Header Ads


União Europeia antecipa análise de vacina da Pfizer e imunização pode ocorrer em 2020

Expectativa é que a vacina seja aprovada assim que os membros derem luz verde  —  Foto/Reprodução/Fotoblend/Pixabay .

União Europeia antecipa análise de vacina da Pfizer e imunização pode ocorrer em 2020
Publicado no Conexão Notícia em 16.dez.2020.  

Mundo Comitê da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) se reunirá em 21 de dezembro. 

Comitê da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) se reunirá em 21 de dezembro. Expectativa é que a vacina seja aprovada assim que os membros derem luz verde.

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) adiantou a reunião para analisar o pedido de autorização para uso da vacina anticovid-19 da Pfizer/BioNTech. A análise, inicialmente agendada para 29 de dezembro, será na próxima 2ª feira (21.dez.2020). Se aprovado, o imunizante pode chegar aos países do bloco ainda em 2020.

Os membros do CHMP (comitê de medicamentos humanos da EMA) vão elaborar um parecer sobre a vacina, recomendando ou não a aprovação. A decisão final é da EMA e deve ocorrer logo depois do aval do comitê.

O CHMP concluirá a avaliação o mais cedo possível”, lê-se em comunicado da EMA. Segundo a agência, o imunizante será aprovado “apenas se os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina forem suficientemente sólidos e completos para determinar se os benefícios da vacina superam seus riscos.

Caso não haja consenso entre os membros do comitê, o encontro de 29 de dezembro será reagendado para uma 2ª avaliação.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse que “todos os dias contam” ao congratular a agência pela antecipação da avaliação.

Trabalhamos a todo vapor para autorizar vacinas da covid-19 que são seguras e eficazes”, escreveu em seu perfil no Twitter. “É provável que os primeiros europeus sejam vacinados antes do final de 2020!

A vacina da Pfizer já foi aprovada para uso emergencial em Reino Unido, Bahrein, Canadá, Arábia Saudita, México e Estados Unidos. Nesses países, o imunizante pode ser aplicado em determinados grupos da população.

A União Europeia, por sua vez, insiste em uma “autorização comercial geral” e, por isso, o processo de avaliação é mais demorado.

A EMA, seus especialistas e a Comissão Europeia estão trabalhando para a 1ª autorização de comercialização geral de uma vacina covid-19, com todas as salvaguardas, controles e obrigações que uma autorização desse tipo impõe, declarou a agência.

Uma autorização comercial garante que as vacinas da covid-19 cumprem os mesmos elevados padrões da UE para todas as demais vacinas e medicamentos.

 Poder360 


Conteúdo relacionado:
Mosquitos e caramujos são os animais que mais causam mortes em humanos no mundo

 
Tecnologia do Blogger.