentes virtuais nos dispositivos em nossa casa, às vezes, não entendem o que dizemos. Uma criança de 6 anos falou com o dispositivo de sua família sobre biscoitos e uma casa de bonecas. Mais tarde, sua mãe recebeu um e-mail dizendo que um pedido de biscoitos e uma caríssima casa de boneca estavam a caminho. Até mesmo um papagaio, cujo dono nunca comprara nada online, de alguma forma, encomendou um pacote de caixas douradas de presente sem seu conhecimento. Uma pessoa pediu ao dispositivo para “ligar as luzes da sala” e ele respondeu: “Não há sala de pudim”.

Não existe qualquer mal-entendido da parte de Deus quando falamos com Ele. Ele nunca se confunde, pois o Senhor conhece o nosso coração melhor do que nós. O Espírito sonda o nosso coração e entende a vontade de Deus. O apóstolo Paulo disse às igrejas em Roma que Deus promete que realizará o Seu propósito de nos tornar maduros e mais semelhantes a Seu Filho (Romanos 8:28-29). Mesmo quando, por causa da “nossa fraqueza”, não sabemos do que precisamos para crescer, o Espírito intercede por nós segundo a vontade de Deus (vv.26-27).
-
-
Preocupado em como se expressar a Deus? Não sabe o que ou como orar? Diga o que puder de coração. O Espírito entenderá e cumprirá o propósito de Deus.

Por:  Anne Cetas

Bíblia em um ano: Eclesiastes 10–12; Gálatas 1;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

O que você poderia compartilhar com Deus agora mesmo? Você se sente encorajado por saber que Ele conhece as suas adversidades?
Deus, obrigado por me conheceres. Eu te amo. Ajuda-me a expressar o que penso e a confiar em ti.
-
-
Pão Diário - Verdade, mentiras e justiceiros  (21.setembro.2023).


Não espalhe boatos falsos… v.1

Escritura de hoje: Êxodo 23:1-9

Em certo jogo, um treinador quis dar uma bola ao menino sentado perto do banco de reservas. Quando jogou-lhe a bola, outro homem a pegou. O vídeo viralizou. Os meios de comunicação e as redes sociais criticaram muito esse homem, sem conhecer toda a história. 

O homem antes ajudara o menino a pegar uma bola, e ambos tinham combinado em dividir as outras bolas extras que conseguissem pegar. Infelizmente, levou 24 horas para a verdadeira história aparecer. A multidão já havia causado danos, demonizando um inocente.

Por vezes, pensamos que temos todos os fatos, quando temos apenas fragmentos. Em nossa cultura atual de pegar os erros, com trechos de vídeos dramáticos e tuítes inflamados, é fácil condenar as pessoas sem ouvi-las. No entanto, a Bíblia nos alerta para não espalhar “boatos falsos” (Êxodo 23:1). 
-
-
Devemos fazer todo o possível para confirmar a verdade, antes de fazer acusações, cuidando para não participar de mentiras. Sejamos cautelosos sempre que um espírito justiceiro se levantar, paixões se acenderem e ondas de julgamento crescerem. Que nos protejamos para não sermos levados “pela maioria na prática do mal” (v.2).

Que Deus nos ajude a não espalhar falsidades. Que Ele nos conceda o que precisamos para demonstrar sabedoria e nos assegure de que nossas palavras sejam realmente verdadeiras.

Por:  Winn Collier

Bíblia em um ano: Eclesiastes 7–9; 2 Coríntios 13;

Clique para ouvir a mensagem do dia


Refletir & Orar

Lembre-se de alguém falsamente acusado. Qual foi o dano causado e como o erro foi corrigido?
Pai, tudo acontece tão rápido hoje. É difícil saber o que é real. Ajuda-me a ser íntegro.
-
-
Pão Diário - Um hóspede inesperado (20.setembro.2023).

        Quando enfrentamos os problemas com Jesus, tornamo-nos inabaláveis. —  Foto/Reprodução.

[Jesus] disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa”. v.5

Escritura de hoje: Lucas 19:1-10

Zaque era solitário. Caminhando pelas ruas, podia sentir os olhares hostis. Mas sua vida deu uma guinada. Clemente de Alexandria, um dos pais da igreja, diz que Zaque se tornou um líder cristão importante e pastor da igreja em Cesareia. Sim, estamos falando de Zaqueu, o principal coletor de impostos que subiu numa figueira-brava para ver Jesus (Lucas 19:1-10).
-
-
O que o fez subir na árvore? Os coletores de impostos eram vistos como traidores, pois tributavam muito seu próprio povo para servir ao Império Romano. Mesmo assim, Jesus tinha a fama de aceitá-los. Zaqueu pode ter questionado se Jesus o aceitaria também. Por ser de estatura baixa, ele não conseguia ver por cima da multidão (v.3). Talvez tenha subido na árvore para tentar ver Jesus.

E Jesus também estava procurando por ele. Quando Cristo chegou à árvore onde Zaqueu estava, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa” (v.5). Jesus considerou absolutamente necessário hospedar-se na casa de Zaqueu. Imagine isso! O Salvador do mundo querendo investir Seu tempo com um rejeitado da sociedade.

Quer seja nosso coração, relacionamento ou vida que precise de conserto, podemos ter esperança. Jesus nunca nos rejeitará quando nos voltarmos a Ele. O Senhor pode restaurar o que foi perdido e quebrado e nos dar um novo significado e propósito.

Por:  Poh Fang Chia  Página do Pão Diário.

Bíblia em um ano: Eclesiastes 4–6; 2 Coríntios 12;
-
-
Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

O que Jesus pode restaurar em sua vida? Que significado isso terá?
Jesus, graças por me procurares quando eu estava perdido no pecado e por redimires minha vida confusa.


Pão Diário - Inabaláveis em Jesus (19.setembro.2023).

        Quando enfrentamos os problemas com Jesus, tornamo-nos inabaláveis. —  Foto/Reprodução.
 
E não tenha medo do povo, pois estarei com você e o protegerei. Eu, o Senhor, falei! v.8
-
-
Bíblia em um ano: Eclesiastes 1–3; 2 Coríntios 11:16-33;

O avião de Louis Zamperini caiu no mar durante a guerra, matando oito dos 11 homens a bordo. Zamperini e dois outros subiram nos botes salva-vidas. Vagaram por dois meses, afugentando tubarões, enfrentando tormentas, desviando-se de balas de aviões inimigos e comendo peixes e pássaros crus. 

Por fim, chegaram a uma ilha onde foram capturados. Por dois anos, Zamperini foi espancado, torturado e trabalhou impiedosamente como prisioneiro de guerra. Sua notável história é contada no livro Invencível (Ed. Objetiva, 2010).

Jeremias é um dos personagens inabaláveis da Bíblia. Suportou conspirações (Jeremias 11:18), foi açoitado e colocado no tronco (20:2), amarrado em um calabouço (37:15-16) e lançado na lama profunda de um poço (38:6). 

Sobreviveu, pois Deus havia prometido ficar com ele e resgatá-lo (1:8). Deus nos faz uma promessa semelhante: “Não o deixarei; jamais o abandonarei” (Hebreus 13:5). Deus não prometeu salvar Jeremias ou a nós de problemas, mas prometeu nos carregar através dos problemas.

Zamperini reconheceu a proteção de Deus e, após a guerra, entregou sua vida a Jesus. Perdoou seus captores e levou alguns a Cristo. Ele percebeu que, embora não possamos evitar todos os problemas, não precisamos sofrê-los sozinhos. Quando os enfrentamos com Jesus, tornamo-nos inabaláveis.
-
-
Por:  Mike Wittmer  Página do Pão Diário.

Escritura de hoje: Jeremias 1:4-10.

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar

O que lhe causa estresse? Jesus está conosco nas provações. Permita que Ele o ampare.
Jesus, Tu és mais forte do que uma tormenta. Por favor, sê o meu amparo na luta que agora enfrento!


Pão Diário - O doce aroma de Cristo (18.setembro.2023)

        Nunca subestime o efeito que uma vida centrada em Cristo pode ter sobre os outros. —  Foto/Reprodução.
Publicado no Conexão Notícia   

Somos o aroma […] percebido […] por aqueles que estão sendo salvos e […] aqueles que estão perecendo. v.15
-
-
Escritura de hoje: 2 Coríntios 2:14-17.

Os dois netos de um fazendeiro das redondezas eram os meus melhores amigos. Íamos à cidade com ele e o seguíamos enquanto fazia compras e conversava com quem conhecia. Ele os conhecia pelo nome e por suas histórias. Parava aqui e ali, perguntava sobre uma criança doente ou um casamento em dificuldades e oferecia palavras de encorajamento. Compartilhava as Escrituras e orava, se fosse necessário. 

Nunca esquecerei esse homem tão especial que não impunha sua fé a ninguém, mas sempre lançava uma semente.

O fazendeiro idoso tinha o que Paulo chamaria de doce “aroma de Cristo” (2 Coríntios 2:15). Deus o usou para espalhar o aroma do “conhecimento de Cristo” (v.14). Ele está com Deus agora, mas sua fragrância ainda permanece onde ele viveu.

C. S. Lewis escreveu: 

Não existem pessoas comuns. Você nunca conversou com um mero mortal”. Dito de outra forma, todo contato humano tem consequências eternas. Todos os dias, temos oportunidades de fazer a diferença na vida das pessoas ao nosso redor, por meio do testemunho sereno de uma vida fiel e gentil ou de palavras encorajadoras a uma alma cansada. Nunca subestime o efeito que uma vida centrada em Cristo pode ter sobre os outros.

Por:  David H. Roper  Página do Pão Diário.
-
-
Bíblia em um ano: Provérbios 30–31; 2 Coríntios 11:1-15;

Clique para ouvir a mensagem do dia


Refletir & Orar

Qual sua opinião sobre a frase “Não há contatos neutros”? Que diferença isso poderia fazer em como você vê todos os seus contatos e conversas ao longo do dia?
Espírito Santo, enche-me com amor, gentileza e bondade para compartilhar com os que me cercam.



Pão Diário - Mova sua cerca (17.setembro.2023)

        Renovados por uma nova visão, também podemos ver a nova direção de Deus em nossa vida. —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no Conexão Notícia em 17.setembro.2023.       

Pois estou prestes a realizar algo novo… v.19.
-
-
Escritura de hoje: Isaías 43:18-21

O padre do vilarejo não podia dormir. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele disse a um grupo de soldados que eles não poderiam enterrar o companheiro deles no cemitério da igreja. Apenas os membros daquela igreja podiam ser sepultados ali. Então os soldados enterraram o companheiro do lado de fora.

Na manhã seguinte, os soldados não encontraram mais a sepultura. “O que aconteceu? O túmulo desapareceu”, disse um soldado ao reverendo. O soldado estava confuso. Mas o pároco explicou: “Ainda está lá. Arrependi-me de ter dito ‘não’ e, ontem à noite mesmo, movi a cerca”.

Deus também pode dar uma nova perspectiva para os desafios de nossa vida, se nós a buscarmos. Foi essa a mensagem do profeta Isaías ao povo de Israel. Em vez de olhar para trás para o resgate no mar Vermelho, eles precisavam mudar de visão, ver Deus fazendo novos milagres, abrindo novos caminhos. 

Esqueçam tudo isso”, Deus os exortou. “Pois, estou prestes a realizar algo novo” (Isaías 43:18-19). Ele é nossa fonte de esperança nas adversidades. “…Sim, farei rios na terra seca, para que meu povo escolhido se refresque…” (v.20).

Renovados por uma nova visão, também podemos ver a nova direção de Deus em nossa vida. Que possamos olhar com novos olhos para enxergar os Seus novos caminhos. Em seguida, com coragem, pisemos em novos solos para segui-lo.

Por:  Patrícia Raybon Página do Pão Diário.
-
-
Bíblia em um ano: Provérbios 27–29; 2 Coríntios 10;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar
A qual novo solo Deus o conduziu e o que você fará estando nele?
Pai, dou graças por me dares uma nova perspectiva. Renova minha visão para vê-la e caminhar contigo.


Pão Diário - Verdadeiramente humilde  (16.setembro.2023)

      O Leão da tribo de Judá nos deu o modelo de humildade a ser seguido.  —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no Conexão Notícia           

[Cristo Jesus] Em vez disso, esvaziou a si mesmo… v.7
-
-
Escritura de hoje: Filipenses 2:1-11.

Quando a Revolução Americana acabou com a rendição da Inglaterra, muitos políticos e líderes militares manobraram para o general George Washington ser o novo monarca. O mundo assistiu, imaginando se Washington seguiria seus ideais de independência e liberdade quando o poder absoluto estivesse ao seu alcance. No entanto, o rei George III da Inglaterra estava convencido de que se Washington resistisse ao poder e voltasse à sua fazenda, ele seria “o melhor homem do mundo”. O rei sabia que a grandeza evidenciada em resistir ao fascínio pelo poder é sinal de verdadeira nobreza e valor.

Paulo sabia disso e nos encorajou a seguir o caminho de Cristo. Jesus “sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar” (Filipenses 2:6). Em vez disso, abriu mão de Seu poder, tornou-se “escravo” e “humilhou-se e foi obediente até à morte” (vv.7,8). Aquele que detinha todo poder renunciou a cada parte dele por amor.

E, no entanto, na derradeira inversão, Deus exaltou Cristo de uma cruz para criminosos “ao lugar de mais alta honra” (v.9). Jesus, que poderia exigir nosso louvor ou nos forçar a obedecer, abdicou de Seu poder num ato de tirar o fôlego que conquistou a nossa adoração e devoção. Por Sua absoluta humildade, Jesus demonstrou verdadeira grandeza, colocando o mundo de cabeça para baixo.

Bíblia em um ano: Provérbios 25–26; 2 Coríntios 9;

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Refletir & Orar
A humildade de Jesus o faz reconsiderar sua definição sobre grandeza?

Obrigado, Jesus, pois em Teu momento de maior desamparo e (aparentemente) de vergonha, demonstraste Teu verdadeiro poder e grandeza.

Por:  Winn Collier  


Pão Diário - Instrumentos moldados por Deus (15.setembro.2023). 

        Somos todos formados pelas mãos do Oleiro. —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no Conexão Notícia  

…Nós somos o barro, e tu és o oleiro; somos todos formados por tua mão. v.8
-
-
Escritura de hoje: Isaías 64:5-9.

Tido como um dos maiores videogames já feitos, A lenda de Zelda: a ocarina do tempo, da Nintendo, vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo e popularizou a ocarina, um pequeno e antigo instrumento musical feito de argila.

A ocarina não se parece com um instrumento musical. Mas, quando tocada, soprando-se em seu bocal e cobrindo vários orifícios ao redor de seu corpo disforme, produz um som muito sereno e firme.

O fabricante usou um pouco de argila, aplicou pressão e calor e transformou a ocarina em um belo instrumento musical. Vejo nisso um retrato de Deus e nós. Lemos em Isaías 64:6,8-9: “Estamos todos impuros […]. Apesar de tudo, ó Senhor, és nosso Pai. Nós somos o barro, e tu és o oleiro […]. Não te ires tanto conosco…”. O profeta estava dizendo: Deus, Tu estás no comando. Somos todos pecadores. Molda-nos em belos instrumentos para ti.

Isso é exatamente o que Deus faz! Em Sua misericórdia, Ele enviou Jesus para morrer por nosso pecado, e agora nos transforma enquanto caminhamos em sintonia com o Seu Espírito. Assim como o sopro do fabricante da ocarina flui no instrumento para produzir uma linda música, Deus age através de nós, Seus instrumentos, para cumprir Sua vontade: sermos mais e mais “à imagem de Jesus” (Romanos 8:29).

Bíblia em um ano: Provérbios 22–24; 2 Coríntios 8;
-
-
Refletir & Orar

Saber que somos um vaso da misericórdia de Deus impacta o que você pensa, diz e faz? De que modo você se submete à Sua transformação?

Pai, graças pela salvação e transformação à semelhança de Jesus. Desejo me submeter ao Teu Espírito.

Clique para ouvir a mensagem do dia:


Por:  Ruth Wan-Lau


Billy Graham: Por que Deus permite o sofrimento?

      Evangelista Billy Graham.  —  Foto/Reprodução/AE Billy Graham.

Billy Graham costumava dizer que não tinha todas as respostas para o sofrimento humano, mas que a Bíblia oferece esperança em meio a isso. Por Billy Graham.
-
-
Com tiroteios em massa e desastres naturais enchendo as manchetes, é normal se perguntar por que um Deus soberano permite o sofrimento . Firme-se nessas verdades baseadas na Bíblia que Billy Graham compartilhou uma vez.  

Em 21 de novembro de 1980, quando o MGM Grand Hotel em Las Vegas pegou fogo, os sobreviventes foram levados ao Centro de Convenções, onde nossas reuniões da Cruzada estavam sendo realizadas. Em entrevista, o governador Robert List falou sobre os bons tempos no MGM apenas 24 horas antes. “E com que rapidez”, disse ele, “a música parou.”

Algum dia, para todos vocês, se não conhecerem a Deus, a música vai parar. Tudo vai acabar. A Bíblia diz: “Está ordenado que os homens morram uma só vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27).

A Bíblia diz que Jó perdeu repentinamente toda a sua riqueza e seus filhos. O diabo disse a Deus: “Se você tirar todas essas posses dele, ele te amaldiçoará e se afastará de você”. Mas Deus respondeu: “Você pode fazer qualquer coisa com ele, exceto que você não pode matá-lo, e então veremos” (Cf. Jó 1:11–12).

Como entender o sofrimento? 

Jó nunca perguntou por que aquelas coisas estavam acontecendo com ele. O mais perto que ele chegou foi quando disse: “Mostra-me por que contendes comigo” (Jó 10:2). Jó estava compartilhando sua agonia de espírito com o próprio Deus que ele não conseguia entender.

O sofrimento carrega uma mensagem de mistério. A Bíblia diz: “Grande é o mistério da piedade” (1 Timóteo 3:16). Quando me pediram para explicar a tragédia do incêndio no MGM Grand Hotel, tive que dizer: “Há um mistério em tragédias como esta. Não sabemos a resposta.” E talvez nunca saibamos até que Deus nos explique todas as coisas.

Para os humanos, há um mistério sobre por que Deus criou a Terra. Há um mistério sobre por que Ele colocou as pessoas nesta terra. Mas Deus revelou as respostas por meio da Bíblia e da pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Na Bíblia você encontrará as respostas para as perguntas e os problemas de sua vida.
-
-
A rebelião do homem

Mas o homem se rebelou contra Deus. O homem disse: “Eu não preciso de Ti, Deus. Eu posso construir meu mundo sem você.” Deus disse: “Se você assumir essa posição, sofrerá e morrerá”. O homem assumiu essa posição e começou a sofrer, e desde então está morrendo. A morte física é apenas a morte do corpo, mas o espírito continua vivo. Se o seu espírito estiver separado de Deus por toda a eternidade, ele será perdido para sempre.

A Bíblia ensina que Satanás é o autor do pecado. O pecado é a razão pela qual temos aflições, incluindo a morte. Todos os nossos problemas e sofrimentos, inclusive a própria morte, são resultado da rebelião do homem contra Deus. Mas Deus providenciou um resgate na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. É por isso que Cristo morreu na cruz. É por isso que Ele ressuscitou dos mortos.

Três mensagens do sofrimento

No sofrimento há também uma mensagem de compaixão. Jesus disse: “Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era estrangeiro e acolhestes-me; Eu estava nu e você me vestiu; estive doente e me visitastes; estive na prisão e fostes ter comigo” (Mateus 25:35–36).

Enquanto o fogo varria o MGM Grand Hotel, vi as equipes de emergência, os militares, o Exército de Salvação, a Cruz Vermelha, os médicos, as enfermeiras e as pessoas vindo para doar roupas e alimentos. Eu vi a compaixão em ação.
-
-
mensagem de unidade

No sofrimento há uma mensagem de unidade. Os filhos gêmeos de Isaque, Jacó e Esaú, estavam brigando e brigando. Mas quando Isaque morreu, eles vieram para enterrá-lo. Por causa da morte do pai, os dois filhos se uniram.

Jesus orou “para que todos sejam um, como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti” (João 17:21). E é assim que devemos ser como cristãos, um em Cristo. Se você nasceu na família de Deus, você é um filho de Deus. Vocês são irmãos e irmãs.

O sofrimento contém uma mensagem de conforto. Em 2 Coríntios lemos:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. — 2 Coríntios 1:3–4

Porquê comigo?

Porque a tragédia aconteceu com você, isso lhe dá um maior senso de unidade com outras pessoas que vivenciam a tragédia. Você pode sentir por eles nessa situação de sofrimento. 

Por termos sido consolados pela Palavra de Deus, nós, por sua vez, podemos consolar outros.

A reação do cristão ao sofrimento

Primeiro , deve ser de adoração. Devemos dizer: “Ó Deus, creio que Tu és o grande e poderoso Deus. Não entendo todas as coisas que estão acontecendo em minha vida, mas, ó Deus, confio em Ti”. Em segundo lugar , devemos pedir a Deus que nos ensine tudo o que Ele deseja que aprendamos sobre Ele, sobre nós mesmos, sobre os outros e como podemos ministrar aos que estão sofrendo.
-
-
Jesus está no controle

Terceiro, nossa atitude no sofrimento deve glorificar a Deus. As pessoas vão nos assistir como cristãos. Eles perguntarão: “Como é que Cristo está tão no controle de sua vida que ele ou ela foi capaz de ajudar os outros?”

Jesus sofreu e morreu por nós na cruz, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Jesus Cristo agora está sentado à direita de Deus Pai e Ele vê nosso sofrimento. Ele vê nossa vida todos os dias e sabe exatamente onde estamos.

A Bíblia ensina que devemos ser pacientes no sofrimento. Isso é o mais difícil de tudo, ser paciente, ter músicas à noite. Peça a Deus para ajudá-lo a ter uma atitude confiante e paciente e a fugir da amargura.

Uma mensagem de advertência

No sofrimento também há, creio eu, uma mensagem de advertência. Você está preparado para encontrar Deus? O que você precisa fazer para estar pronto? Deus tomou a iniciativa de dar Seu Filho Jesus Cristo. Deus diz: “Eu te amo. Eu quero te perdoar. Eu quero que você vá para o céu.” Mas você deve responder a Ele.

Receba Jesus Cristo em seu coração como Senhor, Mestre e Salvador. Siga-o e sirva-o a partir deste momento. Você pode saber que está preparado para encontrar Deus, seja qual for o futuro.

Will Graham: Lembre-se dessas quatro promessas de Deus quando você se perguntar o “por quê”.

Adaptado de “Sofrimento: Por que Deus permite?” por Billy Graham, revista Decision, agosto-setembro de 1981.

Escritura retirada da Nova Versão King James. ©1982 da Thomas Nelson, Inc. Usado com permissão. 

Foto: Associação Evangelística Billy Graham
Associação Evangelística Billy Graham
-
-
CN - Conexão Notícia.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.