Header Ads


Durante pandemia, agentes de saúde têm função de levar medicamentos aos pacientes com doenças crônicas

Durante pandemia, agentes de saúde têm função de levar medicamentos aos pacientes com doenças crônicas. —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Araxá.  


Durante pandemia, agentes de saúde têm função de levar medicamentos aos pacientes com doenças crônicas   
Fonte: G1 PA  —  Publicado no  CN em 28.maio.2020. 

Coronavírus | Agentes de Saúde -  Os grupões foram suspensos e os participantes são aconselhados a ficar em casa para evitar contágio.
  
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em Santarém, no oeste do Pará, durante esta pandemia, têm função de levar medicamentos nas casas dos pacientes com doenças crônicas. Esses profissionais atendem até 750 pessoas por área.

De acordo com a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará (Sindsaúde), estes trabalhadores são de extrema importância no combate ao novo coronavírus, porque além de levar as informações sobre a prevenção de doenças, garante que a população carente tenha acesso aos direitos básicos e programas de saúde.



Conforme o decreto municipal, foram suspensos os grupões realizados pelas Unidades Básica de Saúde (UBS’s) para pacientes hipertensos e diabéticos; gestantes; tabagistas; saúde mental e demais grupos existentes na rede de assistência em saúde que ocasionam aglomerações.

Dessa forma, mantendo o distanciamento e usando Equipamentos de Proteção Individual (IPIs), os ACS realizam a entrega dos medicamentos a esses grupos de doentes crônicos. Além de ser fundamental na identificação dos acamados e informar as equipes para que eles possam receber a dose da vacina da H1N1.

Veja também:
Durante pandemia, agentes de saúde têm função de levar medicamentos aos pacientes 
Coronavírus: Agentes de Saúde realizam ação de prevenção em comércio 
COVID-19: 12 casos de óbitos entre os agentes de saúde (ACS/ACE) 
Agente de saúde com sintomas de Covid-19 diz que categoria não passa por testes
Vigilância Epidemiológica traçam estratégias de controle às arboviroses
Agentes de saúde auxiliam pesquisadores do Ibope contra à covid-19
Após adaptação, agentes de saúde ganham importância ainda maior na pandemia 
Justiça determina afastamento de agentes de saúde que fazem parte do grupo de risco  
O Agente de Saúde e a pandemia: e agora, qual é o meu papel?

“Os ACS criam laços de amizades com as famílias de sua micro área de atuação. Nesse momento de pandemia esses profissionais são fundamentais na vida dessas pessoas”, finalizou Andréia Lima de Souza, coordenadora do Sindsaúde Santarém



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.