Header Ads


Mato Grosso: Agentes de Saúde (ACS/ACE) se preparam para início do Curso Técnico

Curso Técnico em Agentes Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias já está pronto para começar.  —  Foto/Reprodução.

Mato Grosso:  Agentes de Saúde (ACS/ACE) se preparam para início do Curso Técnico
Publicado no Conexão Notícia em 02.fev.2021.  

Agentes de Saúde  Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do Estado de Mato Grosso participarão, a partir desse mês de fevereiro, de um curso gratuito de formação profissional, oferecido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). 
Em parceria com a Prefeituras de Câmara de Vereadores de Sorriso, os detalhes da capacitação foram apresentados ao prefeito em exercício, Gerson Bicego, ainda no final de janeiro (28).

Na citada cidade, cerca de 163 profissionais se inscreveram para participar do curso, que contará com uma carga horária de 1.200 horas.  Os módulos serão semipresenciais, ou seja, todas as aulas em formato de Ensino à Distância (online), com duas aulas presenciais por mês. exatamente como ocorrerá por todo o Brasil, no caso realizadas nas cidades polos. A capacitação é voltada exclusivamente para os ACS e ACE que possuem ensino médio completo e atuam nos municípios.

Esq. Carlos Eduardo Santos, relator da Câmara Setorial Temática (CST) da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso —  Foto/Reprodução.

Segundo Carlos Eduardo Santos, relator da Câmara Setorial Temática (CST) da ALMT, os participantes terão direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores online e presencial, além de aulas práticas. 

Ao final do curso, previsto para novembro, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), explica.

O prefeito em exercício de Sorriso ressalta a importância da qualificação profissional e da valorização do servidor público. 

Devemos valorizar esses profissionais que tem uma importância ímpar na garantia do bem estar de toda a nossa cidade. Quero parabenizar e agradecer o vereador Zé da Pantanal por ter abraçado esse projeto, pois acreditamos que investir em conhecimento e qualificar os nossos servidores é a melhor forma de os valorizarmos, pontua Gerson Bicego.

Para o secretário Adjunto de Saúde e Saneamento de Sorriso, Devanil Barbosa, a qualificação dos profissionais trará reflexos positivos para toda a sociedade. 

Os agentes de saúde e endêmicos têm um importante papel social ao levar informações, orientações e identificar as primeiras necessidades das famílias. Com a qualificação, estamos dando mais ferramentas de trabalho para que eles, de forma pró-ativa, realizem suas funções diariamente, como atores importantes para a obtenção de resultados positivos.

Ainda referente ao município de Sorriso, estiveram presentes na reunião o secretário de Governo, Hilton Polesello, o vereador Zé da Pantanal, a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, Melissa Siqueira Vilela, o assessor jurídico do projeto, Sávio Cavallari, e as Agentes Comunitários de Saúde, Elisandra Mara Lauxen e Tatiane Puhl dos Santos.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de Bianca Arruda Melo e Fotos: Ney Pinheiro.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.