Header Ads


Pesquisadora de Havard aponta Agentes de Saúde (ACS/ACE) como Solução no combate ao Corona Vírus

  Seminário realizado por teleconferência discutiu caminhos para o retorno às atividades econômicas e sociais. —  Foto/Reprodução/SES.


Pesquisadora de Havard aponta Agentes de Saúde (ACS/ACE) como Solução no combate ao Corona Vírus
Fonte:  Agência Câmara de Notícias —  Publicado no CN - Conexão Notícia em 16.maio.2020.   Reportagem de Sílvia Mugnatto e Edição de Wilson Silveira


COVID-19 - A vacina é a saída definitiva para a pandemia de Covid-19. Sem ela, após verificar uma redução sustentada dos casos, é possível flexibilizar o isolamento, mas com testagem para monitoramento de surtos localizados, entre outras medidas. Essa é uma das conclusões de seminário realizado pela comissão externa da Câmara que acompanha as ações do combate ao novo coronavírus. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (14) no Plenário da Câmara dos Deputados. 

Praticamente todos os especialistas criticaram a falta de uma ação centralizada e de uma linguagem única no enfrentamento da crise. A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, disse que algumas ações devem ser locais, mas é necessária uma orientação nacional: “É fundamental nós pensarmos numa forte coordenação nacional, isso se torna mais importante e mais premente neste momento. Uma coordenação baseada nas evidências científicas”. disse.

O economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, também insistiu no ponto: “Ainda há tempo para uma participação do governo federal, agindo de maneira coordenada e científica. Ainda há tempo e necessidade.”

Deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara: “Com 100% na relação dívida-PIB, é claro que as reformas vão precisar ter outro tamanho, não apenas sobre economia, mas também sobre a qualidade dos gastos públicos.”

Deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara: “Com 100% na relação dívida-PIB, é claro que as reformas vão precisar ter outro tamanho, não apenas sobre economia, mas também sobre a qualidade dos gastos públicos.”

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da comissão, disse que uma linguagem única fortalece a esperança das pessoas: “Uma linguagem única se faz necessária e é fundamental. Manter a esperança da população brasileira de que vamos sair deste momento difícil também se faz necessário.”

Vídeo em Destaque:

Pesquisadora Márcia Castro fala sobre a importância dos Agentes de Saúde no combate ao Covid-19. Veja o vídeo!  

Nísia Lima explicou em que condições é possível pensar em flexibilização: “Não é um fenômeno de curta duração. Todo o mundo tem apontado a possibilidade, a partir da sustentabilidade da queda -- ou seja um período sem aumento de casos por 15 dias. Mas é necessário o reforço da vigilância no período seguinte. Fala-se inclusive no novo normal. Ou seja, não voltaremos a exatamente à dinâmica social que tínhamos antes”

A diretora da Fiocruz afirmou ainda que é hora de fortalecer o sistema de vigilância sanitária e o próprio Sistema Único de Saúde (SUS), porque outras epidemias podem surgir no futuro.

Veja também:
Mais de 84,9 mil brasileiros estão curados da Covid-19
MELHORA: Amazonas: mais de 10 mil casos de Covid-19 já receberam alta 
Viralizou na internet: Globo “erra” e aumenta número de mortos por Covid-19 no RJ
Solução: Pesquisadora de Havard aponta agentes de saúde no combate ao Covid-19
Subir em cadáveres para arrancar recursos do governo é inaceitável, diz Paulo Guedes
Enfermeiro se recupera da Covid e volta ao trabalho
Secretaria Especial da Cultura: Governo exonera secretário adjunto de Regina Duarte
MEC prorroga por mais 30 dias a suspensão de aulas presenciais no ensino superior 
Pernambuco: Dos 83 óbitos por Covid-19 em PE, 65 com comorbidades 
Médicos do Ceará denunciam pressão para atestarem mortes como Covid-19 
Crítica de Rodrigo Bocardi à cobertura da Globo sobre Covid-19 viraliza 

Para Márcia Castro, pesquisadora da Universidade Harvard (EUA), o Brasil ainda tem a chance de dar uma resposta mais eficiente, utilizando uma estrutura que já possui: os agentes comunitários de saúde. Ela disse que, em Boston, o governo teve que contratar os chamados “detetives Covid” para ir atrás de contatos de casos positivos com o objetivo de orientar o isolamento.

“Apesar de tudo, eu acho que ainda há tempo. E sinceramente é extremamente difícil imaginar como qualquer decisão de relaxar o distanciamento social possa ser implementada no futuro sem a ajuda dos agentes de saúde. Sem a participação desses detetives Covid. Os agentes comunitários podem realizar busca ativa de idosos, de indivíduos com comorbidades associadas à mortalidade por Covid, bem como mapear as áreas mais vulneráveis dadas as características locais, o padrão de desigualdade local”.

Segundo ela, o uso dos agentes têm sido feito de acordo com prioridades locais, e muitas equipes não têm equipamentos de proteção e nem todos são testados para sair a campo.

O diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap, minimizou o discurso de quem acredita que no médio prazo teremos a imunidade de uma parte da população: “Nós não vamos sair desta pandemia tendo um alto grau de imunidade da população, a chamada imunidade de rebanho. Isso vai demorar muito. Nos países onde isso está mais adiantado, já apontam para 10 a 20% da população neste momento, depois de termos sofrido o pico, o platô e estarmos no decréscimo.”

Paulo também disse que é preciso ter foco em asilos de idosos, que estariam concentrando de 30 a 60% do total de mortes por Covid-19 no mundo, além de presídios e favelas. Para essas comunidades, seria necessário testar precocemente e isolar os positivos em hotéis ou outros tipos de dormitórios pagos pelo governo.

O diretor ainda disse que, com as subnotificações, é preciso prestar mais atenção às curvas de mortes e de internados para decisões de flexibilização. E listou uma série de medidas para a flexibilização que vão desde o fornecimento em massa de equipamentos de proteção até a garantia de distanciamento social no trabalho ou no transporte público.


Já Armínio Fraga, após destacar que a economia pode cair 8% este ano e a dívida pública bater em 100% do PIB, optou por pontuar que, agora, é preciso gastar. E disse que talvez não adiante disponibilizar crédito bancário para micro e pequenas empresas porque isso não vai chegar a quem precisa.

“Negócios, sobretudo pequenos negócios que empregam muita gente, negócios que têm contato direto com seus clientes, praticamente evaporaram. Então esse é um assunto que embora se traduza na prática na transferência de recursos, ele não é um assunto bancário. É um assunto de política pública. No Brasil, podia ser aperfeiçoado se caminhasse nessa direção. Significa uso de mais recursos, mas eu penso que seriam bem utilizados”, afirmou.

A maior parte dos palestrantes apoiou a necessidade de uma campanha publicitária nacional sobre o combate à pandemia, conforme foi defendido pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Citaram a importância de buscar figuras populares como artistas e atletas.



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 






Tecnologia do Blogger.