Header Ads


O legado de Martinho Lutero para os dias de hoje.


     A atitude de Martinho Lutero repercute até hoje na sociedade atual.  —  Foto: Reprodução.

O legado de Martinho Lutero para os dias de hoje.
Publicado no Conexão Notícia em 31.outubro.2021.   

Mundo Cristão Entenda a importância da Reforma Protestante para a sociedade

A Reforma Protestante completa exatos 504 anos neste domingo (31) e é um dos movimentos responsáveis por grandes mudanças no curso da humanidade. As 95 teses pregadas por Martinho Lutero na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, ventilam até hoje em nossa era pós-moderna.

De acordo com o presbítero Cleison Brügger, da Assembleia de Deus em Doutor Augusto Vasconcelos, no Rio de Janeiro, foi diante de uma Europa do século 16, marcada por uma crise agrária intensa, canibalismo e peste negra, que o monge questionou os vários equívocos da Igreja Católica na época.

Confira um vasto material sobre as aventuras da formiguinha mais famosa do Brasil, aqui!

Lutero teve aquilo que ele mesmo chama de “experiência da torre”. Enquanto estudava em seu quarto, ele foi confrontando com o que dizia Romanos 1:17 “O justo viverá pela fé”. Essas palavras de Paulo lhe foram como o portão do paraíso – falou Cleison.

A coragem de Lutero se expandiu rapidamente pela Europa e influenciou outros movimentos. Nomes como João Calvino e John Knox se tornaram figuras importantes na disseminação dessa nova visão que perdura até os nossos dias.

Por causa da Reforma, a Bíblia Sagrada foi liberta das mãos exclusivas do clero, sendo legada ao povo em sua própria língua, uma vez que as Escrituras estavam encerradas ao latim. Com a Bíblia em mãos, o analfabetismo foi se extinguindo, fazendo com que a educação e a economia europeia prosperassem exponencialmente. Universidades como Oxford e Harvard são exemplos da herança deixada no quesito educacional.


Além do cenário religioso e socioeconômico, a Reforma Protestante também se reflete na área política.

Talvez a maior herança que a Reforma Protestante tenha nos deixado seja a liberdade de expressão. A separação entre Igreja e Estado são as bases do laicismo, que é um dos pilares da democracia – finaliza


Rafael Ramos
CN - Conexão Notícia

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

Doe uma Bíblias para quem você ama. Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!



Gabriela Rocha ultrapassa 1 bilhão com EP CÉU nas plataformas digitais

   Gabriela Rocha causa impacto até para quem não tem rotina de ouvir música gospel.  —  Foto: Reprodução.

No YouTube, a cantora tem mais 2,3 bilhões de visualizações e mais de 7,2 milhões de inscritos, sendo considerado o maior canal de um cantor gospel no mundo.

No seu canal do YouTube, a cantora tem mais 2,3 bilhões de visualizações e mais de 7,2 milhões de inscritos, sendo considerado o maior canal de um cantor gospel no mundo.

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Tecnologia do Blogger.