Header Ads


SINDACS-AL realiza ato pelo PMAQ/Previne Brasil dos agentes de Craíbas

Categoria se articula para garantir o PMAQ/Previne Brasil  —  Foto/Reprodução.

SINDACS-AL realiza ato pelo PMAQ/Previne Brasil dos agentes de Craíbas
Publicado no Conexão Notícia em 23.dez.2020.  

Agentes de Saúde | Na ocasião, uma comissão foi recebida pela secretária de saúde e pelo procurador do município, mas ainda não houve acordo sobre o pagamento do benefício.

O diretor do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, participou do segundo dia de mobilização dos agentes comunitários de saúde de Craíbas, na manhã de quarta-feira (22). O objetivo do ato foi sensibilizar a atual gestão municipal para o pagamento do PMAQ, um benefício disponibilizado pelo Governo Federal para incentivar gestores e servidores da saúde a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a população dos municípios.

Até o momento os agentes estão sem receber a quantia referente à gratificação, mesmo sendo um direito garantido por Lei Municipal. De acordo com Nelson Cordeiro, uma comissão, composta por ele e os agentes Maciel e Josi, foi recebida pela secretária de saúde, Tathiane Queiroz, e pelo procurador do município. “Apesar de sempre termos acesso e diálogo com a gestão da saúde, não houve avanço nas negociações. 

O procurador informou que a lei municipal teria que ser adequada às novas portarias, pois o PMAQ foi substituído pelo programa Previne Brasil, o que dificulta a liberação do pagamento”, explicou.

Como alternativa, o diretor do SINDACS-AL propôs que a equipe de transição de governo incluísse no relatório da saúde o comprometimento com o pagamento do benefício, agora conhecido como Previne Brasil.

Para retomar o debate, ficou acordado que na próxima reunião da equipe de transição da gestão de Craíbas, o SINDACS-AL estará presente com o objetivo de firmar um termo de compromisso para garantir esse direito dos agentes comunitários do município.


Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.