Header Ads


GOVERNO - Agora é lei: ICMS deverá ser cobrado uma única vez e será igual em todo o país

      Lei também reduz a zero as alíquotas federais do PIS/Pasep e da Cofins sobre os combustíveis.     —  Foto/Reprodução.
 
GOVERNO - Agora é lei: ICMS deverá ser cobrado uma única vez e será igual em todo o país
Publicado no Conexão Notícia em  22.março.2022.  Atualizado em 24.março.2022.   

Brasil Legislação que altera o tributo estadual sobre os combustíveis foi sancionada por Bolsonaro.
-
-
Sem nenhum veto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar que simplifica a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O tributo estadual único também valerá para o gás natural e para a querosene de aviação.


Atualmente, a alíquota do imposto é um percentual cobrado em cima do preço final do litro na bomba, que sofre variações do dólar e do preço internacional.

O novo texto, sancionado pelo chefe do Executivo, determina que a cobrança ocorra sobre o preço na refinaria ou no balcão de importação, quando o combustível vier do exterior. Os novos valores ainda serão definidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne os secretários da área econômica de todos os estados e do Distrito Federal.
-
-
O diesel é o único combustível que deve adotar uma regra de transição emergencial. Enquanto não começar a cobrança única, o valor de referência será a média móvel dos preços nos últimos cinco anos.

Após a definição das novas alíquotas, o ICMS só pode sofrer o primeiro reajuste 12 meses depois. Os aumentos seguintes podem ser feitos em intervalos de seis meses.

-
-
A lei também reduz a zero as alíquotas federais do PIS/Pasep e da Cofins sobre os combustíveis. Mesmo com a nova legislação, Bolsonaro não descartou adotar novas medidas para frear a escalada dos preços – como a introdução de subsídios ou até mesmo uma mudança na política de preços da Petrobras.

Marcos Rocha
CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

-
-
Medicina - ‘Não há evidências’ de que crianças saudáveis ​​precisam de doses de reforço, afirma principal cientista da OMS

      Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde.     —  Foto/Reprodução/Fabrice Coffrini/POOL/AFP via Getty Images.
 
A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dra. Soumya Swaminathan afirmou que não há evidências atualmente disponíveis para apoiar a administração de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 em crianças ou adolescentes saudáveis.

-
-
Globo é processada por mais de 17 mil ex-funcionários e teme dor de cabeça bilionária

      Paulo Marinho com uma camisa branca e um sorriso, olhando para a câmera.   —  Foto/Reprodução.
 
Por causa do Uma Só Globo, que reuniu todas as empresas do grupo, a emissora viu o número de disputas judiciais trabalhistas explodirem. São 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível... Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.