Header Ads


Mosquitos e caramujos são os animais que mais causam mortes em humanos no mundo

 A esquistossomose causa a morte de mais de 10 mil pessoas anualmente. Ela é transmitida por minúsculos caracóis  —  Foto/Reprodução.

Mosquitos e caramujos são os animais que mais causam mortes em humanos no mundo
Publicado no Conexão Notícia em 12.nov.2020.  

Agentes de Saúde  | Quando pensamos em animais mortais, é natural imaginarmos que os mais perigosos são aqueles com dentes grandes e afiados, como leões e tubarões. Mas na verdade esse mito não é real.

Julgando apenas a letalidade de uma criatura pelo número de pessoas que ela mata por ano, o mosquito fica na frente de quaisquer outras espécies.

A malária mata mais de 600 mil pessoas ao ano, enquanto 200 milhões de pessoas sofrem com a doença diariamente. Ela é transmitida por mosquitos.

Um infográfico compartilhado por Bill Gates em seu blog destacou os 15 animais mais mortais do mundo, com base no número de seres humanos que morrem ao entrar em contato com eles a cada ano. Ele revela que o mosquito mata mais do que todos os outros animais listados juntos.

A Fundação Bill e Melinda Gates tem trabalhado em se conseguir maneiras de erradicar a malária, bem como outras doenças transmitidas pelos insetos. Segundo informações do próprio blog, o número destes insetos em época de reprodução supera qualquer outra espécie no mundo, exceto cupins e formigas.


Para se ter uma ideia, tubarões matam “apenas” 10 pessoas por ano. Leões fazem 100 vítimas fatais anualmente, enquanto crocodilos tiram a vida de 1000 pessoas no mesmo período. Mesmo assim eles possuem reputação dos mais temíveis animais do planeta.

Tubarão, mosquito e leão
Mosquitos e caramujos são os animais que mais matam humanos no mundo.

Além dos mosquitos, os caramujos são outros seres bastante mortais. A esquistossomose é acusada de causar a morte de mais de 10 mil pessoas anualmente. Ela é transmitida por minúsculos caracóis parasitas que vivem em rios e lagos em regiões tropicais e subtropicais do planeta.

Eles escavam a pele humana, aproximando-se do abdômen para colocar seus ovos. A doença pode incluir a paralisia das pernas e vômitos de sangue, bem como sintomas semelhantes aos da gripe.
 
Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

 Conteúdo relacionado:


   
Tecnologia do Blogger.