Header Ads


DECISÃO: Alcolumbre devolve MP que dava poder a Weintraub para nomear reitores de universidades

 Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado—  Foto/Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.  


DECISÃO: Alcolumbre devolve MP que dava poder a Weintraub para nomear reitores de universidades
Fonte: Folha Press. —  Publicado no  CN em 12.jun.2020.   

Brasília — O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu devolver na manhã desta sexta-feira (12) a MP (Medida Provisória) 979, que daria mais poder ao ministro Abraham Weintarub (Educação). Editada na última quarta-feira (10), a MP dava a Weintraub o poder de nomear reitores para universidades e institutos federais durante a pandemia do novo coronavírus no país.

Pelo menos oito partidos com representação no Congresso já haviam apresentado pedido para que Alcolumbre devolvesse a medida ao Executivo. Até o momento, o presidente do Senado não tinha se manifestado publicamente. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já havia dito que considerava a MP inconstitucional.

Ao anunciar que devolveria o texto, Alcolumbre também afirmou que a medida violava a Constituição. "Cabe a mim, como Presidente do Congresso Nacional, não deixar tramitar proposições que violem a Constituição Federal. O Parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência".

VEJA TAMBÉM:
Hospitais na Indonésia reforçam segurança após roubo de cadáveres
FGTS emergencial deve ser liberado pela Caixa na segunda-feira, por meio de aplicativo
Projeto pede doações para formação de 'agentes populares de saúde.' 
Agentes de saúde levaram covid-19 a povos isolados, dizem indígenas; governo nega 
+ ‘Não estica a corda’, alerta general Ramos
Falece advogada que recebeu carteira da OAB em hospital 
Agências chinesas pagaram mais de 19 milhões de dólares para jornais americanos
Crise econômica bate na porta da OAB
Governador do RJ é denunciado à Organização Mundial da Saúde (OMS)

O texto editado pelo Executivo determinava que o presidente nomearia reitores e vice-reitores temporários para as instituições de ensino em que houver o término de mandato dos atuais dirigentes durante o período da pandemia. A MP também determinava que as instituições não poderiam fazer a consulta acadêmica durante o período em que durar a emergência de saúde, excluindo a possibilidade de consultas online ou remotas.




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.