Header Ads


FNARAS: Dra. Elane Alves (ex-CONACS) fala do evento em Curitiba e o objetivo da entidade em prol dos ACS/ACE

 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias ganham nova representação nacional.  —  Foto/Reprodução.

FNARAS: Dra. Elane Alves (ex-CONACS) fala do evento em Curitiba e o objetivo da entidade em prol dos ACS/ACE
Publicado no Conexão Notícia em 28.fev.2021.  Atualizado em 03/03/21.

Agentes de Saúde | Nos diversos grupos administrados pela MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde e o Grupo do Facebook que leva o nome da Mobilização, muito se fala sobre o FNARAS (Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE), contudo, muito pouco ou quase nada se sabe sobre o que realmente ele é, mesmo com a participação de representantes de 22 estados (até o fechamento desta matéria). Diante dessa situação e com o objetivo de esclarecer a todos, iremos dissertar sobre o Fórum.


A criação dessa nova entidade com questionamentos tem relação direta com a situação precária dos mais de 222 mil ACS/ACE, além do interesse em buscar articulações que permitam que todos os agentes, ou seja, mais de 370 mil tenham acesso aos direitos garantidos em leis, além da ampliação deles. 


Principais dúvidas
Qual o objetivo da entidade? A FNARAS vai representar os ACS e ACE a nível nacional, assim como a CONACS,  entre outras instituições, que já representam os agentes nacionalmente? Qual o papal que a FEGACS - Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde, entidade fundada por Ruth Brilhante, teve nesse momento. Quais os Estados que já apoiam a fundação da entidade e participarão do evento em Curitiba-PR, nos dias 1, 2, 3 e 4 de março de 2021? 

Confira a entrevista com a Dra. Elane Alves

A FNARAS chegara para fortalecer a luta nacional dos ACS/ACE

Temas que serão abordados no evento:
O tema do evento será os "15 anos de EC 51, avanços e retrocessos dos ACS/ACE e o papel do Congresso Nacional na melhoria das condições de trabalho desses profissionais." Será realizado de forma presencial no Auditório da Associação São Pedro Claver, na Rua Fernando de Noronha nº 2323, Bairro Boa Vista, Curitiba/PR. Com um número reduzido de participantes, respeitando as normas de saúde para a pandemia da Covid-19 e também On-line, pela plataforma Zoom, estando previsto a abertura solene às 19:00 hs, na segunda-feira, dia 1º de Março.
O evento será transmitido para todo o país?
O evento será transmitido nas redes sociais e o link do zoom (aplicativo) será disponibilizado para as lideranças das entidades sócio fundadoras, parlamentares e debatedores! O público da base terá acesso pelo Facebook e canal no YouTube. O link serão divulgados nas redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, JUNTOS SOMOS O SUS!


Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.