Header Ads


Agentes Comunitários de Saúde recebem Tablet para facilitar atendimento

A expectativa é que facilite o cadastro e atualizações de cadastros que são realizados pelos ACS  —  Foto/Reprodução.

Agentes Comunitários de Saúde recebem Tablet para facilitar atendimento
Publicado no Conexão Notícia em 30.nov.2020.  

Agentes de Saúde A Prefeitura de Mato Rico, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de TABLETS aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e treinamento para operarem o sistema e-SUS AB Território (Atenção Básica).

A expectativa é que facilite o cadastro e atualizações de cadastros que são realizados pelos ACS como cadastro individual e cadastro domiciliar e facilitar o lançamento das visitas domiciliares que são feitas pelos ACS todo mês no sistema do esus pec.

O treinamento foi acompanhado pelo Secretário de Saúde e demais membros, com reunião entre a Secretaria de Saúde, técnicos de referência do e-SUS Território e coordenadora de Atenção Básica. E seguiu com entrega dos tablets aos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, instalação do Aplicativo e apresentação do sistema e-SUS AB/Território para todos os profissionais da ESF do Município.

Com isso, o intuito principal é ter cadastrado 100% da população no esus pec e os cadastros mantidos sempre atualizados, pois tanto pelo Sistema do Esus pec quanto pelo aplicativo Esus ab território é possível gerar relatórios para ter informações como a quantidade de pacientes com hipertensão, diabetes, gestantes, idosos, e com os cadastros dos domicílios quantas pessoas vivem na cidade, quantas moram na área rural, quantos domicílios tem por área, quantos tem acesso a energia elétrica, saneamento básico entre outras informações pertinentes, além disso, quando todos os cadastros estiverem 100% cadastros e atualizados será possível habilitar a agenda online que o sistema do esus pec disponibiliza estabelecendo horários nas agendas do profissional para que a população possa agendar os atendimentos pelo aplicativo do digisus de forma online.


O e-SUS/Território
Dada a importância de incluir novas tecnologias para apoiar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF) e, de modo geral, às equipes de Atenção Básica (eAB), o DAB incluiu na Estratégia e-SUS Atenção Básica aplicativos móveis para registro das ações realizadas pelos profissionais de saúde em locais de difícil manejo de computadores ou notebooks.

O desenvolvimento desses aplicativos é integrado ao Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) ampliando a capacidade de troca de informações entre a equipe. Nesse contexto, não por acaso, o primeiro aplicativo feito para AB priorizou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dada a capilaridade das ações no território.

O aplicativo e-SUS AB Território foi desenvolvido para utilização em dispositivos do tipo tablet, levando em conta aspectos relacionados ao conforto, à segurança e à usabilidade da ferramenta dentro processo de trabalho do agente. Para o gestor, em anexo, são oferecidas especificações do tablet que melhor se adequam à ferramenta.

Na oportunidade do evento, foram testados todos os presentes, além das medidas de segurança e proteção ao covid-19.
 
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.