Redes Sociais

Header Ads

ALAGOAS: Prefeito entrega Tablets para os agentes comunitários de saúde

A ferramenta vai otimizar o trabalho dos profissionais no atendimento domiciliar à população. —  Foto/Reprodução.  

ALAGOAS: Prefeito entrega Tablets para os agentes comunitários de saúde  
Fonte: Prefeitura de Arapiraca —  Publicado no  CN em 30.jun.2020. 

Agentes de Saúde | Na quinta-feira (25), o prefeito Rogério Teófilo oficializou a entrega dos tablets aos mais de 500 Agentes Comunitário de Saúde (ACS) de Arapiraca, durante videoconferência, com a presença do Ministério Público Estadual, representantes da Gestão Municipal e de Sindicatos da Saúde.

A ferramenta vai otimizar o trabalho dos profissionais no atendimento domiciliar à população, possibilitando mais agilidade e qualidade no atendimento. E, ainda, contribuir no combate ao coronavírus. 

Durante o evento, além dos tablets, equipamentos de segurança, a exemplo de máscaras, protetores faciais e aventais, adquiridos pelo Município para garantir a segurança dos servidores foram apresentados ao grupo, que também discutiu sobre o trabalho e empenho da gestão no enfrentamento à pandemia e os protocolos de segurança para os profissionais de saúde.


O Prefeito Rogério Teófilo  ressaltou a importância de momentos como este para a Administração Municipal. Para ele, símbolo do exercício da democracia. O gestor  agradeceu os presentes por terem aceito o convite da reunião, entre eles, os representantes do MP/AL, promotores Rogério Paranhos e Lucas Mascarenhas, dos sindicatos Sindsar, Sindprev e Sindagreste, Joseane Lima, José Lino e Jade de Albuquerque, o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, e o procurador Geral do Município, Rafael Gomes.

VEJA TAMBÉM:
Abono PIS/Pasep libera saques de R$ 88 a R$ 1.045
+“Homem Pateta” é investigado pelo Facebook após denúncias
Ceará prorroga decreto com regras de isolamento social
Profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19 podem solicitar auxílio
Paraíba: Câmara aprova gratificação para profissionais da saúde e extinção de recesso
Zema esclarece vídeo sobre calamidade que voltou a viralizar na internet
COVID-19: Brasil passa EUA e assume liderança em número de recuperados
Hérnia desaparece antes de repórter passar por cirurgia
Minas Gerais: Agentes de saúde e endemias passam a trabalhar com tablets 
O trabalho dos ACS em tempos de pandemia

“Parabenizo o prefeito Rogério Teófilo pela ideia da reunião, frente a uma gestão aberta e participativa, o esforço da equipe de saúde do Município e  dos sindicatos, que juntos com o Ministério Público contribuem, cada um na sua área, pela melhoria da assistência à saúde”, destacou o promotor Rogério Paranhos.

Avanço

A partir dos tablets e do aplicativo utilizado para o atendimento à população, os ACS contarão com um moderno sistema que, além de otimizar o trabalho em campo, eliminando o uso das fichas em papel para os cadastros individuais / famílias, auxiliará no registro e alimentação de um banco de dados de saúde do Município.

O subsecretário de Saúde, Aerton Lessa, explica que, ateriormente, o tempo entre a coleta e a disponibilidade da informação do ACS para a enfermeira da UBS demorava entre 15 e 30 dias. Com o tablet, através do sistema de automação da atenção Básica, os dados são transmitidos automaticamente. 

O acompanhamento dos casos de COVID-19 também será contemplado pelo serviço, sendo mais uma ferramenta no combate à pandemia. Arapiraca é o primeiro município alagoano a utilizar os tablets como estratégia de enfrentamento ao coronavírus.

As informações do banco de dados, integrados ao Sistema de Monitoramento da Saúde, serão fundamentais para que os superintendentes e coordenadores da pasta, enfermeiros, médicos e dentistas consigam acompanhar, através de um painel dinâmico, importantes indicadores de saúde dos cidadãos, e, assim, adotar estratégias de políticas públicas ainda mais eficientes para o município. 

 



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Postar um comentário

0 Comentários