Header Ads


Achado não é roubado? Entenda o que a lei diz sobre Pix recebido por engano

      O número de chaves Pix já ultrapassou 408 milhões e, em um único mês.     —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.
 
Achado não é roubado? Entenda o que a lei diz sobre Pix recebido por engano
Publicado no Conexão Notícia em  29.março.2022.  Atualizado em 04.abril.2022.     

Grupo no WhatsApp Gastar quantias recebidas indevidamente pode levar a até um ano de prisão.
-
-
O Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, se tornou um dos métodos de transferência mais utilizados pelos brasileiros. Atualmente, a ferramenta possui mais de 122 milhões de usuários cadastrados, de acordo com os dados do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) divulgado em fevereiro.

O número de chaves Pix já ultrapassou 408 milhões e, em um único mês, mais de 718 milhões de transferências foram realizadas. Os números mostram que a transação imediata vem sendo muito usada no cotidiano, contudo, a transferência feita em segundos, vem causando, por sua vez, transtornos em titulares apressados. 


O descuido na hora de verificar os valores e os dados de quem irá receber a quantia pode gerar muitos prejuízos.  

Em casos de equívocos, de quem é a responsabilidade pelo dinheiro enviado indevidamente? Quem recebe pode levar o ditado “achado não é roubado” ao pé da letra? Bom, de acordo com a constituição brasileira é crime. No art. 169, a apropriação de bens alheios pode levar, inclusive, à prisão. 

Segundo o advogado criminalista Franklin Gomes, utilizar dinheiro por engano se enquadra na lei de apropriação indevida.

“Há possibilidade de prisão de até um ano para quem se apropria de dinheiro de outra pessoa, ou seja, quem se apropria de uma quantidade de dinheiro ou de qualquer coisa alheia que recebeu por conta de um erro”, disse Gomes.


O especialista ressalta que, ao receber qualquer quantia por equivoco e se apropriar do valor, a pessoa está cometendo um crime. Ao surgir um dinheiro indevido em sua conta, o ideal é entender qual a origem desse valor.

“Não é porque surgiu um dinheiro na sua conta, que você pode se apropriar dele e fazer uso,” conclui o advogado.

RedeTV!
CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

-
-
Karina Bacchi diz que viu drogas e orgias em festas da Globo

      Karina Bacchi durante entrevista concedida ao pastor Lamartine Posella.    —  Foto: Reprodução/YouTube Lamartine Posella.
 
A atriz Karina Bacchi fez revelações polêmicas sobre os bastidores da Globo durante uma entrevista concedida ao pastor Lamartine Posella, no YAHPodCast. Na conversa, Karina afirmou que chegou a presenciar, em festas na casa de diretores da emissora, práticas como orgia e uso de drogas. Leia a matéria completa, aqui!

-
Globo é processada por mais de 17 mil ex-funcionários e teme dor de cabeça bilionária

      Paulo Marinho com uma camisa branca e um sorriso, olhando para a câmera.   —  Foto/Reprodução.
 
Por causa do Uma Só Globo, que reuniu todas as empresas do grupo, a emissora viu o número de disputas judiciais trabalhistas explodirem. São 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível... Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.