Header Ads


Ministério da Saúde: Previne Brasil e Plano de Imunização contra Covid-19 são destaque na última CIT do ano

Ministro da Saúde, General Pazuello fala à Comissão Intergestores Tripartite  —  Foto/Reprodução.

Ministério da Saúde: Previne Brasil e Plano de Imunização contra Covid-19 são destaque na última CIT do ano
Publicado no Conexão Notícia em 25.dez.2020.  

Ministério da Saúde | Na última reunião da Comissão Intergestores Tripartite do ano, realizada na quinta-feira (17), o Ministério da Saúde apresentou o Plano Nacional de Imunização para Covid-19. No encontro, também foram discutidos o Previne Brasil e atualizações sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. 

Em sua fala de abertura, o presidente do Conasems, Wilames Freire, falou sobre o Canal Conasems, projeto que terá início em 2021. 

O canal de televisão do Conasems não vai atender somente às demandas da nossa instituição. Ele é um instrumento que deverá ser usado pelo SUS, para atender às demandas da sociedade brasileira. Nós vamos iniciar fazendo capacitações, mas queremos levar para todo o país informação útil, de forma ágil  e com qualidade, comentou Wilames. 

Na apresentação do Plano Nacional de Imunização para Covid-19, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, ressaltou a importância da população manter os cuidados de prevenção contra a doença. 


Em um primeiro momento, a vacina não estará disponível para todos e precisamos ficar atentos porque as infecções pelo novo Coronavírus voltaram a ganhar força em todo o país, comentou Jurandi. 

Na 9ª reunião CIT de 2020, o Previne Brasil também foi pauta de discussão. O programa propiciou um salto no número de pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. Em 2018, eram 74,685 milhões de nomes cadastrados e esse número saltou para 119,903 milhões no segundo quadrimestre de 2020. 

Assista a transmissão ao vivo da 9ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite de 2020: 


Sobre o assunto, a vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão salientou que:

Esse números sinalizam a valorização da Atenção Básica. Nós precisamos conhecer a nossa população porque quase 85% das situações de saúde podem ser resolvidos na Atenção Básica. Foram quase três bilhões de reais investidos a mais nesse ano em comparação com 2019 e isso é extremamente positivo. E sabe o que é surpreendente? Mesmo em um ano de pandemia, mais de 50% dos municípios brasileiros conseguiram alcançar os indicadores de saúde e receberão incentivo extra por terem cumprido a meta. 

Também foram pactuadas portarias com o incentivo financeiro para ações ligadas ao cuidado de pessoas com albinismo e um projeto de revitalização de unidades básicas de saúde a partir do trabalho de pessoas privadas de liberdade. 

Conasems


Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.