Header Ads


Dias Toffoli é eleito para presidir 1ª turma do STF. Barroso ficou de fora e brincou que levou um golpe.

STF Barroso seria o novo presidente da 1ª Turma, não fosse o fato de Toffoli ter regressado ao colegiado, tornando-se o membro mais antigo que não exerceu a função.  —  Foto/Reprodução.

Dias Toffoli é eleito para presidir 1ª turma do STF. Barroso ficou de fora e brincou que levou um golpe.
Publicado no Conexão Notícia em 01.dez.2020.  

Agentes de Saúde A escolha foi feita por aclamação. O Regimento da Corte determina que o presidente da Turma será sempre o membro mais antigo, que nunca tenha exercido o cargo. É proibida a recondução, até que todos os seus integrantes hajam exercido a presidência.

Durante a eleição, o ministro Roberto Barroso brincou com a situação. Em seu votou disse: “Eu acho que fui vítima de um golpe”. O magistrado fez a piada porque seria o próximo presidente, não fosse o retorno de Toffoli à Turma, com o fim de seu mandato como presidente do Supremo.


Como Rosa Weber é a atual presidente, e como Roberto Barroso, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes já estiveram na função, a tarefa ficou com Toffoli.

O ministro tomará posse em fevereiro de 2021. Ficará no cargo por 1 ano. Caberá a ele decidir quais serão as pautas de julgamento.

Assista (4min28seg) à eleição do futuro presidente da 1ª Turma:
 
 
Por Nathan Victor

Conteúdo relacionado:
Mosquitos e caramujos são os animais que mais causam mortes em humanos no mundo

 
Tecnologia do Blogger.