Header Ads


Alagoas: Agentes comunitários e de endemias assinam carta de compromisso com candidatos a prefeito, reivindicando direitos

 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias buscam garantir direitos não conquistados até o momento.  —  Foto/Reprodução.

Alagoas: Agentes comunitários e de endemias assinam carta de compromisso com candidatos a prefeito, reivindicando direitos
Publicado no Conexão Notícia em 05.nov.2020.  

Agentes de Saúde | Candidatos a prefeito de Maragogi, assinam carta compromisso do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas - SINDACS-AL.

Documento com reivindicações dos ACSs e ACEs foi entregue pelo diretor Alex Silva no final do mês passado, precisamente na quarta-feira (28), Dia do Servidor Público.

O diretor executivo do SINDACS-AL, Alex Silva, esteve reunido com os três candidatos ao cargo de prefeito de Maragogi, para solicitar a assinatura de uma carta compromisso voltada aos direitos dos servidores públicos municipais, sobretudo aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Alex Silva, diretor executivo do SINDACS-AL —  Foto/Reprodução.

Na carta, estão elencados os principais compromissos esperados do prefeito eleito no pleito de 2020: pagamento dos salários em dia (dentro do mês trabalhado ou até o 5° dia útil do mês seguinte); finalização e aplicação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) com incorporação salarial igual ao do último concurso e tabela (início em janeiro de 2021); repasse de incentivo adicional de fim de ano aos ACSs e ACEs (iniciando em dezembro de 2020); avaliar a elaboração de dois Projetos de Lei (incentivo de fim de ano e substituição da lei do PMAQ); garantir aos agentes contratados o direito às mesmas gratificações que os efetivos possuem; aplicar o reajuste salarial de acordo com a lei 13.708 de agosto de 2018; garantir integralmente o fornecimento de EPIs, materiais didáticos e protetor solar; e realizar um novo processo seletivo para ACSs e ACEs em 2021.


Para o diretor Alex Silva, a assinatura da carta possui uma forte representação simbólica, pois além de firmar o compromisso com a gestão pública que irá assumir o município em 2021, o ato foi realizado no Dia do Servidor Público. 

Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, como servidores públicos municipais, possuem direitos fundamentais e nós, do SINDACS-AL, estamos sempre comprometidos em defender as categorias. Solicitei as assinaturas da carta compromisso com o intuito de fiscalizar e cobrar o cumprimento das reivindicações com mais propriedade, comentou.

Assinaram o documento o atual prefeito e candidato à reeleição, Sérgio Lira (PP), e os candidatos Marcos Madeira (MDB) e Professor Adriano (REDE).

 SINDACS-AL

Conteúdo relacionado:
 
Tecnologia do Blogger.