Header Ads


Agentes de Saúde vibram com início do curso Técnico em ACS em Mato Grosso

Deputado estadual Max Russi, presidente da Câmara Setorial Temática dos ACS/ACE na Assembleia. Articulador do CTACS  —  Foto/Reprodução.

Agentes de Saúde vibram com início do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde em Mato Grosso
Publicado no Conexão Notícia em 24.fev.2021.  

Agentes de Saúde | A agente comunitária de saúde Fernanda Franciele Maçaneiro, de Campo Verde, está empolgada com as aulas do primeiro módulo do curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), ofertado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo e apoio do governo estadual.

Terminei o primeiro módulo e fiquei encantada com a riqueza de informações dos conteúdos, um nível muito acima do que eu imaginava. Com certeza esse curso nos tornará profissionais diferenciados, comentou Fernanda. 

O primeiro módulo é sobre o conteúdo Introdução a Ciências da Saúde, englobando as disciplinas de Biossegurança, Primeiros Socorros, Anatomia e Fisiologia, e Ética e Bioética.

A aluna acredita que o curso oferece inúmeras possibilidades, inclusive pessoais

No dia a dia como agente comunitária de saúde me deparo com muitos questionamentos que não estou apta a responder, mas agora, fazendo essa capacitação, a realidade será outra. Sou muito grata a todos os envolvidos por essa oportunidade única, que veio para somar, não só profissionalmente, mas também na vida pessoal, porque é um aprendizado que levamos para a vida toda, conclui Fernanda.

As aulas virtuais e presenciais são realizadas com o acompanhamento de tutores e apoios técnicos selecionados nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.


A agente comunitária de saúde do município de Sorriso, Elisandra Mara Lauxen, além de aluna, atua também como apoio técnico do curso. 

É um orgulho imenso fazer parte do projeto como aluna e também como apoio do polo, pois essa é uma oportunidade ímpar de aprendizado e também de fazer novas amizades, pontuou.

Expectativa

O projeto é executado pelo Instituto Brasil Adentro (IBA) e conta com o apoio das prefeituras dos municípios polos, Secretarias de Saúde e Sindicatos das categorias contempladas com a qualificação. Antes do início do curso, todos os locais foram visitados pelo relator da Câmara Setorial Temática (CST) que trata sobre o tema na ALMT, Carlos Eduardo Santos, e pelo assessor jurídico do TACS, Sávio Toledo Cavallari.

Carlos Eduardo Santosrelator da Câmara Setorial Temática (CST) que trata sobre o tema na ALMT —  Foto/Reprodução.

A expectativa é muito grande em todos os locais que passamos, uma vez que não só os agentes de saúde, mas o próprio Poder Público, se sentiu valorizado. É um investimento que a Assembleia está fazendo na saúde dos municípios polos, bem como nos municípios com alunos que vão participar nesses locais, destacou Carlos.

Segundo ele, a capacitação para os agentes comunitários de saúde não ocorria no Estado há quase 10 anos e surge em um momento essencial para a saúde. 

A Assembleia, vendo a necessidade, especialmente neste período de pandemia, fez esse investimento no que tem de melhor, que é o do conhecimento. Os agentes são os primeiros a visitarem as famílias e com essa qualificação são mais valorizados, inclusive, com elevação na remuneração, naqueles municípios que contemplam o plano de cargos e carreiras, reiterou.

Carlos também credita a iniciativa do curso ao deputado estadual Max Russi, presidente da Câmara Setorial Temática dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias na Assembleia.

O deputado Max Russi sempre teve uma ligação muito forte com a categoria, desde o início da sua carreira política. Ele foi o primeiro a efetivar os agentes em seu município e depois como secretário de Estado também os incluiu em um programa de ajustamento social, finalizou o relator da CST.


Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.