Header Ads


PE: Secretário de Saúde faz reunião com representação dos Agentes Comunitários de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde buscam garantia de seus direitos  —  Foto/Reprodução.

PE: Secretário de Saúde faz reunião com representação dos Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 16.fev.2021.  

Agentes de Saúde |  O Secretário de Saúde de Pesqueira, Dr. Ribamar Coutinho, realizou no dia 12 de fevereiro a primeira reunião com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde. A encontro foi considerado “altamente positivo” pelos próprios líderes e pela secretaria.

Na ocasião, estava ainda a representante jurídica da entidade. A reunião foi na sede da Secretaria de Saúde, no bairro do Prado, em Pesqueira.

Com um diálogo proativo, debatemos sobre as metas, as ações de trabalho, os direitos de todos, a educação continuada, além das gratificações e treinamentos que eles têm direito, explicou o secretário.


Dr. Ribamar disse ainda que “como estamos na reestruturação da Atenção Básica, promovemos essas reuniões justamente para fazer a adequação das metas e dar suporte e capacitação necessárias para que os ACS’s possam desempenhar melhor suas funções”.

O secretário destacou que os ACS’s são de grande importância para o município e para a Atenção Básica. “Eles são elos entre a gestão e a população”, pontuou.

ÁREA DE COBERTURA

Pesqueira tem um quantitativo de pouco mais de 100 agentes comunitários de Saúde, distribuídos tanto na zona rural quanto na área urbana. Eles cobrem 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) em todo o município.

Os ACS’s dão suporte a praticamente 90% da população, mas o secretário quer justamente atender essa pequena parcela da população desassistida. 

Vamos debater isso na Política de Saúde Pública do Município para atender essa pequena área descoberta, adiantou Dr. Ribamar.

No encontro, foi discutido ainda que os ACS’s têm como meta atingir os 7 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, garantindo uma boa assistência à população e informação sobre esses parâmetros de Saúde. “Temos certeza que as ações estão sendo prestadas de forma adequada”, ressaltou o secretário.

Nós ouvimos todas as demandas dos ACS’s e eles foram receptivos ao nosso trabalho. Vamos fortalecer esse vínculo, tanto da Atenção Básica e dos agentes de Saúde com a secretaria”, acrescentou o secretário, finalizando que “outros encontros serão realizados parta definirmos metas e estratégias.


Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de Flávio Jardim

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.