Header Ads


Primeiro teste para Biden: Coalizão americana no Iraque sofre ataque com foguetes

 Presidente americano, Joe Biden. —  Foto/Reprodução.

Primeiro teste para Biden: Coalizão americana no Iraque sofre ataque com foguetes
Publicado no Conexão Notícia em 16.fev.2021.  

Mundo | Coalizão americana no Iraque sofre ataque com foguetes e, segundo especialistas, esse se constitui um teste para o novo presidente americano, Joe Biden.

Posições norte-americanas no Iraque, inclusive Embaixada, têm sido alvo de ataques que a Casa Branca atribui a milícias pró-Irã.

Uma série de explosões atingiram uma base da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, neste domingo (16, horário local), informaram fontes oficiais do Exército norte-americano à agência Reuters.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre mortes, feridos, ou danos significativos às instalações da base.

Segundo a agência Al-Arabiya, as explosões levaram ao acionamento de sirenes pela Zona Verde de Bagdá, local da capital iraquiana que abriga as principais embaixadas, dos Estados Unidos.

Tensão em Bagdá
Em 31 de dezembro, milícias iraquianas apoiadas pelo Irã invadiram o perímetro da Embaixada dos EUA em Bagdá. Na ocasião, o presidente Donald Trump acusava os iranianos de estarem por trás dos protestos que ocorrem pelo país desde o segundo semestre de 2019. 

A embaixada ficou sitiada por pouco mais de 24 horas. Os líderes das milícias pediram para que ela fosse liberada na quinta-feira (2), e a ordem foi imediatamente cumprida.

Em 2 de janeiro, os EUA executaram o ataque por drones pela noite no aeroporto de Bagdá, no Iraque, que matou Qassem Soleimani, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do país. 

Com informações do Portal G1

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.