Header Ads


MG: Prefeitura moderniza trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

O trabalho destes profissionais é muito importante. Os ACS são o elo entre a comunidade e o posto de saúde (...) afirmou o prefeito Odelmo Leão. —  Foto/Reprodução.

MG: Prefeitura moderniza trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 18.nov.2020.  

Agentes de Saúde | Com uma tela fina e leve, os tablets são equipamentos fáceis de serem levados para qualquer lugar, garantindo maior conforto e agilidade no dia a dia de trabalho de muitas pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Saúde, está inserindo o equipamento na rotina de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o que permitirá maior agilidade no trabalho dos profissionais

Ao todo, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu 500 equipamentos, que serão distribuídos aos agentes comunitários das unidades de saúde da rede pública. Os tabletes estarão sincronizados com o sistema utilizado por toda a equipe da rede. Com isso, em tempo real, será possível lançar todos os procedimentos feitos durante as visitas realizadas pelos agentes, otimizando o trabalho deles.

O trabalho destes profissionais é muito importante. Os ACS são o elo entre a comunidade e o posto de saúde. É por meio deles que as unidades têm o conhecimento do território e da demanda da população. Estamos modernizando a forma de trabalharem para acolherem de forma mais eficaz o povo de Uberlândia, afirmou o prefeito Odelmo Leão.  

O início da modernização já começou em três unidades. As equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Gravatás, Novo Umuarama e Pequis foram as primeiras a começarem a utilizar os equipamentos. À medida que os profissionais das outras unidades forem finalizando os treinamentos, já estarão aptos a utilizarem os dispositivos.


Uma das agentes comunitárias da UBSF Gravatás comemorou a implantação dos tablets. Para Susana Ramos, a rapidez no lançamento das informações possibilitou uma nova rotina para os agentes.

Antes, precisávamos carregar uma pasta com vários formulários e passávamos um tempo maior na visita preenchendo as fichas. Agora, temos apenas o tablet e uma folha onde recolhemos a assinatura do morador após a visita. No retorno à unidade, não precisamos mais fazer rodízio para usar o computador, já que tudo está lançado no sistema, comentou.

A coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, ressalta que implantação dos tablets veio para somar não só no trabalho dos agentes, mas de toda a unidade de saúde. 

A implantação dos tablets representa um avanço na rede pública de saúde do município. A atual gestão mostra mais uma vez que a saúde em Uberlândia é prioridade. Com os agentes lançando as informações em tempo real nas visitas, é possível que o coordenador da unidade tenha um gerenciamento melhor das atividades, além de garantir mais segurança, já que os dispositivos têm GPS.

A distribuição, bem como os treinamentos dos profissionais, está sendo de forma gradual. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que até final do ano todos os agentes estejam utilizando os tablets durante as visitas domiciliares.   

Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG).

Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.