Header Ads


Pai cria sistema para crianças com câncer, após perder filho para doença.

      O pai desenvolveu um curativo que ajuda a monitorar a temperatura de pacientes com câncer.     —  Foto/Reprodução.
 
Pai cria sistema para crianças com câncer, após perder filho para doença
Publicado no Conexão Notícia em  03.abril.2022.       

Grupo no WhatsApp Foi a dor de perder um filho de apenas 2 anos para o câncer que fez o engenheiro Joel de Oliveira Júnior, de 50 anos, desenvolver um dispositivo que ajudará outros pacientes infantis que sofrem com a doença.
-
-
O sistema monitora os sinais vitais dos pacientes com câncer, permitindo que alertas sejam enviados aos responsáveis a tempo de salvar aquela vida.

A tecnologia foi desenvolvida pela sua startup Luckie Tech, fundada coincidentemente no dia e mês em que o filho de Joel faleceu: 28 de junho.

Perda

Lucas faleceu em 2013, após lutar contra um neuroblastoma — a terceira neoplasia maligna mais comum na infância e adolescência, após a leucemia, de acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer.


Joel, que mora em São José dos Campos (SP), contou que Lucas tinha um neuroblastoma localizado em cima do rim.
-
-
Os primeiros sintomas da doença surgiram em 2011. “Ele tinha uma febrinha que sempre foi tratada como uma virose”, lembra o pai.

“Um dia, apertei a barriguinha dele e estava mais dura do que eu pensei que deveria”, continuou.

Com o quadro agravado, os pais levaram o menino para um pediatra, que pediu alguns exames. O diagnóstico do câncer veio logo depois.

Ajudando outros pais

Joel nunca superou a morte do pequeno e passou a pensar em uma maneira de ajudar outros pais a não passarem pela mesma dor.

Em 2019, o engenheiro descobriu que poderia desenvolver uma ferramenta que pode ser controlada pelos próprios pais do paciente.

“Temos que medir a temperatura delas a cada duas horas, porque a febre é o primeiro sinal que tem uma inflamação”, explica o pai. De acordo com ele, esse trabalho, muitas vezes, pode ser tornar desgastante para as famílias.
-
-
Inicialmente, o dispositivo pode ser usado em crianças de todas as faixas etárias. Ele informa a temperatura exata dos pequenos.

O próximo passo, segundo Joel, é que a tecnologia consiga medir também a oxigenação e os batimentos cardíacos dos pacientes.


O dispositivo é equipado com sensores, bateria, antenas e circuitos e lembra um curativo adesivo que deve ser colocado na axila da criança.

Joel e o filho Lucas - Foto: arquivo pessoal

A partir daí, os pais podem monitorar a criança a partir de um aplicativo. Inclusive, caso a criança esteja longe dos pais, o próprio app mostra a localização para que um socorro seja enviado rapidamente.
-
-
Além dos pais, os dados podem ser enviados para médicos e hospitais, de forma online.

Joel diz que a intenção é dar velocidade ao atendimento caso o paciente tenha alguma intercorrência, diminuindo os custos com internações de UTI, por exemplo.

A startup conta ainda com a parceria com a PROA.AI, empresa de inteligência artificial.

Distribuição comercial

Antes de colocar o aplicativo para venda, Joel explicou que ele ainda passará por alguns ajustes. Também é necessário testar a ferramenta em um estudo clínico, que envolverá 200 pacientes — 100 crianças e 100 adultos.
-
-
Simultaneamente, a startup está reunindo os dados para pedir a certificação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para começar a vender a ferramenta para hospitais e planos de saúde.

CN - Conexão NotíciaPor Monique de Carvalho com informações de Revista Crescer.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

-
-
Karina Bacchi diz que viu drogas e orgias em festas da Globo

      Karina Bacchi durante entrevista concedida ao pastor Lamartine Posella.    —  Foto: Reprodução/YouTube Lamartine Posella.
 
A atriz Karina Bacchi fez revelações polêmicas sobre os bastidores da Globo durante uma entrevista concedida ao pastor Lamartine Posella, no YAHPodCast. Na conversa, Karina afirmou que chegou a presenciar, em festas na casa de diretores da emissora, práticas como orgia e uso de drogas. Leia a matéria completa, aqui!

-
Globo é processada por mais de 17 mil ex-funcionários e teme dor de cabeça bilionária

      Paulo Marinho com uma camisa branca e um sorriso, olhando para a câmera.   —  Foto/Reprodução.
 
Por causa do Uma Só Globo, que reuniu todas as empresas do grupo, a emissora viu o número de disputas judiciais trabalhistas explodirem. São 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível... Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.