Header Ads


CEARÁ - Covid-19: agente de saúde indígena é a primeira vacinada

Município recebeu 3.060 doses da vacina CoronaVac  —  Foto/Reprodução/.

CEARÁ - Covid-19: agente de saúde indígena é a primeira vacinada
Publicado no Conexão Notícia em 22.jan.2021.  

Agentes de Saúde | A agente de saúde Maria Leonarda Silva, de 67 anos, que é indígena do Povo Pitaguary, foi a primeira vacinada no município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

O município de Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), começou a vacinação contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira, 19. A agente de saúde Maria Leonarda Silva, de 67 anos, que é indígena do Povo Pitaguary, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus. O município recebeu 3.060 doses da vacina CoronaVac. 

Conforme a prefeitura, a escolha da profissional levou em contra sua história junto ao município. Ela atua há 21 anos como agente de saúde em localidades indígenas e atua na linha de frente da Covid-19. A agente de saúde contraiu o vírus em julho do ano passado. Após a vacinação, dona Leonarda fez um apelo para que a população: 

Não deixe de se vacinar, quando vier a vacina. Não dói nada. Estou muito feliz.

 VEJA TAMBÉM:

Que minha família e minha população toda seja vacinada. Como agente de saúde, fico triste de chegar em uma casa visitada e não poder entrar. Estou muito contente de ser a primeira indígena vacinada, disse. 

A imunização foi realizada no Posto de Saúde Carlos Antônio Costa Pessoa Martins. O evento contou com a participação do prefeito Roberto Pessoa, do secretário de Saúde de Maracanaú, Dr. Galba Freire Moita, a presidente do Comitê COVAC- Comitê de Vacinação, Avaliação e Controle da Covid-19 em Maracanaú, Dra. Nadja Lopes, e a vice-presidente Luciana Vienne, além de secretários municipais e vereadores.

Nesta fase, imunização será realizada para a população que compõe os grupos prioritários: trabalhadores da saúde; pessoas idosas, acima de 60 anos, residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid
Tecnologia do Blogger.