Header Ads


Escola de Saúde Pública/CE encerra formação para Agentes Comunitários de Saúde de Quixadá dia 21/12

O evento será transmitido online pelo canal oficial da ESP/CE. —  Foto/Reprodução.

Escola de Saúde Pública/CE encerra formação para Agentes Comunitários de Saúde de Quixadá dia 21/12
Publicado no Conexão Notícia em 17.dez.2020.  

Agentes de Saúde A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), encerrará próximo dia 21 de dezembro mais uma importante etapa da educação profissional em Saúde do estado. Isso porque realizará a cerimônia de encerramento do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) do município de Quixadá.

O evento será transmitido online pelo canal oficial da ESP/CE no youtube a partir das 10 horas. Ao todo, cerca de 134 profissionais de 6 turmas concluirão uma caminhada de estudos iniciada ainda em 2017. De natureza semipresencial, o curso teve que adaptar sua estrutura e metodologia para esse novo contexto trazido pela pandemia do coronavírus.

As atividades que antes ocorriam presencialmente, passaram a adotar um formato híbrido, com aulas em ambiente virtual e nos territórios de atuação dos profissionais em Quixadá. Os encontros remotos iniciaram em setembro de 2020. “Tudo mudou. E todas essas mudanças de cenário trouxe uma nova abordagem tanto profissional quanto de vida no contexto da pandemia”, afirma Márcia Araújo, supervisora do curso sobre o processo de adaptação da formação no ano de 2020.


Estruturado em itinerários formativos que se organizam por meio de 3 etapas interdependentes, o CTACS tem carga horária de 1.800 horas divididas entre atividades de cunho teórico e prático. A formação tem por principal objetivo preparar os Agentes Comunitários de Saúde para atuarem como técnicos de Nível Médio junto às equipes multiprofissionais da Estratégia de Saúde da Família.

O ACS

Atuando diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS), os ACS tem papel fundamental no desenvolvimento de ações de cuidado e proteção no campo da assistência social, educação e meio ambiente. A prioridade das ações desses profissionais passa pela realização dos serviços de informação, promoção social e desenvolvimento da cidadania.

Desde o seu lançamento no Ceará, em 2005, o curso já capacitou ACS dos 184 municípios do estado na Etapa Formativa I e concluiu a formação nos municípios de Acopiara, Horizonte, Jucás, Fortaleza, Tauá, Iguatu, Guaramiranga, Capistrano, Itapiúna, Itaitinga e Pindoretama.

Serviço
Cerimônia de encerramento do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde
Quando: segunda-feira, 21
Horário: 10h
Acesse em youtube.com/espceara
 
Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes


Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.