Header Ads


Covid-19: Prefeitura de Pio IX inova com 'Ação Saúde em Movimento' com a participação dos Agentes de Saúde

 Agente Comunitário de Saúde em ação.  —  Foto/Reprodução.

Prefeitura de Pio IX inova com 'Ação Saúde em Movimento' com a participação dos Agentes de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 16.abril.2021.  

Agentes de Saúde | Para intensificar as ações de combate e a propagação do novo coronavírus e da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX (PI) inovou promovendo a ação denominada: “Saúde em Movimento”. A ação, que é uma espécie de mutirão da saúde itinerante, teve início na sede do município nos dias 09 e 10 de abril com a realização de testes, triagens e encaminhamentos de pacientes positivados ao Centro Covid.

Diversos profissionais da saúde foram mobilizados, como agentes comunitários, técnicos de enfermagem, agentes da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica para participar da ação que conta com grande apoio logístico, tendas e o suporte de uma Unidade Móvel de Saúde que se encontrava desativada e foi recuperada pela nova gestão.

Na quarta-feira, 14 de abril, o projeto “Saúde em Movimento” foi realizada no Assentamento São José, e enquanto os moradores da comunidade passavam pelas triagens e avaliações realizadas na Unidade Móvel de Saúde, os agentes comunitários e agentes da Vigilância Sanitária faziam o trabalho de orientação sobre a Covid-19.

 O projeto “Saúde em Movimento” foi realizada no Assentamento São José.  —  Foto/Reprodução.

Em outra frente, os agentes da Vigilância Epidemiológica fizeram trabalho de combate aos focos de dengue e por último foi realizada a desinfecção das ruas da localidade. Os moradores aprovaram as ações desenvolvidas naquela localidade.


A "Ação Saúde em Movimento" continua e a proposta segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX é chegar em todas as localidades do município. Abaixo o cronograma do próximo atendimento:

Sábado – 17/04/2021 – Sede de Pio IX

Por: Marina Sousa 


Piso Nacional: Entidades de vários estados se mobilizam para evitar "o cancelamento dos pagamentos."

  Fnaras realizou reunião com filiados a fim de elaborar uma estratégia de ação  para defesa do Piso Salarial.  —  Foto/Reprodução.

O Supremo Tribunal Federal irá decidir se o piso salarial nacional para agentes comunitários da saúde e de endemias é aplicável aos servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, independentemente do regime jurídico a que estiverem vinculados. 

A controvérsia é objeto do Recurso Extraordinário 1.279.765, que teve repercussão geral reconhecida (Tema 1.132) pelo Plenário Virtual. A decisão servirá de parâmetro para a resolução de processos semelhantes que tramitam no Judiciário. Leia a matéria completa, aqui!


Presidente da FENASCE participa de manifestações contra demissões em massa dos Agentes de Saúde em Belford Roxo

  Diretor presidente da FENASCE, Luís Cláudio, fala sobre a situação dos Agentes de Saúde no Municipal de Belford Roxo.  —  Foto/Reprodução.
  
A luta não se faz apenas em Brasília
Comissão que nasceu com o Movimento Nacional pela Federalização dos ACS/ACE, responsável pela tramitação de Proposta Legislativa no Senado Federal com mais de 20.000 assinaturas aponta que a precarização da categoria (falta de garantia de direitos, que vão desde o não pagamento do Piso Nacional até a falta de regulamentação dos vínculos empregatícios) é uma consequência da falta de assistência as bases da categoria, nos municípios.  Entenda a situação dos Agentes de Saúde em Belford Roxo, leia a matéria completa, aqui!

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.