Header Ads


RS - Sindicato negocia Incentivo Adicional Auxílio Transporte, uniformes, materiais e EPIs para Agentes Comunitários e de Endemias

 Nesse ano cada Agente Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias poderá receber R$ 1.400,00.  —  Foto/Reprodução/ilustrativa.

RS - Sindicato negocia Incentivo Adicional Auxílio Transporte, uniformes, materiais e EPIs para Agentes Comunitários e de Endemias
Publicado no Conexão Notícia em 26.nov.2020.  

Agentes de Saúde O Sindiserv - Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul através da presidente Silvana Piroli, da diretora de Saúde, Karina Santos  e representantes dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias esteve reunido na tarde da quinta-feira (19/11) com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jorge Olavo Hanh Castro e com a diretora de Recursos Humanos da SMS, Lenara Thomazi, para tratarem de assuntos como a falta de materiais e insumos, auxílio transporte e incentivo e qualificação aos agentes.

Diálogo

Conforme Silvana, a reunião foi positiva, dentro do formato trabalho do Sindiserv. “Insistimos no diálogo e no convencimento de que as reivindicações que os servidores têm são justas e necessárias para melhorar o trabalho. No caso dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias é um serviço importante, principalmente em período de pandemia, pois são aqueles que se relacionam diretamente com a população,  que fazem visitas domiciliares e que precisam ter o mínimo de condições de trabalho, que é um uniforme adequado, um protetor solar e que precisam também receber o incentivo como acontecia antes de 2017”, destaca.

Uniformes, materiais e EPIs

O primeiro tema foi a questão dos uniformes, materiais necessários para os trabalhos que não foram repostos nos últimos anos e também os EPI’s necessários para os dias de chuva e verão, como capa de chuva, protetor solar. “A Administração justificou que a demora ocorre em virtude do processo licitatório e prometeu  informar na próxima semana o tempo estimado para recomposição do estoque”, explica Silvana.


Auxílio Transporte

O segundo tema debatido na reunião foi a necessidade de auxílio transporte para os agentes comunitários e de saúde que trabalham no interior do município. “Os profissionais precisam fazer muitos quilômetros para atender às famílias. Sabemos que no interior a distância entre as residências e a falta de transporte público exigem um grande esforço dos trabalhadores municipais. Esta é uma pauta recorrente entre as reivindicações do Sindiserv e não tem avançado”, reclama Karina Santos.

Repasse do Incentivo proveniente de recurso federal

Anualmente a prefeitura municipal recebe um recurso federal destinado às necessidades dos agentes, a gestão deste valor fica a cargo da SMS, que deverá repassar o valor aos trabalhadores. Castro assumiu a organização do recurso e distribuição aos trabalhadores tão logo esteja à disposição do Município.

Falhas do sistema

Servidores de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) relataram ao Sindiserv problemas com o sistema de informática que gerencia ações como marcações de consultas, atendimento e distribuição de medicamentos. “O problema de perda de registros atrapalhando o cumprimento das metas de cadastramento”, destaca Karina. De acordo com o secretário, as falhas deverão ser acompanhadas pela equipe de informática da SMS para reparo.

Sindiserv 

   Conteúdo relacionado:  


Tecnologia do Blogger.