Header Ads


Vídeo - Menina que criou escola em barraco de taipa terá colégio de verdade

 Escola em barraco de taipa ajuda 30 crianças que ficaram sem estudar na pandemia. —  Foto/Reprodução/ Neyara Pinheiro.

Vídeo - Menina que criou escola em barraco de taipa terá colégio de verdade
Publicado no Conexão Notícia em 16.mar.2021.  

Solidariedade Érika tem apenas 12 anos, mas uma maturidade de gente grande! Foi dela a ideia de criar uma escola em barraco de taipa, para que as crianças da comunidade pudessem continuar os estudos durante a pandemia.

E foi tanto amor envolvido no projeto, que a ideia ecoou e começa a trazer benefícios a todos. Sensibilizado, o governo anunciou que vai construir uma escola de verdade no local e a família da menina, que tirava o sustento do lixão, começou a ganhar ajuda financeira. Ela também ganhou mais de R$ 150 mil numa vaquinha online.

No local não há nenhuma fachada. No entanto, a garota fez questão de fixar uma placa na frente da pequena escola: “Toda criança tem o direito de estudar”.

Com nome mais que apropriado, a Escolinha Esperança fica em uma ocupação irregular no município de Coelho Neto, no interior do Maranhão.


Lá, Érika dá aulas para alunos que ficaram sem aprendizado desde o início da pandemia porque não têm acesso ao ensino online. E tem sido uma grande motivação para as crianças da região.

Construção da escola

Érika começou a coletar tudo o que poderia servir de material. Além dos itens que a mãe e a irmã da menina conseguiram pegar em um lixão próximo, a comunidade doou livros usados, móveis e restos de lápis.

Pensei em criar a escolinha porque vi que muitas crianças estavam sem ter aulas, vi que meus colegas estavam tristes, conta a menina.

O barraco com paredes de barro e piso de terra batida é da família da Érika, que cedeu o local para a menina iniciar as aulas.

O bem vai e volta

A história de Érika se tornou conhecida após a jornalista Neyara Pinheiro, divulgar um vídeo mostrando o espaço e falando da determinação da pequena professora. Depois disso, Érika ganhou uma vaquinha online que já arrecadou mais de R$ 150 mil.

Uma equipe do governo do estado visitou a família da menina e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, anunciou a construção de uma Escola Digna no local.

A história dela inspirou. Nós iremos implantar o programa Escola Digna na comunidade dela, em parceria com a Prefeitura. Um espaço lúdico, de leitura, com sala de aula, para que ela possa continuar desenvolvendo isso que é uma vocação, que é um sonho, comentou Felipe.

A família de Érika também foi beneficiada com ajuda financeira. Até então, eles tiravam todo o sustento do lixão que existe na região.

Veja o vídeo da Neyara, que mostra a história da Érika:

Por Monique de Carvalho com informações do Brasil de Fato.

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.