Header Ads


Agentes de saúde (ACS/ACE) de Fortaleza vão ter reajuste salarial de 7,37%

Prefeitura define o reajuste dos salários dos agentes de saúde de Fortaleza.  —  Foto/Reprodução.

Agentes de saúde (ACS/ACE) de Fortaleza tem reajuste salarial de 7,37%.
Publicado no Conexão Notícia em 18.fev.2021.  

Agentes de Saúde |  A mensagem garantindo a correção foi assinada pelo prefeito Roberto Cláudio na quinta-feira (13).

O reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias de Fortaleza será de 7,3723%, retroativo a 1º de janeiro de 2020, além dos 4,31% de aumento já concedidos aos servidores municipais, garantindo o piso nacional aos profissionais.

A mensagem garantindo a correção foi assinada pelo prefeito Roberto Cláudio na quinta-feira (13) para ser enviada à Câmara Municipal.

Segundo o coordenador da rede de voluntários da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS, Samuel Camêlo, a capital do Ceará integrava uma das capitais que ainda estava retendo os recursos destinados aos ACS/ACE, exatamente como ocorre na maioria dos municípios do país. 

Infelizmente ainda contamos com um saldo negativo a nível nacional. Estamos com mais de 222 mil ACS/ACE que não conseguem garantir os seus direitos fundamentais e, sem dúvida alguma, o acesso a base, que é o mínimo a ser pago aos agentes, integra as necessidades fundamentais dessas categorias. Lamentavelmente estamos parado no tempo, não avançamos de forma satisfatória, mesmo com os 15 anos de aprovação da Emenda Constitucional 51 e Lei Federal 13.350. Apenas trezentos de cada mil ACS/ACE tem acesso aos seus direitos básicos, ou seja, esses agentes ainda estão precarizados, lamentou o coordenador da Mobilização.


Também nesta quinta, foi aprovado o reajuste de 12,84% para os professores da rede municipal de ensino. A proposta tramitava em regime de urgência.

A correção passa a ser aplicada apenas a partir de setembro para a categoria. Até agosto, os docentes receberão o reajuste de 4,31% concedido a todos os servidores.

Em outubro (na data de pagamento referente a setembro), o salário será reajustado em 8,17% para totalizar a correção ao piso do magistério.


Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de G1 CE.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.