Header Ads


Atendendo a exigências do Governo Federal, Prefeitura faz entrega de tablets para agentes comunitários de saúde

Os agentes comunitários de saúde se reuniram na Câmara Municipal de Jales, divididos em grupos com o objetivo de evitar aglomerações.  —  Foto/Reprodução.

Atendendo a exigências do Governo Federal, Prefeitura faz entrega de tablets para agentes comunitários de saúde
Publicado no Conexão Notícia em 20.out.2020.  

Agentes de Saúde A Prefeitura de Jales realizou na quarta-feira, dia 14 e na quinta-feira, dia 15 de outubro, a entrega de tablets aos agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde. Estiveram presentes o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins e o responsável pela assessoria em tecnologia da informação da Secretaria e responsável pela capacitação, Pedro Podsclan.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) se reuniram na Câmara Municipal de Jales, divididos em grupos com o objetivo de evitar aglomerações, seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Os equipamentos contêm o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos agentes durante as visitas domiciliares que realizam. Antes da entrega, as planilhas eram preenchidas manualmente, depois, os ACSs lançavam os dados no sistema.

“Como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento, já que os agentes, enfermeiros e médicos passarão a ter mais informações sobre o histórico dos pacientes. A precisão das informações também ganha reforço com a chegada dos tablets”, ressaltou a secretária Maria Aparecida.

O prefeito Flávio disse que essa é uma “importante conquista em benefício da população, As tradicionais fichas de papel usadas pelos agentes comunitários foram hoje substituídas por 70 tablets. O objetivo principal do uso desses equipamentos é informatizar o trabalho diário das equipes, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, desta forma, ganhar tempo e ampliar o número de visitações, trazendo mais qualidade ao atendimento”, lembrou. 

“Os equipamentos prometem tornar o trabalho mais ágil, pois com os tablets, somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado. Investimos cerca de R$ 100 mil para comprar os tablets, o novo servidor da secretaria e alguns equipamentos que serão necessários para garantir a eficiência no funcionamento do novo sistema”, explicou o chefe do Poder Executivo jalesense.

Outro fator relevante da informatização dos dados, segundo a secretária de Saúde, é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes.


O responsável pela capacitação dos servidores frisou que a implantação da ferramenta tecnológica representa um avanço para o município. 

“Poucos municípios do país possuem equipamentos como esses que estamos entregando hoje. Mesmo diante dessa crise econômica, a Prefeitura está investindo porque acredita no trabalho dos agentes de saúde, profissionais que estão mais próximos da população. Com os novos tablets, temos certeza que será possível fazer um trabalho ainda mais eficiente nas comunidades”.

Maria Aparecida encerrou a solenidade de entrega dos equipamentos parabenizando as equipes de agentes comunitários de saúde e ressaltou que o trabalho do município está em conformidade com as exigências e orientações do Governo Federal.

A Tribuna.

Conteúdo relacionado:




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Tecnologia do Blogger.