Header Ads


RJ: Prefeitura de Petrópolis promove conscientização sobre covid-19 com agentes comunitários de saúde

 Os agentes são orientados a realizar visita na região próxima ao domicílio. —  Foto/Reprodução.  


RJ: Prefeitura de Petrópolis  promove conscientização sobre covid-19 com agentes comunitários de saúde
Fonte: Diário de Petrópolis —  Publicado no  CN em 11.jun.2020.   

Agentes de Saúde — A prefeitura segue apostando em ações de conscientização como uma das principais armas no combate ao coronavírus em Petrópolis. Além de fazer o trabalho através das equipes de fiscalização, outro serviço importante que tem sido realizado envolve 222 agentes comunitários de saúde. Eles atuam nos bairros para levar para os moradores nos bairros informações sobre a Covid-19 e formas de prevenção e, caso necessário, fazem o monitoramento pessoas que manifestaram sintomas ou mesmo contraíram a doença. Em quase três meses, os agentes fizeram 36.147 visitas em comunidades.

“A participação de toda a população, inclusive dos moradores das comunidades, é fundamental para o combate dessa doença na nossa cidade. Esse trabalho dos agentes comunitários tem um papel extremamente importante que é o de garantir que as informações vão chegar para todas as pessoas, inclusive os moradores das comunidades”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Uma das funções de um agente comunitário de saúde é desenvolver atividades de prevenção através de ações educativas. Fora da época da pandemia, muitas dessas atividades aconteciam em grupo, mas nos últimos meses, foi preciso adaptar esse serviço.

“Os agentes são orientados a realizar visita na região próxima ao domicílio, ou seja, eles vão até a área externa, em frente às casas, na medida do possível, com distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro dos moradores, uso de equipamentos de proteção individual, evitando contato físico. A ideia, além de monitorar os pacientes, é identificar possíveis agravos e sinalizar para a equipe técnica do PSF do bairro, para executar os cuidados necessários”, explica a diretora de atenção básica, Giselle Nunes.

Uma das equipes que tem ido para as ruas para levar informações aos moradores é a que atua na região do Amazonas, no Quitandinha. A agente comunitária de saúde, Ester Ribeiro, e a enfermeira Silvana Pereira percorrem a comunidade para perguntar se algum morador apresentou sintomas e como está a condição de saúde deles. Elas também orientam sobre a forma correta de lavagem das mãos e uso do álcool em gel, a importância de evitar aglomerações, o uso da máscara caso precisem sair para a rua, os cuidados necessários com a limpeza no momento de retorno para casa (por exemplo, a higienização das embalagens do que foi comprado na rua), entre outros tópicos.

VEJA TAMBÉM:
Homem invade sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, e faz repórter refém
Agente de saúde da Ilha de Itamaracá testa positivo para coronavírus e vence a luta
Sem aventais, agentes de saúde usam sacos de lixo contra coronavírus em Dourados 
Agente de saúde da Ilha de Itamaracá testa positivo para coronavírus e vence a luta
Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador
MG Novos agentes de saúde (ACS/ACE) garante reforço da Atenção Primária
Francisco Beltrão: Agentes comunitários ganham tablets para trabalho nos bairros  Saúde
JASB - ALAGOAS: Nota de Repúdio dos Servidores Públicos Municipais de Rio Largo 
R$ 1,2 bilhão: SUS ganha reforço na identificação precoce de casos de COVID-19

“A população tem medo dessa doença, então os moradores nos recebem com receptividade quando fazemos as visitas. Nosso desafio é transformar essas informações, o que deve ser feito e o que não deve, em ação prática. É um trabalho de insistência, de estar sempre relembrando e orientando as pessoas”, ressalta Ester.

Mas é um trabalho que dá resultado. Na Comunidade Pedras Brancas, na Mosela, a moradora Valéria Guimarães foi uma das pessoas que recebeu orientações das agentes comunitárias de saúde. Ela tem hipertensão e é acompanhada pelos profissionais do PSF local. Mesmo não recebendo as agentes dentro de casa, ela continua em contato com elas e conta o que aprendeu para se prevenir do coronavírus.

“A agente está sempre passando por aqui, perguntando se precisa de alguma coisa, orientando sobre o álcool em gel, sobre a máscara. Eu sou hipertensa, faço parte do grupo de risco, e quando ela não pode vir aqui, ela liga perguntando se está tudo bem”, elogia a moradora.


Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!
*COVID-19: Monitoramento dos casos de infecção de ACS/ACE 


VÍDEO EM DESTAQUE:


VÍDEO: Ilda Angélica, durante  interação com a Câmara dos Deputados. 


Tecnologia do Blogger.