Header Ads


Pará: Agentes Comunitários de Saúde contarão com tablet’s para facilitar atendimentos

Secretária de Saúde Dayane Lima fazendo a entrega aos ACSs.  —  Foto/Reprodução.

Pará: Agentes Comunitários de Saúde contarão com tablet’s para facilitar atendimentos
Publicado no Conexão Notícia em 23.out.2020.  

Agentes de Saúde  O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, ampliar o número de visitações.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam no município de Santarém passarão a contar com tablet’s. Ao todo, foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) 495 dispositivos, sendo 280 para os profissionais que atuam na área urbana, 115 para a região de rios e 100 para a região do planalto. O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, ampliar o número de visitações. 

Atualmente, esses profissionais efetuam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas de papel. Após a visita os agentes ainda precisam digitar os dados em sistemas de informação. Com as novas ferramentas a exportação de dados dos atendimentos é feita com mais agilidade e eficácia.

“Optamos pelos Tablet’s por ser uma forma de garantir ao profissional ACS melhores condições de trabalho e garante maior agilidade na atualização dos sistemas. Usamos a tecnologia ao nosso favor aprimorando o atendimento, informatizando cada vez mais o processo de levantamento de dados, além de diminuir o uso do papel” ressalta Dayane Lima, secretária de saúde de Santarém.

VEJA TAMBÉM:

Para Mara Santana, ACS que atua no Bairro da Esperança, o tablet representa um apoio fundamental no exercício da profissão. A área é composta por 2 equipes com 12 agentes que acompanham mais de 4 mil moradores. Cada profissional atende cerca de 400 pessoas e em média precisam preencher 3 fichas em cada atendimento.  O equipamento trará mais praticidade. 

“Vai facilitar porque usamos muito papel. Em média, durante os atendimentos precisamos preencher três fichas. O Tablet deve facilitar tanto para a secretaria tanta na questão financeira, pois hoje precisamos tirar muitas cópias dessas fichas, assim como para a gente que vai ser um peso a menos durante os deslocamentos. Será possível estarmos na casa do morador, coletar os dados e enviar tudo de forma mais prática”, declara a agente. 

Novos kits também foram entregues aos ACSs —  Foto/Reprodução.

Além do dispositivo, os Agentes Comunitários de Saúde estão recebendo também novos kit’s que incluem uniformes, bonés, mochilas e protetor solar, garantindo maior segurança e comodidade durante as visitas domiciliares.

Ascom Semsa (PA)

 
Conteúdo relacionado:






Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Tecnologia do Blogger.