Header Ads


Agentes de endemias recebem certificado de capacitação para reforçar trabalho preventivo em Ilhéus

O prefeito Mário Alexandre entregou aos 23 novos agentes de combate às endemias o certificado do curso de capacitação.  —  Foto/Reprodução.

Agentes de endemias recebem certificado de capacitação para reforçar trabalho preventivo em Ilhéus
Publicado no Conexão Notícia em 21.out.2020.  

Agentes de Saúde  O prefeito Mário Alexandre entregou aos 23 novos agentes de combate às endemias (ACE) o certificado do curso de capacitação, voltado ao trabalho preventivo realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) para enfrentamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. O ato ocorreu na terça-feira (20), no Auditório do Centro Administrativo da Conquista.

Os agentes foram contratados por meio de processo seletivo com o objetivo de ampliar o quadro de profissionais que atuam diariamente para reforçar o combate às arboviroses.

“Aumentamos o número de profissionais que realizam o trabalho porta a porta, junto às famílias e nas ações de combate às doenças. Mas acima de tudo, buscamos valorizar o servidor e melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Esse trabalho é fundamental para garantir a saúde da população e por isso merece o nosso comprometimento”, ressaltou Mário Alexandre.

Segundo Roberto Reis, coordenador de Combate às Endemias da Sesau, o município conta com 120 agentes. Ele destacou a importância do trabalho para diminuição do índice de infestação do mosquito da dengue, reforçado com a retomada dos serviços do carro fumacê, que circula pelos bairros das 2h às 6h da manhã.


Os agentes de combate às endemias também dão apoio aos agentes de saúde na realização da busca ativa de sintomáticos respiratórios para rastreamento e notificação de casos positivos da Covid-19.

Disque-dengue – A população pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios e casas abandonadas, através do número (73) 3234-2031. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mas todos podem colaborar na redução de casos cobrindo tanques e tonéis, limpando quintal e calhas e evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.

Conquistas – Em agosto último, o prefeito sancionou a Lei nº 4065 que autoriza o repasse do incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias e estabelece novo piso salarial referente ao ano de 2020, com concessão de 50% do auxílio fardamento

Jornal do Radialista.


Tecnologia do Blogger.