Header Ads


CONACS em Brasília: Ministro da Saúde recebeu os diretores da Confederação e trataram sobre o Curso Técnico e PEC 22.

 Ministro Eduardo Pazuello e diretores da CONACS—  Foto/Reprodução.

CONACS em Brasília: Ministro da Saúde recebeu os diretores da Confederação e trataram sobre o Curso Técnico e PEC 22.
Publicado no Conexão Notícia em 10.mar.2021.  

Agentes de Saúde |  Após as retomadas das agendas em Brasília, um pequeno grupo de diretores da Confederação Nacional (das associações) dos Agentes Comunitários de Saúde na  manhã de terça-feira (09/03) estiveram com o ministro de estado da Saúde, Eduardo Pazuello. O grupo foi recebido no ministério da saúde.  

O ministro Eduardo Pazuello garantiu que daria celeridade na formação técnicas das categorias de ACS's e ACE's. Com a nova formação e novas atribuições os agentes passam a ter melhores condições de realizar os seus trabalhos para que o país possa enfrentar os desafios da atenção primária em saúde com mais qualidade e produtividade. 

Segundo a diretora presidente da Confederação, Ilda Angelica, a execução da formação técnica favorece muito a negociação do reajuste do piso salarial, uma vez que a qualidade na atenção em saúde preventiva será qualificada e não só quantificada. 


Não esquecendo que já temos técnicos em agentes comunitários de saúde em vários estados. Inclusive, no mês de fevereiro, o estado do Mato Grosso iniciou a formação de várias turmas, conforme foi noticiado pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Veja o vídeo:

Os diretores da confederação buscaram estabelece uma linha de diálogo com o Governo Federal a fim de dar celeridade à tramitação da PEC 22/2011 e garantir sua aprovação. Ilda Angélica acredita que a referida PEC, que já foi arquivada em várias situações, por vários anos, será benéfica tantos para os Agentes Comunitários de Saúde, quanto para os Agentes de Combate às Endemias. 


Alguns diretores da entidade seguem em Brasília buscando estabelecer diálogo para que, dentro de um espaço de tempo o mais curto possível, possa obter êxito, após esses quase sete anos com o Piso Nacional congelado, tendo recebido apenas uma atualização em 2018, parcelada em três vezes, a saber: em 2019, 2020 e 2021.

Com informações da CONACS


Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.