Header Ads


Crivella diz que vai analisar relatório da Fiocruz que recomenda lockdown

  O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse que vai analisar um relatório da Fiocruz sobre o isolamento total. —  Foto/Reprodução.


Crivella diz que vai analisar relatório da Fiocruz que recomenda lockdown
Fonte:  O Dia —  Publicado no CN - Conexão Notícia em 12.maio.2020.   

Ao comentar o enrijecimento do isolamento, no entanto, o prefeito citou `pedidos da Firjan e da Associação do Comércio´, que se preocupam com aprofundamento da crise econômica

O prefeito do Rio Marcelo Crivella disse, durante entrevista coletiva no Riocentro, na quinta-feira, que vai analisar um relatório da Fiocruz que recomenda urgência em medidas rígidas de isolamento social no âmbito territorial do estado do Rio de Janeiro. O prefeito, no entanto, citou a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e Associações do Comércio, dizendo que as instituições temem o aprofundamento da crise econômica.

"Eu vou levar essa avaliação da Fiocruz, sobre o lockdown para o nosso conselho cientifico. Já tivemos várias reuniões e até agora essa possibilidade não foi sugerida. Mas, com essa recomendação, vamos reavaliá-la. Por outro lado, tem os pedidos da Firjan (Federação das Industrias do Estado do Rio), das associações do comércio, de um monte de sindicato que também falam do desemprego, da quebra de negócios, da economia estar afundando. E também tem a minha secretaria de Fazenda dizendo: 'Crivella, no final do mês temos que pagar funcionários. São 100 mil aposentados e outros 100 mil servidores, precisamos de receita”, disse Crivella.

Em seu relatório, a Fiocruz afirma que "a não adoção de medidas imediatas de lockdown pode levar a um período prolongado de escassez de leitos e insumos, com sofrimento e morte para milhares de cidadãos e famílias do estado do Rio de Janeiro". A instituição destaca que a implantação do lockdown no estado do Rio não pode acontecer sem a respectiva adoção de medidas de apoio econômico e social às populações vulneráveis, particularmente as que dependem de trabalho informal ou precário, bem como suporte a pequenas empresas.

A Fiocruz menciona a reestruturação e instalação de serviços de saúde emergenciais em localidades populosas e com maior vulnerabilidade social; transferências de renda; ações de segurança alimentar e nutricional; proteção ao emprego; acesso a água e saneamento; apoio e reforço à medidas de limpeza e higiene; e ações específicas de vigilância e controle da propagação da doença nas prisões.

Veja também:
+ Crivella diz que vai analisar relatório da Fiocruz que recomenda lockdown
Ceará registra 5 mortes de enfermeiros e tem 2º maior número de infectados no NE
Governador do Piauí analisa reabertura parcial do comércio
Caixa vai mudar pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 
Golpe promete liberar saque do FGTS em troca de compartilhamento de mensagem 
Hashtag “Obamagate” está entre as mais tuitadas do mundo após post de Trump
Cofen vai à Justiça para preservar profissionais integrantes dos grupos de risco
Sem pedir permissão, centenas de igrejas da Califórnia planejam reabrir em 31 de maio
Itália inicia tratamento em massa com o uso precoce de hidroxicloroquina
Confira as histórias de pessoas lutam contra o desemprego em meio à pandemia 
Inglaterra substitui o slogan “fique em casa” por “fique alerta”
Partidos já vão atrás de Moro por 2022
Moraes mantém suspensão da nomeação de Ramagem para chefia da PF
Americanos são acusados de terrorismo na Venezuela por tentativa de invasão

A expressão lockdown, em inglês, significa confinamento e, no contexto de medidas de isolamento social, envolve um conjunto de medidas restritivas para reduzir ao essencial o trânsito de pessoas nas ruas das cidades. Os contornos que delimitam tais medidas para um local determinado, como o Rio de Janeiro, devem ser pautados a partir da análise de dados e peculiaridades econômicas, sociais, geográficas, políticas e culturais da região, que devem servir de parâmetro para o eventual decreto do confinamento por parte do Executivo.

Na segunda-feira a força-tarefa do Ministério Público do Rio recomendou ao governador do Rio a apresentação de um estudo técnico embasado em evidências científicas e em análise de informações estratégicas para justificar a adoção ou não do bloqueio total no estado.

De acordo com o MPRJ, tanto o estudo objeto da recomendação, como o material hoje recebido da Fiocruz revelam que é imprescindível um planejamento prévio e célere para qualquer medida de "encrudescimento" do isolamento social, levando em consideração não só diretrizes como de saúde pública, vigilância epidemiológica e assistência social, como também a realidade do Rio de Janeiro.


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.