Header Ads


Ceará: Agente de saúde quilombola foi a primeira a ser vacinada

Maria Zilmar de Brito Costa, profissional de saúde e quilombola foi escolhida para ser a primeira moradora de Baturité a receber a vacina contra a Covid-19  —  Foto/Reprodução/.

Ceará: Agente de saúde quilombola foi a primeira a ser vacinada
Publicado no Conexão Notícia em 22.jan.2021.  

Agentes de Saúde | Vacinação contra Covid-19 no município teve início na noite desta terça-feira, 19, em um evento transmitido online pela prefeitura. Primeira pessoa vacinada foi agente de saúde.

Com o início de vacinação contra Covid-19 no Ceará, registros sobre os primeiros a receberem a dose do imunizante marcam o momento histórico no enfrentamento à pandemia gerada pela infecção do novo coronavírus. No caso do município de Baturité, a primeira pessoa a ser vacinada foi uma agente de saúde, integrante da comunidade quilombola da região.

Maria Zilmar de Brito Costa foi escolhida pelos serviços prestados ao município, mesmo diante da pandemia de Covid-19, em especial por sua atuação com famílias quilombolas na serra do Evaristo ao longo de 28 anos de trabalho. 

Muito orgulhosa, por que eu tô tomando isso para me proteger e proteger tudo o que eu ainda tenho que fazer. Enquanto eu não sentir uma dor no joelho, vou continuar trabalhando com muito orgulho, afirmou emocionada.

No evento, outras cinco pessoas foram vacinadas. Logo após, Maria Zilmar, foi a vez de Rosilda de Lima Maciel, idosa de 89 anos. Emocionada, ela fez uma prece a Deus para agradecer o momento. 

Agradecer a essa grande graça que o Senhor me deu, que eu achava difícil, afirmou.


Além dela, a médica pediatra Marilene Albuquerque, o obstetra e ex-prefeito de Baturité, Fernando Lima Lopes e a técnica em enfermagem, Clenilda da Silva Moura, também foram vacinados. Clenilda atua na Unidade de Pronto Atendimento do município e celebrou o início da vacinação na cidade. 

Não foi um período fácil, mas isso aqui é uma vitória para todos nós, completou.

No evento, a secretária de Saúde do município afirmou que foram recebidas 226 doses da vacina contra a Covid-19 e que seriam ministradas em profissionais de saúde e idosos a partir dos 75 anos. Com a chegada de novas doses, segundo ela, se dará início ao restante do plano de imunização de Baturité. Sendo a segunda fase destinada para idosos entre 60 e 74 anos, o terceiro momento para pessoas que convivem com comorbidades declaradas.

Profissionais da educação, bem como forças de segurança e salvamento, serão imunizados na quarta fase do plano de vacinação municipal. O quarto estágio inclui todos os quilombolas da região. Para população de modo geral, a vacinação deverá se iniciar na quinta fase do plano.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Prefeitura de Baturité


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid
Tecnologia do Blogger.