Header Ads


STF determina investigação de vazamento de dados de ministros da Corte. Entre eles: Alexandre de Moraes

Ministro Alexandre de Moraes. —  Foto/Reprodução.

STF determina investigação de vazamento de dados de ministros da Corte. Entre eles: Alexandre de Moraes
Publicado no Conexão Notícia em 04.fev.2021.  

Brasil | Na semana passada, bases de dados de 220 milhões de brasileiros, entre eles autoridades dos Três Poderes, vazaram na internet.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou no dia 03 abertura de inquérito para apurar o vazamento de dados pessoais de integrantes da Corte na internet. A determinação foi feita após os ministros tomarem conhecimento de que as informações estão sendo comercializadas ilegalmente. 

O vazamento é investigado pela Polícia Federal (PF) e será apurado no âmbito do inquérito que trata de ameaças contra ministros do STF, aberto em 2019. 


Na semana passada, números de CPFs e bases de dados de 220 milhões de brasileiros foram vazados na internet, entre eles, ministros do STF e outras autoridades do Executivo e do Legislativo. Estão sendo vendidas bases de dados com endereço, foto, informações de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Pela decisão de Moraes, a PF deverá identificar os responsáveis pelos sites que divulgaram informações pessoais dos ministros e promover a oitiva dos acusados. Provedores de internet também serão notificados para bloquearem o acesso às páginas.

De acordo com levantamento preliminar de investigação feito por um perito designado pelo ministro, quatro sites estariam envolvidos no crime. O responsável por um deles já foi identificado. Os demais estão hospedados em plataformas da dark web, e a descoberta da autoria depende da apuração da PF. 

 RedeTV

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.