Header Ads


Cabo Frio dá início à capacitação dos agentes comunitários de saúde

Agentes Comunitários de Saúde de Cabo Frio começaram a receber capacitação.  —  Foto/Reprodução.

Cabo Frio dá início à capacitação dos agentes comunitários de saúde
Publicado no Conexão Notícia em 01.fev.2021.  

Agentes de Saúde Objetivo é aproveitar a atuação desses profissionais para aprimorar as políticas públicas de saúde.

Agentes Comunitários de Saúde de Cabo Frio começaram a receber capacitação na segunda-feira (25). O objetivo é preparar as equipes para que sejam olhos e ouvidos da Secretaria da Saúde, captando informações necessárias de forma a ajudar na construção de políticas públicas de saúde cada vez melhores para a população cabo-friense.

Coordenada pela Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação é voltada para os 61 novos agentes, que serão divididos em quatro turmas. Para os profissionais do primeiro distrito o curso acontece na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no bairro Perynas. Já os agentes de Tamoios serão capacitados na Escola Terra dos Papagaios, em Unamar. O treinamento tem carga horária de 40 horas, duração de três semanas com encerramento no dia 11 de fevereiro, e direito à certificado após prova de avaliação.

No treinamento, estão sendo abordados diversos assuntos como preenchimento de cadastros domiciliares, individuais e territoriais; educação em saúde; Atenção Básica em Saúde; diretrizes de saúde pública brasileira; Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e suas estruturas, responsabilidades, atuações e demais assuntos pertinentes à área.


Também serão apresentados aos agentes temas como cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada, e discutidas informações sobre pré-natal, Programa Bolsa Família (PBF), teste do pezinho, atendimentos de hiperdia, atendimento de odontologia etc.

O Curso Introdutório é organizado pelo psicólogo Sady Marchesin e pela enfermeira Leila Tomazinho, que participaram de solenidade de abertura junto com a também enfermeira Veleida Imbiriba (Apoiadora Facilitadora da Estratégia de Saúde da Família |ESF), a sanitarista Érika Borges (subsecretária de Atenção Básica de Cabo Frio), e também com o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, que destacou a importância desta capacitação para melhorar e ampliar as políticas públicas de saúde em Cabo Frio.

Quando se fala em saúde, normalmente as pessoas pensam em um médico, mas está muito além disso. Os agentes de saúde estão diretamente ligados à qualidade de vida do paciente. Eu gosto muito de uma frase que diz que ‘a cabeça pensa onde o pé pisa’, e os agentes de saúde vão estar pisando nas casas das pessoas, nas comunidades, sendo nossos olhos para nos ajudar a conduzir e a pensar as políticas públicas para a população, afirmou o secretário.

Além desta capacitação, todos os 61 agentes comunitários de saúde também receberam treinamento, na última semana, no sistema de lançamento de dados da Secretaria de Saúde. A ferramenta abriga as informações coletadas das famílias referente à área de atuação de cada agente. A consolidação e análise de dados é uma das estratégias que ajuda a nortear as ações da Atenção Básica em Cabo Frio.

A subsecretária de Atenção Básica de Cabo Frio, Érika Borges, pontuou que o todas as etapas do treinamento são obrigatórias porque qualificarão os profissionais para o exercício de suas funções. Ela revelou, também, que atualmente Cabo Frio possui 222 agentes comunitários de saúde que atuam em 36 equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) em 27 unidades físicas.

Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Secretaria Municipal de Saúde (RJ)

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid

Tecnologia do Blogger.