Header Ads


Prefeitura entrega tablets para agentes de saúde e moderniza armazenamento de dados

A entrega foi realizada pela secretaria Municipal de Saúde —  Foto/Reprodução.

Prefeitura entrega tablets para agentes de saúde e moderniza armazenamento de dados
Publicado no Conexão Notícia em 02.jan.2021.  

Agentes de Saúde Agentes Comunitários de Saúde (ACS) lotados na cidade de Sena Madureira receberam nesse último final de semana dezenas de tablets para o preenchimento digital do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), nova ferramenta de armazenamento dos dados e informações dos usuários do SUS. 

A entrega foi realizada pela secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da atenção básica do município. Após capacitação, os agentes de saúde receberam o equipamento moderno já com o aplicativo instalado para o uso nas visitas domiciliares, sem precisar mais levar os prontuários em papel como antigamente. 

Todos os ACS da zona urbana e zona rural vão receber os aparelhos, nessa primeira remessa foram entregues os que atuam na zona urbana, já os da zona rural serão entregue nos próximos dias. É uma ferramenta moderna e fácil de ser usada, explica a enfermeira Jaksâmea Celestino coordenadora da Atenção Básica. 

Após a coleta de dados nas residências, os agentes de saúde retornam às unidades de saúde e passam todas as informações para o computador central da unidade que fica na recepção. As informações repassadas ao computador são enviadas diretamente para o Ministério da Saúde, sem precisar passar pela Secretaria Municipal de Saúde. 


Antigamente nós trabalhávamos com CDS que quando tinha que alterar o nome ou qualquer outra informação na família, era preciso fazer novamente um novo prontuário. Com essa tecnologia, agora não será mais preciso, o ACS faz a alteração que for necessária nem precisar fazer um novo cadastro daquela família, de forma mais simples e ágil, complementa a coordenadora. 

Entrega de tablets realizada pela secretaria Municipal de Saúde —  Foto/Reprodução.

A secretária municipal de saúde destacou que esse é mais um investimento da gestão pública municipal na área da saúde, onde visa a melhoria e qualidade de trabalho para os agentes de saúde. 

Agradecemos ao prefeito Mazinho Serafim eo vice-prefeito Gilberto Lira (MDB) pelos investimentos na saúde municipal. Hoje os ACS estão sendo contemplados com mais esse instrumento a onde vai facilitar e melhorar o atendimento a comunidade, no qual terão suas informações repassadas ao Ministério da Saúde de forma mais rápida e eficaz, sem aquela demora que havia antigamente, destaca a secretária. 

Atuante há mais de 20 anos como agente comunitária de saúde, a ACS Joarina Farias disse que é um momento especial, em poder sair da era do papel e entrar na era da tecnologia. 

É um avanço muito grande pra saúde e isso faz parte da evolução muito grande que vem acontecendo com a tecnologia, não somente para a nossa categoria mas para todas as unidades de saúde com a implantação do prontuário eletrônico.

Por Lucas Costa - Ascom 


Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.