Header Ads


Estado americano promulga lei que proíbe aborto em quase todos os casos.

Vista da Suprema Corte americana, em Washington. —  Foto/Reprodução.

Estado americano promulga lei que proíbe aborto em quase todos os casos.
Publicado no Conexão Notícia em 10.mar.2021.  

Mundo | O estado do Arkansas aprovou na terça-feira (9/3) uma lei que proíbe o aborto mesmo em casos de polêmicos, com a esperança de pressionar a Suprema Corte americana a revogar uma decisão de 1973 que estendeu esse direito a todo o país.


A única exceção prevista no texto promulgado no estado, conhecido por seu conservadorismo cristão, é "salvar a vida da mãe durante uma emergência médica", anunciou seu governador, Asa Hutchinson. Ele declarou ter ratificado a lei seguindo suas convicções sinceras contra o aborto.

O texto não deve entrar em vigor antes do verão, e a União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu) anunciou que irá tentar barrar na Justiça. O tema tem apoio da maioria dos americanos, principalmente nos círculos religiosos.


Vista da Suprema Corte americana, em Washington. —  Foto/Reprodução.

Nos últimos 20 anos, os estados do centro e sul do país aumentaram o número de leis que proíbem o aborto, determinando que muitas clínicas que realizam os procedimento a fechar as portas. Com a lei do Arkansas, aqueles que se opõem à interrupção voluntária da gravidez esperam impulsionar a revogação de uma decisão proferida em 1973 pela Suprema Corte americana, que deu à mulheres o direito de abortar discriminadamente.


A mudança permitiria a cada estado tomar sua própria decisão sobre o tema e aumentaria ainda mais a liberdade territorial. "O propósito da lei é abrir caminho para que a Suprema Corte revogue a jurisprudência atual, declarou o governador do Arkansas. O máximo tribunal pende para a direita desde a nomeação pelo ex-presidente Donald Trump de uma juíza conservadora, que defende a vida.

(Com informações da AFP)

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Veja outras formas de doações, aqui!


Tecnologia do Blogger.