Header Ads


App do Ministério da Saúde que recomendava uso de cloroquina é retirado do ar


TrateCOV foi retirada do ar  —  Foto/Reprodução.

App do Ministério da Saúde que recomendava uso de cloroquina é retirado do ar
Publicado no Conexão Notícia em 21.jan.2021.  

Brasil | Após receber críticas por recomendar o uso de cloroquina e outros medicamentos que, segundo os críticos, podem até agravar o quadro clínico de pacientes com suspeita de covid-19, a plataforma TrateCOV foi retirada do ar. 

O sistema foi lançado pelo Ministério da Saúde na semana passada, em Manaus, e era destinado à orientação de profissionais de saúde sobre possíveis tratamentos do novo coronavírus.

Em nota, o ministério alegou que o aplicativo havia sido “invadido e ativado indevidamente” e disse que a retirada foi “momentânea”. “Informamos que a plataforma TrateCOV foi lançada como um projeto-piloto e não estava funcionando oficialmente, apenas como um simulador”, reiterou.

O app foi criticado nos últimos dias por recomendar medicamentos cuja ineficácia para o tratamento do novo coronavírus já foi comprovada em estudos, caso da cloroquina e a hidroxicloroquina, por exemplo. Isso motivou uma recomendação e um pedido de retirada da plataforma do ar, abertos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL).

Segundo o governo federal, o diagnóstico ocorria por meio de um sistema de pontos que obedecia "rigorosos critérios clínicos". O teste com o produto foi feito em Manaus, onde mais de 340 profissionais de saúde foram cadastrados no sistema.

TrateCOV recomenda prescrição de medicamentos para tratamento da covid-19 

Na quarta-feira, 20, o deputado Freixo anunciou ter acionado a Justiça Federal para retirar o aplicativo do ar. Ele alegou que o TrateCOV estava sendo “usado ilegalmente para estimular o uso de cloroquina, inclusive em casos cujos sintomas descritos são de ressaca”.

Com informações de Priscila Mengue 

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.