Header Ads


Estudante autista e TDAH é aprovada em engenharia aeroespacial na UnB

      Laís mora no Maranhão e vai mudar para Brasília para estudar e cuidar da avó Foto: Arquivo Pessoal.     —  Foto/Reprodução.
 
Estudante autista e TDAH é aprovada em engenharia aeroespacial na UnB
Publicado no Conexão Notícia em  07.abril.2022. Atualizado em 23.abril.2022.      

Grupo no WhatsApp A jovem brasiliense Laís Coelho, de 18 anos, que estudou em escola pública, foi aprovada em engenharia aeroespacial na Universidade de Brasília.
-
-
Ela é portadora do transtorno do espectro autista (TEA) e do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Láis passou em sétimo lugar no Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) para o curso de engenharia aeroespacial, estudando praticamente sozinha.

Ela conta que frequentou apenas dois meses de cursinho para encarar a terceira etapa do processo, quando viveu episódios de preconceito e exclusão de colegas e professores.


Apesar de ter nascido na capital do país, Laís mora há 10 anos em São Luis do Maranhão. Ela cuida da avó Dóris, de 83, que tem a saúde debilitada e, para complementar a minguada aposentadoria, vende dindim na porta de uma escola do Guará, região administrativa do Distrito Federal.
-
-
“Meu objetivo sempre foi ingressar na Universidade de Brasília (UnB) para ficar perto da minha avó e dos meus primos”, diz a adolescente, revelando que passou “anos a fio” fazendo artesanato para juntar dinheiro e ter condições de voltar pra casa.

Escola Pública

Laís foi aprovada no PAS no sistema de cotas de estudante de escola pública e fez  ensino médio no Instituto Federal do Maranhão e conta que optou por engenharia aeroespacial por se sentir atraída pela grade curricular e a matemática. “Me pareceu uma coisa bem divertida para trabalhar”, disse.

Ao saber que foi aprovada, lembra, sentiu um misto de alegria e desespero.

“Tinha acabado de acordar. Fiquei muito agitada, na dúvida se era um sonho ou realidade. Daí o sistema caiu e só depois que voltou me certifiquei que era tudo real”, conta.
-
-

Filha de funcionário público e de ativista cultural, a jovem lembra ainda os momentos difíceis que viveu em sua trajetória de estudante, por ser uma pessoa com deficiência.

Tenho hiperatividade como comorbidade do autismo e sempre tive limitações. É muito difícil prestar atenção nas aulas. No cursinho tive crises e tanto os colegas como professores não souberam lidar com a situação.

É importante que as pessoas reflitam, entendam que é importante a inserção, o compartilhamento”, alertou.

Por Andréa Fassina com informações do Correio Braziliense

CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!


-
-
Anitta é criticada após fala polêmica sobre brasileiros

      "(...) No Brasil, todo mundo quer se divertir e transar. Eu quero trazer essa energia para cá," Anitta.     —  Foto/Reprodução/Getty.
 
A cantora Anitta se envolveu em uma polêmica após declarações dadas à revista Nylon, dos Estados Unidos. A artista brasileira está sendo alvo de críticas nas redes sociais porque teria dito que “no Brasil, todo mundo quer se divertir e transar”. Leia a matéria completa, aqui!

-
Karina Bacchi diz que viu drogas e orgias em festas da Globo

      Karina Bacchi durante entrevista concedida ao pastor Lamartine Posella.    —  Foto: Reprodução/YouTube Lamartine Posella.
 
A atriz Karina Bacchi fez revelações polêmicas sobre os bastidores da Globo durante uma entrevista concedida ao pastor Lamartine Posella, no YAHPodCast. Na conversa, Karina afirmou que chegou a presenciar, em festas na casa de diretores da emissora, práticas como orgia e uso de drogas. Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.