Header Ads


Prefeitura de Caxias entrega mais de 400 tablets para agentes comunitários de saúde

Os equipamentos vão possibilitar o cadastro de dados em tempo real durante a visita domiciliar dos Agentes de Saúde. —  Foto/Reprodução.

Prefeitura de Caxias entrega mais de 400 tablets para agentes comunitários de saúde
Publicado no Conexão Notícia em 18.nov.2020.  

Agentes de Saúde | A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (10) a entrega de mais de 400 tablets para os agentes comunitários de saúde (ACSs) da cidade. Os equipamentos vão possibilitar o cadastro de dados em tempo real durante a visita domiciliar dos ACSs aos usuários da rede municipal de saúde. O ato simbólico aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença de integrantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Caxias.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde (APS), Camila Lopes:

Foram entregues 424 tablets para a categoria. Eles vêm somar com o nosso projeto de informatização da APS e já está sendo desenvolvido desde 2019. O agente vai enviar as informações em tempo real ainda dentro da casa do usuário, que vão servir para que o município possa trabalhar em busca de melhorias para a comunidade. A gente planeja utilizar cada vez menos os prontuários físicos.

Às vezes a gente vai fazer visita, principalmente na zona rural, e chove, molha o papel e já não presta mais, as informações já se perderam. Agora com essa ferramenta a gente coloca os dados no sistema na hora que temos internet, automaticamente vão para Brasília, a União. Estamos felizes porque essa ferramenta vai fazer com que a gente cumpra metas, explicou a presidente do sindicato, a ACS Elzimar Lopes.

Segundo o ACS da UBS Fazendinha, Adilson Sousa, a entrega dos tablets vai permitir “repassar para o município fontes mais fiéis. No próprio campo onde a gente faz as visitas e acompanhamento dos pacientes, esses dados já são lançados no sistema, assim minimiza o risco de perder informações. O sistema vai ser bem mais alimentado e teremos dados com mais qualidade, como também o estado e o Sus como um todo”.


É uma conquista para Caxias, o município ganha com isso, assim como ganham também os agentes comunitários de saúde através das reivindicações do seu sindicato. A saúde sempre tem tentado inovar o atendimento à comunidade de Caxias para aperfeiçoar os seus trabalhos, procurando fazer o melhor, pontuou Talmir Rosa, secretário municipal de Finanças.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto de Sousa, falou sobre o Sistema de Acompanhamento Integral ao Cidadão (SAIC), o qual receberá os dados cadastrados em cada tablet.

É um sistema de última geração, um projeto audacioso que coloca Caxias na vanguarda dos melhores atendimentos a nível nacional. O cadastro no sistema de saúde vai ser compartilhado também com o Sus. Onde o cidadão se encontrar, quer seja nos diferentes serviços de Caxias, quer seja em outros municípios, ele já vai estar com suas informações à disposição dos profissionais para que o seu atendimento seja o mais eficaz e o mais rápido possível, concluiu o secretário.

Por Caio Hostilio, Pantheon 

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.